Estado Maior

Os números preocupam

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Em tempo de Covid-19, cada dia que se encerra vem com números que em nada devem ser comemorados. No Maranhão não vem sendo diferente. Os dados mostram que os casos vêm aumentando. Apesar de a quantidade oficial de infectados pelo novo coronavírus, o governador Flávio Dino trouxe uma informação mais preocupante: as contaminações já são comunitárias.

Isso significa que não há mais um controle da cadeia de contaminação. Explicando: o governo não tem mais como afirmar se os infectados tiveram contato com alguém de fora e passou para um número fechado de contatos mais próximos.

A contaminação comunitária, segundo disse o governador maranhense, pode já ter resultado na infecção de mais de 200 pessoas no estado todo. E isto, então, significa que existem pessoas no Maranhão que já estão com o novo coronavírus e nem sabem.

E diante disso, o comunista decidiu prorrogar por tempo ainda indeterminado o fechamento de escolas e faculdades tanto da rede pública quanto da privada e ainda manter – ainda esta semana, pelo menos – o comércio fechado.

Pode até abrir na próxima semana, mas não há certeza. Vai depender da curva que mostra as contaminações subindo ou descendo.

E para esta curva achatar ainda mais, não bastam apenas medidas do poder público. A sociedade precisa se envolver dotando a única ação reconhecidamente pelos cientistas que é o isolamento social.

Flexibilização

Parece que a pressão dos empresários do Maranhão começa a surtir efeito. Em entrevista coletiva na manhã de ontem, 30, o governador Flávio Dino (PCdoB) admitiu abertamente a possibilidade de reabertura “gradativa” do comércio.

Segundo ele, caso a caso será analisado. De acordo com Dino, tudo dependerá da curva de casos da Covid-19 no Maranhão.

Ainda de acordo com o comunista, a cada semana, serão analisados os números e, de acordo com os dados, a abertura do comércio pode ocorrer de forma gradativa.

Deu sinais

Nas redes sociais, o secretário de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), Simplício Araújo, já havia demonstrado preocupação com o andamento das finanças do Estado.

Em postagem do dia 24 deste mês, o gestor conclamou governadores e prefeitos para buscarem alternativas que possam “salvar a economia”.

Dois dias depois, 26, a pasta que ele administra encaminhou nota às entidades do comércio solicitando os pedidos de reabertura. De acordo com Simplício, cada caso será analisado pelo setor técnico.

Críticas

Ao mesmo tempo em que reiteradamente fala da importância da ajuda financeira da União, Flávio Dino não deixa de lado o aspecto político da agenda contra o Governo Federal.

Na coletiva de ontem, o gestor voltou a criticar o presidente da República, Jair Bolsonaro. Para Dino, defender o isolamento vertical “é algo criminoso”.

As posições do presidente Bolsonaro vão de encontro à determinações de autoridades da área médica.

Sem necessidade

Em meio ao debate “político” que cresceu com a divergência do presidente Bolsonaro com governadores, movimentos políticos podem complicar ainda mais o entendimento da população quanto à Covid-19.

Um manifesto foi feito pelas principais lideranças da oposição no Brasil pedindo a renúncia de Jair Bolsonaro por ser “um presidente irresponsável”.

Assinou a carta o governador Flávio Dino, que diante dos problemas causados por atos divergentes, poderia evitar, neste momento, manifestações deste tipo.

Videoconferência

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) realizou ontem, de maneira inédita, suas primeiras sessões administrativa e jurisdicional por videoconferência.

E assim será até que as determinações que preveem ações contra o novo coronavírus sejam revistas. O presidente da Corte, desembargador Cleones Cunha, lembrou que no momento é necessária a medida.

“Por medida de precaução, e em respeito às normas das autoridades sanitárias do Brasil, estamos de casa cumprindo o nosso dever, trabalhando, despachando processo e fazendo a nossa primeira sessão”, disse.

De olho

4 dias é o tempo para o fim do prazo de filiações partidárias para os postulantes a mandato eletivo no pleito de outubro.

Rebatida

O senador Roberto Rocha (PSDB) usou as redes socais para fazer críticas ao governo do Maranhão.

Segundo o tucano, a gestão estadual “se apropriou” de R$ 4 milhões da verba de R$ 20 milhões enviados para os municípios.

As acusações de Rocha foram rebatidas por governistas, que dizem ser mentira porque a verba – que teve destino dado pela Comissão Bipartite – será usada para compra de EPIs e de insumos.

E mais

- Um novo exame do deputado federal Aluísio Mendes (PSC) deu positivo para o novo coronavírus.

- Ele já havia feito outro exame quando esteve com pessoas da comitiva do presidente Jair Bolsonaro que estiveram nos Estados Unidos.

- Da bancada do Maranhão, até o momento, a única confirmação de caso de Covid-19 é de Aluisio Mendes. Outros parlamentares até fizeram o exame, como Juscelino Filho (DEM), André Fufuca (PP) e Weverton Rocha (PDT). Mas, todos deram negativo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.