Infectados

Número de casos positivos para coronavírus em hospital sobe para 13

No HSD, da rede privada, o aumento foi de mais de 100% na quantidade de infectados pela Covid-19; infectologista frisa que Brasil ainda está no início do aumento da curva de casos

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Já são 13 casos positivos registrados em hospital da rede privada de São Luís
Já são 13 casos positivos registrados em hospital da rede privada de São Luís (coronavírus)

No Maranhão, o número de pessoas infectadas ppor Covid-19 aumenta a cada dia. Isso é uma tendência mundial, pois o vírus se espalha rapidamente, devido ao seu caráter contagioso. Transmissível em seu período de incubação, ou seja, antes de os sintomas aparecerem. No Hospital São Domingos (HSD), da rede privada, localizado em São Luís, o número de casos confirmados da doença disparou nas últimas 24 horas, segundo novo boletim divulgado pela empresa.

De acordo com o boletim do HSD, o número de infectados por Covid-19 tratados no hospital, registrou um aumento expressivo de seis para 13 nesta quinta-feira, 2. Isso corresponde a uma alta de mais de 100%. Dentre os que tiveram o teste positivo para o coronavírus, oito estão internados no HSD e cinco estão em isolamento domiciliar, que ocorre quando a pessoa deve permanecer em casa, com o objetivo de minimizar o avanço da transmissão local.

Ademais, o número de pacientes com suspeita de terem contraído a doença internados no hospital chega a 11, até o momento. Outros cinco que apresentaram sintomas sugestivos para coronavírus tiveram alta hospitalar e aguardam resultados do exame PCR, utilizado para detecção do vírus causador da Covid-19. Esse teste, inclusive, é a resposta final e precisa sobre a presença desses organismos acelulares na amostra analisada.

Quanto aos casos descartados, o número também registrou aumento expressivo, de 13 para 19 nas últimas 24 horas, o que se deve à liberação de pacientes suspeitos que estavam internados, mas cujo resultado dos exames deu negativo.

Curva de aceleração
A grande preocupação das pessoas é quando a vida voltará ao normal. Ou seja, quando será possível realizar eventos, assembleias, shows e reuniões. De acordo com a médica infectologista Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Brasil ainda está no início do aumento da curva de casos. Por este motivo, a pandemia ainda vai durar meses no país.

“Como é possível fazer essa previsão de como essa pandemia vai se comportar? Os institutos de estatística se baseiam no número de casos, que acontecem ao longo do tempo. Em outros países, por exemplo, comparando com o Brasil, e veem uma previsão, obviamente baseado nas medidas que cada país tem tomado ao longo daquela ocorrência. Então, nos Estados Unidos, no site do Centro de Controle de Doenças, publica diariamente o número de casos por dia”, disse a professora da UFMA.

Isolamento domiciliar
O Ministério da Saúde divulgou, no início do mês passado, recomendações sobre quais pessoas devem ficar isoladas por causa do novo coronavírus, chamado de Sars-Cov-2. As autoridades ressaltaram que determinadas pessoas devem permanecer em casa ou, em casos graves, no hospital, com o objetivo de minimizar o avanço da transmissão local. Cabe destacar que a decisão de optar pelo isolamento domiciliar passa pela avaliação de um médico.

Os casos assintomáticos da enfermidade, após diagnóstico, também exigem essa medida, bem como casos suspeitos que estão sendo investigados. Se o exame der negativo, a pessoa fica livre, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. O órgão disse que outro grupo que pode ser isolado é o dos brasileiros que mantém contato próximo com alguém infectado.

SOBRE O CORONAVÍRUS

Os coronavírus são uma grande família viral, que é conhecida desde meados dos anos 1960, por causarem infecções respiratórias em seres humanos. Geralmente, os efeitos no corpo causam doenças respiratórias leves ou moderadas, semelhantes a um resfriado comum, o que pode confundir. O novo agente da enfermidade foi descoberto no dia 31 de dezembro, após casos registrados na China, no continente asiático. Em termos médicos, provoca a doença chamada de Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.