Artigo

A primeira de cada um

José Ewerton Neto é autor de O entrevistador de lendas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

“Os últimos serão os primeiros”, dizia Jesus Cristo contrariando a obsessão moderna de primazia em tudo que se refere a poder e visibilidade. Nestes tempos de Corona, a enxurrada de especialistas que aparece para ostentar sapiência sem oferecer soluções, batendo em uma tecla de prevenção do tempo de nossos tataravôs, faz ver que a ciência progrediu muito em certas direções relacionadas à tecnologia de consumo e, relativamente, pouco no que se refere à proteção à saúde dos indivíduos.

Nada como, nesses tempos sombrios, refletir sobre alguns primeiros especiais.

1.O primeiro mandamento no Velho Testamento é “Não terás outros deuses diante de mim”. (Êxodo 20.3). No Novo Testamento uma sutil alteração foi feita por Jesus Cristo. “Amarás, pois, o senhor teu Deus de todo coração, de todo teu entendimento, e de toda a tua força.

Isso significa que até os mandamentos são adaptáveis, segundo a visão daquele que tem o poder de alterá-los. Por exemplo, na política, o primeiro mandamento que regeu a administração dos governantes corruptos, associados à lava jato foi: “Só terei um Deus diante de mim, o dinheiro”.

Já o primeiro mandamento cabível a um bom governante nestes tempos de crise é “Deixe a politicagem de lado”.

2.As primeiras cordas de violão clássico eram feitas de tripas de gato.

Isso explicaria porque, de vez em quando, ouvia-se um indescritível e fascinante acorde. Devia ser o gato miando.

3.A primeira máquina construída para facilitar o trabalho das mulheres foi a de costura.

Mas a única que lhes fez realmente vibrarem foi a última: o vibrador.

4.O primeiro método que se tem notícia para evitar a gravidez das mulheres era um tanto rústico. As egípcias colocavam pedrinhas no útero que funcionavam como um verdadeiro DIU.

As mulheres, coitadas, recorriam ao que estivesse ao alcance. Quando não conseguiam afugentar os machões com pedradas, resolviam depois com pedrinhas.

5.Os chineses foram os inventores dos primeiros sorvetes. Estes tinham como ingredientes uma pasta de leite e arroz.

Ainda bem que não tinha pasta de carne de morcego na composição. Já pensou?

6.O primeiro carro a vapor que circulou no Brasil colidiu com uma árvore. Seu motorista era o poeta Olavo Bilac. Foi o primeiro acidente automobilístico do país.

Romário, se vivo na época, talvez dissesse: “Olavo Bilac dirigindo um automóvel é um poeta!”

Pelo menos isso serviu de inspiração a Olavo Bilac para criar uma célebre abertura lírica “Ora, direis, ouvir estrelas”, que ele teria adaptado do original “ Ora, direis. Eu vi estrelas!”

8. A primeira criança russa vacinada contra a varíola recebeu o nome de Vacccinov.

Espera-se que a primeira criança vacinada no Brasil contra o Corona Vírus não receba o nome de Cora Vacinona .

9.A primeira guerra mundial iniciou-se em 28 de junho de 1914 e terminou em 11 de novembro de 1918. A segunda durou de 1939 a 1945.

A terceira começou há dois meses contra o Coronavìrus. A diferença é que as nações do planeta, desta vez, não estão se digladiando entre si, mas seguem juntas contra um único mas pavoroso inimigo comum. Um vírus.

ewerton.neto@hotmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.