Imunização

Sistema de drive-thru é adotado para imunizar idosos contra o H1N1

A imunização contra a influenza A retornaram nesta segunda-feira (30), em pontos diferenciados da capital

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Idosos recebem dose da vacina no sistema  drive-thru em São Luís
Idosos recebem dose da vacina no sistema drive-thru em São Luís (vacinação drive-thru São Luís)

Dez mil doses de vacinas foram disponibilizadas para o retorno da campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1). Na área de prova do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) a vacinação está sendo feita em um modelo diferente, o sistema de drive-thru foi o escolhido para atender os idosos exclusivamente. A ação está sendo realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís, o Detran-MA, o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM-MA) também estão fazendo parte da campanha. Na manhã desta segunda-feira, 30, uma fila de carros se estendeu em torno do Castelão a partir das 8h.

A ideia de adotar o drive-thru foi para minimizar a aglomeração de pessoas como aconteceu no início da campanha, o que resultou no esgotamento das doses apenas no primeiro dia. Esse método já foi utilizado em outras cidades do Brasil, mas no Maranhão é algo inédito. “Lembrando que a vacinação principal do município é nos postos, mas a procura aqui está imensa, mesmo com o tempinho de espera, está tendo muita fluidez”, comentou Larissa Abdalla, diretora-geral do Detran-MA. O aposentado Alexandre Maciel, falou com O Estado logo após receber sua vacina. “Eu achei que foi bom, porque no primeiro dia de vacinação a confusão foi muito grande, não consegui entrar em posto nenhum, e aqui foi bem mais tranquilo”, afirmou ele.

O público-alvo nessa fase, são idosos a partir de 60 anos e crianças de seis meses até seis anos, a imunização vai considerar pessoas com nomes iniciados pelas letras A, B, C e D, sendo a letra A (dia 30/03), letras A e B (dias 31/03 e 01/04) e letras C e D (dias 02 e 03/04). O cronograma será atualizado por semana, até que todos estejam imunizados. Vale ressaltar, que nesta segunda-feira foram vacinados apenas idosos com a letra A, é importante esperar o dia em que sua letra seja a contemplada, para evitar aglomeração. Nenhuma pessoa que se dirigiu até o local a pé foi imunizada, para receber a vacina é preciso esperar na fila de carros. Mesmo com esse modelo diferente, todas as medidas de higiene estão sendo seguidas pela equipe de saúde. “Nenhum idoso está descendo do carro, toda a equipe está de máscara, estamos utilizando álcool gel e lavando as mãos”, ressaltou a coordenadora de imunização de São Luís, Charlene Luso. O enfermeiro da atenção básica, Júlio César falou sobre o novo sistema de vacinação.“É uma experiência nova, até o momento não estamos encontrando dificuldade, a recepção das pessoas está muito boa”, frisou Júlio César. “Nós definimos novas estratégias para evitar a aglomeração nas unidades de saúde, porque o volume de pessoas procurando essa vacina é muito grande. Aqui nós estamos conseguindo manter um distanciamento adequado”, finalizou o enfermeiro.

Isolamento Social

Os idosos que se encontravam na fila do drive-Thru foram perguntados sobre o medo de sair nesse momento de isolamento. Amandio Sá que havia acabado de tomar sua vacina falou que sente receio de sair, mas que não existem outras alternativas. “A gente sente medo né, mas temos que vir nos vacinar”, afirmou o aposentado.

Lígia Oliveira foi perguntada enquanto esperava sua vez na longa fila. “Essa vacina é muito importante, porque tá acontecendo diariamente, tem até morte já”, relatou ela. E sobre o fato de precisar sair de casa nesse período ela disse que saiu apenas para a vacinação, e se sente segura com o sistema de drive-thru.

Drive-Thru

Drive-thru é um serviço de vendas de produtos, normalmente alimentos fast food, que permite ao cliente comprar o produto sem sair do carro. O drive-thru foi inventado em 1931 pelo norte-americano Royce Hailey, quando o seu chefe disse que “as pessoas com carro são tão preguiçosas que não querem sair de dentro dele nem para comer”. Uma frase crucial para despertar a ideia em Hailey de possibilitar aos clientes da lanchonete onde trabalhava, comprar os alimentos sem terem que sair do automóvel. Uma invenção que fez bastante sucesso e foi adotada por grandes redes de lanchonetes em todo o mundo.

Hoje, esse sistema é um utilizado em vários setores, além do ramo alimentício, inclusive na área da saúde. Como o modelo que está sendo seguido para atender os idosos durante a campanha de vacinação contra a gripe H1N1.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.