Trabalho

Dicas para manter a produtividade em home office

Criar espaço adequado para estudos ajuda na concentração, o mesmo vale para o trabalho remoto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Para jovens ou para quem trabalha, pequenos espaços até nos corredores da casa podem virar um charmoso home office: Mesa, cadeira, estante e objetos organizadores da Potiguar bastam para isso.
Para jovens ou para quem trabalha, pequenos espaços até nos corredores da casa podem virar um charmoso home office: Mesa, cadeira, estante e objetos organizadores da Potiguar bastam para isso. (home office)

Um dos principais desafios para os pais atualmente em quarentena com filhos em casa é fazer com que as crianças sigam o mesmo ritmo de estudos que tinham quando frequentavam a escola diariamente. Para muitos, a pandemia é sinônimo de férias, e ai começam os problemas que vão desde a mudança de horários para dormir e acordar, aos excessos alimentares com lanches e guloseimas toda hora.

Psicólogos recomendam seguir a mesma rotina, acordar na mesma hora que iria para a escola; tirar o pijama, tomar café e já começar os estudos. Isso ajuda a criança a não mudar o relógio biológico e continuar com foco nos estudos. Se a mesma for dormir tarde porque ficou vendo filmes ou jogando, acordará sonolenta e terá menos produtividade nos estudos.

Outra questão importante é no que diz respeito ao ambiente do estudo em casa. O ideal é ter um espaço bem iluminado e ventilado, com silêncio e móveis ergonômicos. Estudar na cama ou em outros móveis da casa por muito tempo pode trazer dores e problemas mais sérios de coluna e visão.

Segundo a arquiteta do Grupo Potiguar, Amenna Maia, o básico para a criança estudar com mais qualidade é ter uma luminária de mesa, uma carteira e cadeiras na altura ideal, de preferência no próprio quarto. Se puder contar com uma estante por perto, para guardar todo o material escolar que está utilizando, melhor ainda.

“E não basta usar uma escrivaninha, há de ser na altura ideal da criança. Uma escrivaninha muito alta estimula a má postura principalmente a do pescoço. Já uma escrivaninha muito baixa estimula a postura mais relaxada. O ideal é que o aluno esteja sentado em uma cadeira ergonômica e que o mesmo mantenha os dois pés no chão, garantindo o suporte lombar. O ideal é que os pés da cadeira sejam fixos, e não de rodinhas”, explicou Amenna.

Delivery
A Potiguar, que manteve o atendimento aos clientes via delivery (pelo tel. 98 – 2108 9999 em São Luís ou 99 – 3221 700 em Imperatriz) está comercializando escrivaninhas e cadeiras infantis para estudos, assim como mesas, luminárias, cadeiras e estantes para a montagem de home office. Muitos pais já compraram mobiliário infantil de estudo, alegando ser investimento não apenas para esse momento, mas para o futuro, criando um hábito de leitura e estudo mais saudável e ergonômico em casa.

“As pessoas que passaram a trabalhar ou estudar em casa de forma diária acabam sentido a necessidade de ter um espaço mais organizado, pois ficar improvisando mesa e cadeira sem ser no padrão ideal acaba comprometendo a produtividade. Tivemos um aumento, tanto em São Luis quanto na loja de Imperatriz, na procura por esses itens com a quarentena – cadeiras, mesas e escrivaninhas, estantes e luminárias - muitas pessoas estão sentindo a necessidade de se equipar melhor para ter um local mais produtivo de estudo ou trabalho”, disse Adriano Pestana, gerente de marketing do Grupo.

Para a bancária Maria de Jesus França, a solução para manter marido e filhos produtivos em casa foi comprar uma carteira e instalar no quarto do filho Rodrigo, de apenas seis anos.

“Precisei fazer esse investimento pois antes estavam os dois juntos na sala. Meu marido fazendo teleconferências com clientes pelo computador, e meu filho do lado, na mesma mesa. Um acaba atrapalhando a produtividade do outro. Quando comprei instalei a carteira no quarto do Rodrigo, ele ficou mais concentrado nos estudos e meu marido mais produtivo, sozinho na sala. Agora o Arthur sente mais prazer em ter seu próprio espaço de leitura e estudos”, explicou a bancária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.