Saúde

Alerta: Contaminações podem ser elevadas em período de chuva

Temperatura mais baixas contribuem para a contaminação de vírus, como Covid-19 e H1N1, por exemplo; situação piora com aglomerações e permanência em ambientes fechados por causa das chuvas

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
No período chuvoso as pessoas ficam mais suscetíveis a viroses
No período chuvoso as pessoas ficam mais suscetíveis a viroses (chuva)

Com a intensificação do período chuvoso, a tendência é de que ocorram mais casos de viroses e coronavírus, pois o clima chuvoso e de temperaturas mais baixas são propícios à doenças respiratórias.

“Com o período chuvoso na região Nordeste e o início do outono no sul do país, supõem-se que os casos de Covid-19 aumentem aqui e reduzam no sul”, afirmou a infectologista Maria dos Remédios Carvalho Barros, infectologista.

Em conversa com O Estado, a infectologista, explica que no período de chuvas as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e se aglomerarem, esse é o principal risco, pois além dos vírus que são transmitidos por gotículas e contato, existem aqueles que são passados por aerossóis (minúsculas partículas que são liberadas por meio da tosse, respiração ou fala), como o caso da H1N1.

“Desde dezembro estamos vivendo um surto de H1N1, isso piora com a aglomeração em lugares fechados, mas como estamos em meio a quarentena que essa contaminação possa ser controlada”, disse a médica

Outro fator que influência no aumento de contaminação de viroses respiratórias é o ressecamento das vias respiratórias. De acordo com a médica, temperaturas mais baixas e ambientes fechados podem facilitar no ressecamento dessas vias, o que deixa a pessoa mais suscetível a pegar algum tipo de virose.

A especialista explicou também que apesar de não se ter ainda muitas informações sobre Covid-19, a maneira de prevenção é similar à de outras viroses.

SAIBA MAIS

Chuvas no Maranhão

Segundo o site Climatempo, o Nordeste está passando por um período instável e de fortes chuvas. No Maranhão a previsão é de que abril seja um dos meses com maior índice de chuvas e tempestades. Nos próximos quinze dias as chances de chuva no estado são de 90%.

Como se prevenir
• De acordo com a a infectologista Maria dos Remédios Carvalho Barros, algumas medidas para evitar a contaminação nesse período é evitar lugares aglomerados e fechados. Prefira por ambientes com menos pessoas e arejados.
• Seguir as regras básicas de higiene, lavar as mãos e usar álcool em gel.
• Se hidratar. Ingerir bastante líquidos ajuda a evitar o ressecamento das vias respiratórias e previne de possíveis contaminações.
• Manter a boa alimentação.
• Tomar as vacinas disponíveis para gripe.

É Falso
• O uso de nebulizadores não aumenta a possibilidade de contaminação. Segundo a Infectologista Maria dos Remédios Carvalho, a nebulização não aumenta o nível de aerossóis no ambiente.
• Descongestionantes nasais não melhoram o ressecamento das vias respiratórias. Esses remédios só devem ser usados em caso de indicação médica. A melhor forma de hidratar as vias respiratórias é o consumo de água.
• Vacinas para pneumonia não previnem para o Covid-19. Apesar de a pneumonia muitas vezes se apresentar como um sintoma do coronavírus, ela é uma pneumonia viral, e as vacinas existentes são específicas para cada caso e não adiantarão para os casos de coronavírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.