Chuva

Chuvas intensas causam alagamentos e mais transtornos em ruas e avenidas

Tempestade alagou diversos bairros da capital maranhense e deixou carros danificados; chuva foi intensa, durou mais de uma hora; apenas no mês de março, até meio-dia do dia 31, choveu 682 mm, conforme a meteorologia

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

[e-s001]Vários bairros de São Luís ficaram alagados devido às chuvas intensas que atingiram a Ilha no início da tarde desta terça-feira, 31. A chuva começou por volta das 14h e após pouco mais de uma hora, começou a amenizar, mas foi suficiente para causar transtornos na Grande Ilha.

Avenidas muito movimentadas, como a Colares Moreira, no Renascença, e a Avenida dos Holandeses, ficaram com trânsito paralisado com a quantidade de água acumulada. Alguns motoristas tiveram de aguardar mais de uma hora, parados no local.

[e-s001]No Condomínio Village Jardins 5, no Turu, carros que estavam no estacionamento foram invadidos pela água, e moradores precisaram se unir para conseguir retirar o veículo do local, carregado. Na Rua Coronel Eurípedes Bezerra, na entrada do bairro Vicente Fialho, próximo ao Aririzal, a água provocou correnteza e a invadiu lojas. Os pedestres não conseguiam sair do local.

Na Areinha, a água acumulada gerou dificuldade no transporte de ônibus e caminhonetes. Carros e motocicletas não conseguia transitar pelo lugar. No elevado da Cohama a água alcançou a janela de alguns veículos. Muitos motoristas também tiveram dificuldade de enxergar as vias, mesmo com o uso do limpador.
[e-s001]
Na Lagoa da Jansen, nas proximidades do logradouro conhecido como “Praça do Foguete”, um jacaré foi encontrado por moradores, após a chuva.

Chuvas no Maranhão
Segundo o Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Labmet), apenas no mês de março, até meio-dia deste dia 31, choveu 682 milímetros (mm), mais do que a média esperada. Para abril, a média estimada é de 476 mm.

Até o fechamento desta edição não havia informação real da quantidade de chuva que havia atingido a Ilha na tarde da terça-feira, devido a uma falha no sistema do Labmet. “Os sistemas estão fora do ar, mas acredito que tenha chovido de 60 a 80 mm, o que é muita coisa”, comentou Gunter de Azevedo Reschke, chefe do Laboratório de Meteorologia.
[e-s001]
A quantidade de chuva em mm é calculada pelo “cálculo pluviométrico” em que 1mm equivale a um litro de água acumulado em um metro quadrado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.