Preocupação

China registra aumento do número de casos da Covid-19 em 24 horas

De sábado (4) para domingo (5), elevação foi de 36%; maior parte dos casos envolve pessoas que vieram do exterior; cinco novas infecções locais foram diagnosticadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Em Wuhan, apesar do aumento, chineses foram vistos indo ao supermercado
Em Wuhan, apesar do aumento, chineses foram vistos indo ao supermercado (Wuhan)

PEQUIM (CHI) - O número de casos da Covid-19 na China voltou a aumentar. É o que apontam autoridades locais. Enquanto que no sábado, foram 30 casos, no dia anterior, 19 foram registrados. Apesar do baixo índice absoluto, qualquer variação do número de ocorrências da doença deixa autoridades em alerta.

O aumento do número de casos envolve viajantes do exterior e transmissões locais, o que destaca a dificuldade de combater o vírus. A Comissão Nacional de Saúde disse em comunicado ontem (5) que, dos casos mais recentes, 25 envolveram pessoas que vieram do exterior.

De acordo com informações do portal G1, cinco novas infecções transmitidas localmente também foram relatadas no sábado (4), todas na província costeira do sul de Guangdong.

Dados oficiais apontam que a China continental já registrou um total de 81.669 casos, enquanto o número de mortos aumentou em três, para 3.329. No entanto, autoridades francesas desconfiam que esteja havendo uma omissão do número de ocorrências.

Embora as infecções diárias tenham caído drasticamente em relação ao auge da epidemia em fevereiro, quando centenas de novos casos eram notificados diariamente, Pequim continua incapaz de interromper completamente novas infecções, apesar de impor algumas das medidas mais drásticas para conter a propagação do vírus.

Os chamados casos importados e pacientes assintomáticos, que têm o vírus e podem transmiti-lo mesmo sem apresentar sintomas, se tornaram uma das principais preocupações da China nas últimas semanas.

O país fechou suas fronteiras para quase todos os estrangeiros à medida que o vírus se espalha por todo o mundo, mas a maioria dos casos importados envolve chineses voltando do exterior.

Outros locais

Na Espanha, de acordo com o último boletim divulgado no domingo (5), foram registradas 674 mortes da Covid-19 no país, o menor índice de óbitos em virtude da doença em mais de uma semana. Apesar do índice ainda considerado alto, autoridades “comemoraram” o aparente descenso da doença.

Com 11.881 mortos, a Espanha é o segundo país que mais registrou óbitos pela doença. O país perde apenas para a Itália, que soma 15.362 mortes. Apesar da queda do número de mortes na Espanha, houve uma elevação no número de internações, o que deixa as autoridades públicas ainda em alerta.

No Reino Unido, de acordo com a última atualização, ainda no sábado (4), foram contabilizadas mais de 700 mortes em virtude do coronavírus.

No total, no país, 4.313 óbitos foram contabilizados, de acordo com as autoridades sanitárias. Este é o quinto recorde consecutivo no país em mortes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.