Depredação

Praça da Alegria está sendo alvo de criminosos

Pedras de mármore dos bancos estão sendo levadas pelos criminosos e não há vigilância no local, principalmente, durante a noite

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Placas de mármore do banco foram retiradas e levadas por criminosos que aproveitam o isolamento social para cometerem furto; falta de vigilância facilita a ação criminosa
Placas de mármore do banco foram retiradas e levadas por criminosos que aproveitam o isolamento social para cometerem furto; falta de vigilância facilita a ação criminosa (Praça da Alegria)

O vazio das ruas da área do centro de São Luís por causa da pandemia de Covid-19, o coronavírus, acabou facilitando a ação de dos bandidos. Um dos alvos está sendo a Praça da Alegria, que está sendo depredado e várias placas de mármore dos bancos já foram levadas por criminosos, segundo quem transita por ali, pela ausência de guardas municipais, principalmente, durante a noite e madrugada.

A denúncia foi feita pelo jornalista e vereador Marcial Lima. Ele frisou que os criminosos estão aproveitando o momento de isolamento social e agindo para degradarem aquela praça, além de outros logradouros da cidade. “Estão cometendo um crime grave contra o patrimônio público”, frisou Marcial Lima.

Ele ainda disse que somente em um dos bancos da Praça da Alegria os bandidos levaram mais de cinco pedras de mármore. Ainda é possível observar nesse local bases de concreto e lixeiras danificadas e fiação elétrica exposta. “Essa praça foi recuperada há pouco tempo e, no momento, está sendo alvo de bandidos, que estão aproveitando a falta de movimento e da guarda municipal para fazer a fiscalização”, denunciou o parlamentar.

Ação criminosa
Antônio Carlos Araújo, de 60 anos, que presta serviço a um estabelecimento comercial, localizado nas proximidades da praça, disse que ela sofreu duas empreitadas criminosas somente nos últimos dias. Uma delas ocorreu no último dia 24. Nesta ação, os bandidos conseguiram levar cinco pedras de mármore de um dos bancos e ainda danificaram a fiação elétrica.

A segunda ação ilegal foi no domingo, 29, e teve a participação de três bandidos. Antônio Carlos Araújo contou que o trio criminoso já tinha retirado três pedras de mármore do banco, mas, foi abordado por uma guarnição da Polícia Militar, que estava realizando incursões pela área do centro da cidade.

Rafaela Sousa, de 36 anos, que trabalha nesse local, contou que está observando a degradação do patrimônio público e afirmou que não há fiscalização na praça, principalmente, no decorrer da noite e madrugada. “O local precisa ser vigiando 24 horas para evitar esse tipo de ato de vandalismo”, disse a comerciante.

Segurança
A assessoria do governo informou ontem, por meio de nota, que a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) efetua o policiamento ostensivo/preventivo diário na região central e ressalta também que as denúncias devem ser feitas ao número 190, para que sejam apurados os casos ilícitos e possível prisão em flagrante delito dos acusados pela prática criminosa. Por sua vez, a Polícia Civil (PCMA) informa que ainda não há registros de ocorrências desta natureza.

Enquanto, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informou que a Guarda Municipal realiza ronda durante o dia, em toda a região central de São Luís. E que as rondas serão intensificadas, se estendendo também para o período noturno.

SAIBA MAIS

Reforma

Representantes do Ministério da Cultura e do Governo do Maranhão, da Prefeitura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregaram a Praça da Alegria reformada à comunidade, no dia 26 de março de 2015. A obra da reforma foi financiada pelo programa federal PAC Cidades Históricas em São Luís e o investimento de R$ 865,7 mil. A história da Praça da Alegria remonta a 1815, quando o então ouvidor-geral do Crime, desembargador Francisco Leal, mandou construir no local uma forca para execução de escravos e criminosos comuns. Em 1849, por determinação da Câmara Municipal, a forca foi retirada e o espaço, urbanizado, com a colocação de bancos, árvores e plantas ornamentais. O Largo da Forca Velha passou, então, a chamar-se Praça da Alegria. No decorrer dos anos, a praça recebeu outros nomes: Praça Sotero dos Reis (1868), Praça Colombo (1890), Praça 13 de maio (1929), Praça Saturnino Bello (1951) e Praça Coronel Manuel Inácio (1963). A população, teimosamente, continuou a chamá-la de Praça da Alegria. No centro da praça, funcionou, por muitos anos, o Jardim de Infância Dom Francisco, um dos primeiros da cidade. No momento, há na praça um centro de vendas de flores.

Cronologia da denominação da praça

Ano 1815: Largo da Força Velha
Ano 1868: Praça Sotero dos Reis
Ano 1890: Praça do Colombo
Ano 1929: Praça 13 de Maio
Ano 1951: Praça Saturnino Bello
Ano 1963: Praça Coronel Manuel Inácio ou Praça da Alegria

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.