Imunização

Locais de vacinação contra H1N1 são alterados após temporal em SL

Enxurrada que atingiu a Grande São Luís na tarde de terça, 31, causou vários transtornos, inclusive mudanças na campanha de vacinação contra Influenza; postos foram levados para outras escolas

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
UEB Neiva Moreira, no Bequimão, foi substituída pela UEB Mariana Pavão, na Avenida Contorno, Rio Anil
UEB Neiva Moreira, no Bequimão, foi substituída pela UEB Mariana Pavão, na Avenida Contorno, Rio Anil (UEB Mariana Pavão, Rio Anil)

Mais de 8 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe H1N1, somente nesta segunda-feira, 30, e terça-feira, 31, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Até ontem, 96.439 doses haviam sido aplicadas, com uma cobertura aproximada de 38,4%. Neste caso, estão excluídos professores, membros das forças armadas e comorbidades. Suspensa após o primeiro dia de campanha, a ação voltou com medidas diferentes, como a adoção do sistema de drive-thru para os idosos. As crianças de 6 meses até 6 anos de idade e idosos a partir de 60 anos estão sendo imunizadas também em escolas, porém, com o temporal que atingiu a Região Metropolitana de São Luís durante o dia de ontem, 31, alguns pontos de imunização foram alterados.

“Por causa de problemas estruturais e de logística causados pelas fortes chuvas da tarde de ontem [terça-feira], dois locais foram modificados”, afirmou a Semus em nota. A Prefeitura de São Luís seguiu a campanha da seguinte forma: a UEB Anexo Ronald Carvalho, no Planalto Turu II, que estava realizando a vacinação de crianças e idosos, deu lugar ao Centro de Ensino João Paulo II, localizada na Avenida 5, Turu. Já a UEB Neiva Moreira, no Bequimão, foi substituída pela UEB Mariana Pavão, que funciona na Avenida Contorno, Rio Anil.

Público-alvo
O público-alvo nessa fase, são apenas idosos a partir de 60 anos e crianças de 6 meses até 6 anos, a imunização vai considerar pessoas com nomes iniciados pelas letras A, B, C e D. As letras A e B receberam imunização nos dias 30 e 31/3 e 1º/4 e as letras C e D recebem vacinação nos dias 2 e 3/4. O cronograma será atualizado por semana, até que todos estejam imunizados. A meta total da campanha, que deve ser finalizada no dia 22 de maio, é imunizar um total de 200.835 mil pessoas apenas na primeira fase, que se encerra no próximo dia 15.

Os idosos têm mais uma opção exclusiva, o sistema de drive-thru, que está funcionando na avenida do Contorno, no Complexo do Castelinho (área de provas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão Detran /MA), das 8h às 16h.
A Semus disse ainda, que há vacinas em estoque e que está em contato permanente com o Ministério da Saúde (MS) para o envio de novas doses.

SAIBA MAIS

GRIPE H1N1

A gripe H1N1 se trata de uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe, conhecida também, como gripe Influenza tipo A ou ainda, gripe suína. O vírus influenza é transmitido de uma pessoa para outra, através de partículas que saem da boca, por meio do espirro, tosse ou fala. Além disso, é possível pegar a gripe por contato com alguma superfície infectada com gotículas respiratórias (o que pode incluir qualquer objeto). O problema dessa doença é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar até a morte.

Chuvas no Maranhão
De acordo com o Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Maranhão (LabMet), em março deste ano choveu o equivalente a 842 milímetros (mm) de água em todo o estado, um total acima do estimado para o mês. Somente no temporal que atingiu a região metropolitana de São Luís ontem, choveu uma quantidade de 160 mm de água. O LabMet estima que em abril a quantidade de água seja de 476 mm.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.