Covid-19

Governador admite uso da PM para fazer cumprir decreto

Flávio Dino disse que, se a curva de contaminação da Covid-19 não achatar, o governo pode usar o aparato estatal para fechar comércios, conforme decreto já estabelecido pela gestão

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Polícia Militar já mantém diálogo com comerciantes sobre decreto para fechar os estabelecimentos
Polícia Militar já mantém diálogo com comerciantes sobre decreto para fechar os estabelecimentos (Comercio Covid)

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), admitiu ontem, também na entrevista coletiva no Palácio dos Leões, que pode lançar mão da força policial para fazer cumprir o decreto que determinou, até o dia 4 de abril, a adoção de medidas de isolamento social - o fechamento de estabelecimentos comerciais aí incluído - como forma de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado.

Segundo ele, o uso do aparato estatal não é a primeira opção do governo - que apela, inicialmente, para a “consciência social” -, mas pode vir a ser considerado caso não haja o chamado “achatamento da curva” de infectados em solo maranhense com a postura que vem sendo adotada atualmente.

“Nós continuamos acreditando na consciência social, na educação, essa é nossa principal estratégia, uma vez que nós não acreditamos que saúde pública se resolva com a polícia. É claro que a polícia, em algum momento pode agir, mas em casos pontuais, inclusive no cumprimento a ordens judiciais, como aconteceu nesse final de semana [quando um grupo foi detido por supostamente organizar-se para uma carreata contra o isolamento, em São Luís]. Mas nós reiteramos o apelo à colaboração de todos, uma vez que não cabe à polícia fiscalizar todos os estabelecimentos do Maranhão”, destacou.
Dino reiterou, contudo, que a velocidade de expansão dos vírus pode provocar uma mudança nesse padrão.

“O que nós estamos pedindo é que as pessoas compreendam que é uma medida transitória, que, como disse, se dependesse do meu desejo individual, cessaria imediatamente, mas não é possível fazer isto. E, portanto, nós estamos adotando uma estratégia em que temos, nesse momento, o apelo à consciência social, de cada família, e em seguida, caso haja inclusive o agravamento da curva e a identificação da necessidade, nós entraremos, aí sim, com a atuação do sistema policial”, completou.

Mais

Recado

O governo também mandou um recado a prefeitos que têm editado decretos municipais alterando, sobretudo, regras sobre o funcionamento do comércio.

“Nós não temos uma pluralidade de normas no Maranhão, é importante fixar isso. O que vale no território maranhense é o decreto do Governo do Estado, em proteção à saúde pública de todos os maranhenses. O que é possível é um prefeito, ou outro, tratar de coisas que são coisas específicas da sua cidade, temporariamente, mas não negar a validade do decreto estadual”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.