Violência

Seis ataques a bancos registrados este ano no Maranhão

Em 2020, já aconteceram quatro explosões de agências bancárias,um assalto a banco e uma tentativa de arrombamento/explosão no estado

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Agência do Banco do Brasil de Pindaré-Mirim foi explodia por bando na madrugada do último sábado
Agência do Banco do Brasil de Pindaré-Mirim foi explodia por bando na madrugada do último sábado (bb explodiu)

Em 2020, já foram registrados seis ataques a agências bancárias no Maranhão, segundo dados do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB). O último caso aconteceu durante o último fim de semana, na madrugada de sábado, 28. O fato ocorreu na cidade de Pindaré-Mirim, distante 255 quilômetros de São Luís, onde bandidos com máscaras descartáveis, utilizadas para prevenir o coronavírus, explodiram o banco. O vigilante de uma loja próxima à instituição financeira foi feito refém pelos criminosos.

Conforme o Sindicato dos Bancários, este ano já ocorreram um assalto a banco, quatro arrombamentos/explosões bancárias e uma tentativa de assalto/arrombamento, totalizando as seis ocorrências. A primeira ação criminosa em 2020 aconteceu na cidade de Buriti, no dia 26 de janeiro. Lá, entre cinco a 10 bandidos detonaram, durante a madrugada, o Bradesco. O ataque, segundo a Polícia Civil, foi registrado por volta das 2h20.

De acordo com informações do delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Buriti, Josemar Rocha, o grupo utilizou três carros na ação, incluindo uma caminhonete. Os assaltantes ficaram dentro do veículo por aproximadamente 20 minutos, tempo suficiente para que instalassem os explosivos e detonassem os caixas eletrônicos. Segundo a fonte, os criminosos fugiram em direção aos municípios de Brejo e Chapadinha.

No Povoado Palestina, que fica naquela região, os criminosos incendiaram um dos carros utilizados na fuga, um Chevrolet Ônix, segundo o delegado. Josemar Rocha explicou que o grupo ainda efetuou disparos de arma de fogo no momento em que explodia os caixas bancários. Pouco depois, policiais civis recolheram cápsulas de fuzil calibre .556, pistola .40 e espingarda calibre .12 no chão da agência e também na calçada de entrada do banco.

Lago da Pedra

A segunda ocorrência com agências bancárias deste ano aconteceu no dia 14 de fevereiro, na cidade de Lago da Pedra. Os bandidos incendiaram veículos e deixaram pessoas baleadas. Eles ainda chegaram a simular um ataque em Vitória do Mearim/MA com o objetivo de desviar a atenção dos militares do Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar), unidade do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope/MA).

Os policiais militares haviam isolado a área comercial da região do Médio Mearim e municípios adjacentes, pois havia a informação de que assaltantes do “Novo Cangaço” iriam explodir agências bancárias. A ação dos criminosos, porém, foi frustrada pelas equipes e pelos guardas municipais. Os bandidos jogaram “miguelitos” (objetos pontiagudos) na estrada, para impedir o avanço das viaturas, uma vez que os pneus são furados.

Os assaltantes também destruíram dois veículos enquanto escapavam do cerco policial. Um dos carros foi queimado no Povoado Abelha, zona rural de Lago do Junco. O outro foi incendiado na saída de Bacabal. Um dos bandidos foi morto. Outro foi encontrado baleado e levado para o Hospital em Presidente Dutra.

Três bancos atacados

Em menos de 24 horas, bandidos atacaram três agências bancárias no Maranhão, no dia 5 de março. Os criminosos agiram nos bancos em Lagoa Grande, Anajatuba e Afonso Cunha. Nesta última cidade, a ação ocorreu por volta de 1h e teve a participação de aproximadamente quatro homens, que estavam portando armas de fogo longas que, de longe, se assemelhavam a fuzis ou metralhadoras, comumente utilizadas nesses delitos.

Os bandidos chegaram ao local em dois veículos de passeio. Enquanto desfilavam pelas ruas, teriam desferido disparos de arma de fogo para o alto, na tentativa de intimidar aqueles moradores que costumam espiar pela fresta das portas e janelas. O grupo usou dinamites para explodir a agência bancária, que ficou bastante danificada. Os caixas eletrônicos, aliás, haviam sido abastecidos dias antes, tendo em vista que era o período de pagamento dos servidores públicos que trabalham em Afonso Cunha.

Explosão recente

O último ataque ocorreu na madrugada de sábado, 28, em Pindaré-Mirim. Pelo menos quatro criminosos participaram diretamente da explosão, que aconteceu no período de pagamento dos servidores públicos, de acordo com informações da polícia. Os bandidos entraram na agência escondendo parte do rosto com máscaras cirúrgicas, como se estivessem se protegendo da Covid-19. Os assaltantes estacionaram motocicletas na entrada do banco.

Antes de explodirem a agências, fizeram refém o vigilante de uma loja, que foi obrigado a coletar as notas manchadas com tinta vermelha, recurso de segurança dos caixas eletrônicos, para que bandidos não consigam faturar na ação, que ocorreu entre 3h e 4h, de acordo com a Polícia Militar.

Casos de 2020

Assaltos a banco – 1

Arrombamentos/explosões – 4

Tentativas de assalto/arrombamento – 1

Total – 6

Casos de 2019

Assaltos a banco – 2

Arrombamentos/explosões – 23

Saidinhas bancárias – 4

Tentativas de assalto/arrombamento – 9

Total: 38

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.