Estado Maior

Falta bom senso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

A crise sanitária no Maranhão tem mostrado situações que não condizem com posturas que qualquer detentor de mandato eletivo
deve ter. Não só no Maranhão, mas no Brasil também. Basta analisar a postura do presidente da República que difere em tudo da orientação de seu próprio governo.

Mas voltando ao estado, os deputados estaduais têm mostrado a cada dia que estão em zona de conflito e o problema da Covid-19 tem sido motivo constante para as “agressões” em redes sociais. Os deputados, que pediram corte nos salários, jogaram para a galera já que não havia qualquer movimento coletivo para que isto acontecesse e o parlamentar que foi agressivo por ser questionado por não fazer parte do pequeno grupo que queria 50% a menos em seus vencimentos.

É um show de posturas duvidosas para fazer política que desrespeitam o momento de incerteza social, de saúde e econômica dos maranhenses.

Mas em meio a tantas jogadas políticas desnecessárias, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB),
decidiu agir em nome de todo o poder e reduzir gastos da Casa, para que os recursos economizados sejam investidos em ações de combate a Covid-19.

Segundo a Resolução, editada na última segunda-feira, ficam suspensas, por 60 dias, as emissões de novas Ordens de Fornecimento e Serviços relativas à execução dos Contratos Administrativos ajustados entre a Assembleia Legislativa e particulares, tais como o agenciamento de viagens, emissão, reserva, remarcação e cancelamento de passagens aéreas, rodoviárias, fluviais e ferroviárias; a prestação de serviços de buffet e de hotelaria, assim como de alimentação a convidados oficiais.

As medidas ainda são poucas. Os deputados precisam se empenhar mais. Não somente os estaduais do Maranhão. Mas também a bancada em Brasília.

Contribuição
Entre os deputados estaduais que mais vêm buscando saídas que possam ajudar no combate ao novo coronavírus e também minimizar a crise econômica, está o deputado Adriano Sarney (PV).

Ele já propôs redução de imposto para materiais usados contra a contaminação da Covid-19 e agora apresentou proposta para criação de um fundo estadual.

Esse fundo tem o objetivo, segundo o parlamentar, de contribuir com o tratamento adequado aos infectados e reparar os impactos negativos da pandemia na esfera social e econômico-financeira.

Adin
O ingresso pelo Progressitas de uma Adin, com pedido de medida cautelar requerendo a mudança em até 30 dias do prazo de filiação partidária para as eleições deste ano, pressiona o TSE.

A Corte manifestou-se no dia 29 do mês passado, ratificando que, por ora, não haveria alteração no prazo, que findará no dia 4, próximo sábado.

O deputado federal e vice-presidente nacional da sigla, André Fufuca, confirmou que a ideia do partido é minimizar os efeitos da Covid-19.

Cadastro
Enquanto a Adin do PP vai tramitar em Brasília, no Maranhão, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizou canal para que as filiações e trocas de domicílio eleitoral sejam feitas.

Quem vai se filiar ainda ou trocar de domicílio deve enviar documentação para a zona onde pretende se inscrever como eleitor, revisar dados do cadastro ou transferir o título, até 4 de abril, por e-mail a ser encontrado no site do TRE no endereço www.tre-ma.jus.br.

Este meio foi possível após solicitação do deputado federal Edilázio Júnior (PSD) feita ao corregedor eleitoral, Tyrone Silva.

Mais verba
Ao mesmo tempo em que, diariamente, coloca em xeque o futuro político do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o governador Flávio Dino (PCdoB), não deve reclamar de falta de investimentos federais no estado.

Somente no ano passado, foram R$ 140 milhões a mais para aplicações. E vem mais por aí. Além, claro, dos enviados para o combate ao novo coronavírus.

O presidente vai acatar a grita dos governadores e autorizará o envio de verbas do “renda mínima”.

Sessão
A Câmara de São Luís realizou ontem mais uma sessão remota. Dessa vez, foi organizada uma audiência com a secretária de Criança e Assistência Social, Andreia Lauande.

A gestora explicou os investimentos que vêm sendo feitos na cidade para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus. Entre as ações, está o acolhimento a moradores de rua.

À gestora, o vereador Cezar Bombeiro (PSD) pediu que a pasta visse a situação dos carroceiros, que estão sem trabalhar.

DE OLHO

2 milhões DE MARANHENSES deverão receber o benefício do “renda mínima”, que será de R$ 600,00 conforme aprovação pelo Congresso Nacional.

Muita chuva
São Luís sofreu ontem com uma intensa chuva durante o início da tarde. A estimativa é de que tenha chovido acima de 180mm em pouco mais de uma hora.

Toda a água acabou gerando problemas nas avenidas e ruas da capital. Mas, pelo volume, não poderia ser aguardada situação diferente.

O período chuvoso tem castigado São Luís. Em março, por exemplo, somente em seis dias não houve chuvas e até o meio dia de ontem já havia chovido mais de 682mm, quando a previsão era de 428mm para o mês que passou.

E MAIS

•O deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) recebeu mais uma representação eleitoral por propaganda antecipada. A ação é do Ministério Público Eleitoral.

•Dessa vez, o parlamentar, segundo o MP, fez distribuição de revistas, por mala direta dos Correios, às residências de eleitores, em desobediência à legislação eleitoral.

•Vale lembrar que Duarte Júnior já foi condenado uma vez neste ano, ao abusar do uso de outdoors, pagos com recursos da verba indenizatória da Assembleia Legislativa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.