Artigo

Você ainda pratica gestão baseada em "achologia"?

Ana Nery Rodrigues, Mestrado em Estratégias de Investimento e Internacionalização. Professora Universitária, na UNDB. Inteligência de Mercado, na Fiema

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

A alta competitividade faz com que as grandes empresas busquem na inteligência de mercado a solução perfeita para sair na frente dos concorrentes. Inteligência de mercado é a estratégia fundamental para empresas que querem identificar problemas e oportunidades de crescimento, tomar decisões inteligentes com segurança e crescer de forma agressiva e competitiva. Nada mais é do que captar e utilizar as diversas informações e dados coletados sobre determinados tópicos: concorrentes, mercado, tendências, clientes, vendas etc. para auxiliar na tomada de decisões, melhorar o desempenho das vendas e suportar o crescimento de uma linha de produtos e até mesmo da empresa.

A primeira vez que o termo inteligência de mercado foi utilizado foi ainda na década de 1950, pelo pesquisador Hans Peter Luhn. O autor, no artigo “A Business Intelligence System” já propõe o uso de dados captados de maneira automatizada e disseminadas nas organizações conforme o ponto de ação.

Para utilizar a inteligência de mercado como uma ferramenta no fortalecimento de determinada marca ou para o aumento de vendas, é preciso primeiramente entender o que fazer com a grande massa de dados coletados, que são gerados em diversas frentes, de nada adianta ter tantas informações nas mãos, mas não saber como ou para que usá-las.

O primeiro passo seria disseminar a cultura de análise de dados, e não somente coletar informações e deixá-las em planilhas de Excel e/ou sistemas. Com os números coletados, o segundo ponto é filtrar os dados que vão ser efetivamente relevantes para alcançar os objetivos traçados. Feito isso, ficará muito mais fácil direcionar as ações de inteligência de mercado para corrigir falhas, prever possíveis problemas ou ações de vendas mais efetivas.

É de suma importância incentivar gestores e colaboradores a tomar decisões com base em dados e não em achismo. Empresas que adotam a inteligência de mercado conseguem aumentar a competitividade, se tornam mais produtivas e ágeis, antecipam tendências e se adaptam mais facilmente a mudanças e à inovação. Portanto, entender quais dados vão te ajudar a ter uma visão analítica completa do seu negócio, seria o ideal. Alguns dados precisam ser coletados e analisados em uma periodicidade menor, outros podem ser monitorados em um período maior, como por exemplo, uma vez por trimestre ou até mesmo uma vez por ano. É preciso entender o tipo de insight que cada dado pode gerar e alinhar com seus objetivos, para aí traçar um processo de coleta e análise.

As decisões devem ser tomadas com base em dados. A intuição até pode ser importante, contudo, tomar decisões apenas como base na intuição é muito perigoso. A tomada de decisão com base em dados pode elevar os níveis de precisão das estratégias empresariais, gerando resultados mais satisfatórios para o negócio.

Afinal, como tomar decisões baseadas em dados? Colocando em prática a cultura de tomar decisões com base em dados, essa é a resposta, simples não é mesmo?

Se você ainda pratica uma gestão baseada em “achologia”, lamento informar, mas seus dias estão contados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.