Doação

Pandemia causa defasagem no estoque de leite do Hospital Materno Infantil

O Hospital adotou campanha para tentar reverter o quadro crítico

Bárbara Lauria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Período crítico no estoque de leite afeta 48 leitos
Período crítico no estoque de leite afeta 48 leitos (Hospital Materno Infantil)

SÃO LUÍS- O Hospital Universitário Unidade Materno Infantil, localizado no centro da cidade de São LUÍS, está passando por um período crítico no estoque de leite. Com o aumento dos casos de covid-19, muitas mães estão indo para o interior do estado, e as que permanecem na capital estão com medo de ir até o hospital.

Atualmente o local coleta em torno de um litro e meio por dia, porém o ideal para coleta diária é de três a cinco litros. O Hospital precisa atender 48 leitos na UTI Neo, mas com a grande defasagem no estoque, só estão conseguindo realizar atendimento em oito leitos.

“Estamos passando por um período muito crítico devido a essa pandemia, conseguimos coletar no máximo um litro e meio de leite por dia”, comentou Christyann Lima Campos, médico do local.

Para reverter esse quadro, o Hospital Materno adotou uma campanha de doação em domicílio, em que as doadoras podem coletar sozinhas em casa com o equipamento que o hospital disponibilizou. O Materno Infantil faz a entrega do equipamento e após a doadora coletar, eles buscam o material no domicílio, além de passar um vídeo para ensinar as mãe como fazer o procedimento sozinhas.

Para participar da campanha, a doadora precisa ligar para o Hospital Materno Infantil no número 2109-1178 e fazer seu cadastro, para marcar o dia de doação. A doadora precisa estar amamentando o seu próprio filho e produzindo leite excedente, ter uma boa saúde e apresentar seus exames recentes (Caso ela não tenha esses exames, o Hospital disponibiliza).

A doação domiciliar atende uma região de São Luís por dia durante a manhã e a tarde. O veículo vai até a casa da doadora levar o equipamento para coleta, e depois busca o material.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.