Defensoria

DPE realiza eleições virtuais nesta sexta-feira para defensor-geral

Votação inédita transcorrerá no horário das 8h às 17h, e o resultado será conhecido hoje mesmo; três estão na disputa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(candidatos DPE)

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizará, nesta sexta-feira, 3, eleições gerais para o comando da instituição pelos próximos dois anos. Concorrem ao pleito, que pela primeira vez será totalmente virtual, o atual defensor-geral, Alberto Pessoa Bastos, o defensor público Murilo Pereira Guazzelli, que foi presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Maranhão (Adpema) e o defensor público Ricardo Teixeira, titular do Núcleo Regional de Timon. A votação transcorrerá das 8h às 17h, e o resultado será conhecido nesta sexta-feira mesmo.

Todo o processo está sob a coordenação da Comissão Eleitoral, presidida pela defensora pública Jaqueline Sampaio de Castro, e composta também pelos defensores Polyanna Garcia e Audísio Nogueira. Conforme regulamentação, após homologado o resultado do pleito, a lista tríplice com nomes dos candidatos mais votados será encaminhada ao governador Flávio Dino. Ele escolherá quem dirigirá a instituição entre 2020 e 2022.

Para permitir que cada defensora e defensor público, ativo ou inativo, exerça o seu direito ao voto, utilizando apenas um computador ou celular com acesso à internet, a equipe da Supervisão de Informática da Defensoria desenvolve, desde o ano passado, um sistema próprio de eleição eletrônico, inspirado em modelo utilizado pelo Ministério Público do Maranhão.

Chamado de E-voto, o programa foi testado, aprovado e surge em momento bastante propício, onde a Defensoria suspendeu seu atendimento presencial e mantém suas atividades de forma remota, enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus e a necessidade da população manter-se em isolamento social, recomendado pelas autoridades de saúde.

Para Jaqueline Sampaio, é uma felicidade participar de momento histórico para a instituição, classificado por ela como um avanço democrático. “Também é um orgulho integrar uma instituição em crescimento, que se preocupa em desenvolver aparatos tecnológicos que facilitem a vida de todos, defensores públicos, servidores e assistidos. E que, mesmo em uma situação de crise, como a que estamos vivendo, não adiou e nem cancelou nenhuma de nossas atividades, incluindo as eleições para defensor-geral”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.