Ação

Exército realiza ação em asilo e rua em combate ao Covid-19

Militares do 24º BIS distribuíram material informativo nas ruas, em ação conjunta com a Blitz Urbana e Secretaria Municipal de Saúde (Semus)

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Soldados do Exército orientam as pessoas que estão fora de casa
Soldados do Exército orientam as pessoas que estão fora de casa (Exército)

Como parte da “Operação Covid-19”, militares do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) realizaram ações para combater o novo coronavírus na região metropolitana de São Luís, em apoio a campanhas realizadas pela Prefeitura de São Luís e órgãos, depois da criação de um Centro de Operações. Em uma das intervenções, as equipes do Exército Brasileiro orientaram os pedestres com relação à contaminação da doença, que é transmissível antes mesmo do período de incubação, ou seja, antes de os sintomas aparecerem.

A primeira ação do 24º BIS ocorreu na noite de sexta-feira, 27, no contexto de combate à pandemia da Covid-19, em apoio à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). Na ocasião, foram distribuídos materiais informativos sobre o coronavírus, para que a população soubesse as formas de transmissão e de prevenção, como o uso do álcool em gel nas ruas e a importância de lavar as mãos corretamente com água e sabão dentro de casa.

Os militares, juntamente com as equipes da Blitz Urbana, percorreram a região da Lagoa da Jansen, Península da Ponta d’Areia e Avenida Litorânea. Na orla marítima, foram abordadas pessoas que curtiam a brisa, sozinhas ou com a família.

Ação em asilo
A segunda ação ocorreu no sábado, 28, no Asilo de Mendicidade de São Luís, localizado no Jardim São Francisco, na capital maranhense. De acordo com informações da Seção de Comunicação Social do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, uma equipe de militares da área de Saúde da instituição visitou o local. Dois médicos e uma enfermeira do Batalhão Barão de Caxias conversaram com os idosos e frisaram sobre os cuidados que devem tomar para não contraírem a Covid-19.

O objetivo é contribuir com a saúde dos idosos, que compõem um dos principais grupos de risco do coronavírus, como é salientado constantemente pelo Ministério da Saúde.

Exército nos estados
Em outros estados, as Forças Armadas também estão atuando no combate ao coronavírus, seguindo uma determinação do Ministério da Defesa. No Espírito Santo, a campanha de conscientização do Exército em relação aos riscos da Covid-19 começou no dia 22 de março. Ao todo, 200 militares percorreram as ruas da Grande Vitória espalhando mensagens sobre a importância da quarentena. Já no início da manhã, os carros do Exército deixaram o 38º Batalhão, na Prainha de Vila Velha, passaram pelo Centro da cidade e seguiram distribuindo as informações em regiões como Praia do Canto, Maruípe e Jucutuquara.

Em Fradinhos, também na capital do Espírito Santo, os soldados tiveram a ajuda de membros do Corpo de Bombeiros na ação de conscientização. Na sequência, pararam para conversar também com rodoviários em um terminal de passageiros. As ações do Exército servem para orientar a população, já que não existe de fato uma proibição de que as pessoas fiquem na rua durante o período de quarentena. O trabalho segue as orientações de um comando conjunto, que foi instalado no Rio de Janeiro.

A operação não tem prazo para terminar. Enquanto for necessário, o Exército estará disponível para esse apoio ao governos e municípios.

SAIBA MAIS

Operação Covid-19

As Forças Armadas deflagraram as ações de combate ao coronavírus na segunda-feira (23), em todos os estados do Brasil. As atividades fazem parte da “Operação Covid-19”, que conta com a ativação de 10 Comandos Conjuntos, do Norte ao Sul do País, sob a coordenação do Ministério da Defesa. No Amapá, Pará e Maranhão, os militares realizarão ação de conscientização da população. Em apoio, estão os órgãos de saúde e de segurança pública. O grupo também está fiscalizando a travessia de embarcações da Guiana Francesa para o Brasil.

Os militares qualificaram novos agentes na Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR) e já promoveram inspeção naval e controle de terminais portuários. No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, houve patrulhamento da fronteira e distribuição de materiais gráficos e montagem de hospital de campanha, em Campo Grande, e de postos de lavagem de mãos. No Recife, em Pernambuco, foi concluído o desembarque de 336 passageiros do navio de cruzeiro que atracou ali, no último sábado (21).

Os militares desinfetaram a Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília. Viaturas com alto-falantes, do Comando de Operações Especiais, circularam pelo Distrito Federal e por Goiás. Foram feitos os últimos ajustes para a vacinação em drive-thru contra a gripe, na capital federal. O Exército Brasileiro realizou apoio logístico e de mobilização de materiais no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Foram montadas barracas em apoio aos órgãos de saúde em Florianópolis, Criciúma, Bento Gonçalves, Bagé e Porto Alegre.







Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.