Por coronavírus

Avenida Litorânea é interditada como medida para conter Covid-19

Ação é realizada pelo Governo do Estado por meio da Polícia Militar do Maranhão com auxílio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

São Luís - Como medida para conscientizar a população sobre a necessidade de ficar em casa neste momento de pandemia, algumas medidas estão sendo tomadas pelo Governo do Estado com a finalidade de diminuir a circulação de pessoas em ambientes públicos da cidade. Uma delas foi a interdição da Avenida Litorânea iniciada na manhã de ontem. A operação, batizada de “Fica em Casa”, está sendo realizada pela Polícia Militar do Maranhão com auxílio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

As sete entradas que dão acesso à orla que compreende a Avenida Litorânea foram fechadas por cones e também por viaturas ou da PM ou da SMTT. Nos locais, policiais e agentes de trânsito impediam a descida de carros e informavam à população dos riscos de quebrar o confinamento.

Segundo o capitão da PM Denis Costa, que comanda a operação, não há uma data para término da operação que deve se estender também durante os dias da semana. “A princípio, não temos data para encerrar o bloqueio. O que estamos fazendo aqui é impedindo que carros entrem na avenida bem como conscientizando as pessoas de que esta ação é necessária para o momento”, explicou o PM.

Segundo o capitão, cerca de 30 policiais estavam envolvidos na operação neste domingo. Além deles, agentes de trânsito também auxiliavam na ação. “A maioria das pessoas entende a situação. Muitas retornam ao saber do fechamento, mas outras resolvem deixar os carros nas vias próximas e entram. Não podemos impedir as pessoas de descer, o que fazemos é tentar conscientizar, pedindo para que evitem aglomerações”, disse o agante de trânsito Cleyton Cadete.

A informação pôde ser confirmada pela reportagem de O Estado, que flagrou diversos carros estacionados em frente ao Blue Tree Towers São Luís, em uma das principais descidas para a orla. “As pessoas estão deixando os carros aqui e descendo, mas eu acho errado. Nem deviam estar aqui, deviam estar em casa”, disse Ilamra Lima, que trabalha nas proximidades e estava aguardando o ônibus para ir para casa.

O bancário Sérgio Leitão concorda. “Eu vim para me exercitar e já estou voltando. Mas tem gente que veio para tomar banho, curtir. Acho errado vir, a não ser para esta finalidade, que é fazer uma atividade física”, destacou. Apenas veículos de moradores ou de trabalhadores tiveram acesso permitido.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, por meio de uma rede social observou: “E as entradas da Litorânea tiveram de amanhecer assim, com acesso proibido. Não teve jeito, teimosia demais. Fiquem em casa!”, escreveu o gestor.

Os bares já estavam fechados, porém quiosques de água de coco ainda estavam abertos.

Feira do bairro Liberdade teve expressivo movimento neste domingo
Feira do bairro Liberdade teve expressivo movimento neste domingo

Movimentação

Se o acesso à Litorânea foi bloqueado e, assim, houve uma diminuição substancial na quantidade de pessoas na orla, o mesmo não se pode dizer de outros espaços da cidade, a exemplo das muitas feiras espalhadas pela cidade.

Na Liberdade, o mercado, que tem autorização para funcionar por se tratar da oferta de produtos considerados essenciais, estava bastante movimentado na manhã de ontem. Muitas pessoas se aglomeravam no espaço que reúne feirantes dentro e fora das instalações.

No local era possível encontrar pessoas aglomeradas em situação condenada por autoridades sanitárias que afirmam que uma das maiores armas contra a propagação do novo coronavírus é o isolamento social. Nestes casos, dizem as autoridades, a população deve escolher horários diferenciados, nos quais há menos pessoas circulando, levar sua lista e fazer suas compras no menor tempo possível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.