Estado Maior

Todos em alerta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

O Maranhão superou a marca dos 60 casos da Covid-19 confirmados, até o fechamento desta coluna. O primeiro caso da doença foi registrado dia 20 do mês passado. De lá para cá, se passaram cerca de 11 dias e este número aumentou sessenta vezes. Em 48 horas (de segunda para quarta-feira, 1), a quantidade de pessoas contaminadas com o novo coronavírus duplicou.

O número de casos confirmados mostra que as medidas adotadas pelo governo estadual e algumas prefeituras do Maranhão são necessárias para evitar a proliferação do vírus. Comércio precisa ficar fechado se não vender produtos essenciais, as idas aos supermercados e mercados somente quando necessário. Bancos também devem ser usados se for de extrema necessidade.

Reuniões de amigos, familiares, por exemplo, devem ser adiadas para pós-crise sanitária. Ou seja, o isolamento social é uma urgência que envolve condições da saúde pública e privada e também um gesto humano em prol do próximo.

Se levada em conta o que afirmou o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), na última entrevista coletiva que concedeu, os casos devem ser ainda maiores, porque a contaminação já se tornou comunitária.

Os casos, segundo o gestor, já devem ser maior de 200 (dado informado na segunda-feira, 30). Os números assustam e mostram que cada vez mais o maranhense precisa ficar em casa.

Exames

A quantidade de casos confirmados estão aumentado também porque os casos registrados como suspeitos estão recebendo os exames após quase cinco dias.

Por enquanto, os exames ainda permanecerão sendo feitos da mesma forma. O Ministério da Saúde está enviando os testes rápidos. Serão 14 mil.

No entanto, esses testes rápidos são destinados para os profissionais de saúde, que estão à frente no tratamento das pessoas contaminadas.

Filiação

A superintendente da Funasa no Maranhão, Maura Jorge, está de partido novo. Pelas redes sociais, o senador Roberto Rocha, presidente o PSDB no Maranhão, anunciou a filiação.

A partir de agora, Maura Jorge pertence ao ninho tucano e será por lá que ela deverá disputar de novo a Prefeitura de Lago da Pedra.

Antes de se tornar do PSDB, a superintendente pertencia ao PSL, partido que ela pediu desfiliação após saída do presidente da República, Jair Bolsonaro, da sigla.

Prestação de contas

Hoje seria o prazo final para que os gestores públicos prestassem contas do exercício financeiro de 2019 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

No entanto, devido à crise causada pelo novo coronavírus, prefeitos, presidente de Câmaras Municipais e gestores estaduais terão mais tempo: até dia 2 de maio.

Se o prazo fosse mantido, somente 56 prefeitos dos 217 maranhenses teriam apresentado contas ao TCE.

Aprovado

Foi aprovado na terça-feira, 31, o projeto de lei complementar nº 232/2019, do deputado federal Eduardo Braide (Podemos/MA), deputada Carmen Zanotto (Cidadania/SC) e outros parlamentares.

A proposta autoriza a transferência de saldos financeiros nos fundos de saúde dos estados, Distrito Federal e municípios, oriundos de repasses federais, para o combate ao coronavírus.

“São mais de R$ 6 bilhões que estão parados em fundos estaduais e municipais de saúde e que poderão ser utilizados para a compra de máscaras, óculos de proteção, luvas, aventais, respiradores, medicamentos e mais kits de testes”, disse Braide.

“Coronavoucher”

O governador Flávio Dino (PCdoB) voltou a falar sobre a liberação do “renda mínima”, ou “coronavoucher”, às famílias de baixa renda no país que está sendo travada por Jair Bolsonaro.

Dino exigiu a liberação imediata dos valores, sem que haja o que chamou de “invenção de obstáculos”.

Bolsonaro, em discurso em cadeia nacional na noite de terça-feira, 31, baixou o tom às críticas aos governadores. Horas mais tarde, voltou a colocar tempero nas discussões.

De olho

14 milhões de testes rápidos da Covid-19 serão enviados pelo Ministério da Saúde para o Maranhão.

Participação

A deputada estadual Daniella Tema (DEM), acometida com a Covid-19, participou da sessão remota da Assembleia Legislativa na manhã de ontem (1º).

Obedecendo às regras de isolamento, a parlamentar enfatizou a importância da população seguir as orientações dos órgãos, em especial, a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a assessoria, a parlamentar se recupera bem.

E mais

- O deputado Duarte Júnior (Republicanos) contestou nota da coluna sobre a decisão judicial de mandar o parlamentar tirar outdoors, que, segundo o Ministério Público Eleitoral, foi usado como propaganda eleitoral antecipada.

- Em nota, a assessoria do deputado diz que ele não foi condenado. “Apenas notificado pelo Ministério Público Eleitoral sobre a divulgação de outdoors, com a prestação de contas do seu mandato, no ano passado”.

- Já sobre a ação atual do MP contra Duarte Júnior - que produziu mais de 200 mil revistas para distribuir em São Luís -, a assessora disse que o parlamentar vai se manifestar nos autos do processo e que Duarte garante não ter cometido qualquer irregularidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.