Coluna

Viagens e coronavírus - algumas observações em tempos estranhos

Sheila Dureles, personal travel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Coluna destaca decisões sobre viagens nesses tempos de coronavírus
Coluna destaca decisões sobre viagens nesses tempos de coronavírus (Decisões sobre viagens nesses tempos de coronavírus)

Não tem muito tempo que brindamos o ano novo e todos dizendo que 2020 seria um ano mágico. Quem poderia imaginar, até em seus piores devaneios, uma pandemia de projeção tão elevada. O confinamento das pessoas e o isolamento dos países, principalmente os de zonas comuns, ditos sem fronteiras.

A mortalidade de idosos elevada, bolsas despencando e o dólar valendo mais de R$ 5,00.
Nós, que fazemos parte do Turismo, estamos trabalhando incessantemente para te dar informações verídicas dia a dia. A te orientar sobre o melhor a fazer caso a caso.
Passaporte e pedidos de vistos

Suspensos devido ao período de isolamento social decretado pelos governos.

Passagens aéreas
Se sua passagem foi comprada para daqui a uma semana ou menos entre em contato urgente com seu agente de viagens ou a companhia aérea e remarque o seu bilhete. Se sua viagem for para o segundo semestre, espere um pouco, vamos ver como ficará o mundo após o fim do isolamento social e da curva de contaminação do vírus Covid-19.

Mas, se mesmo assim, você quiser cancelar o bilhete e solicitar o reembolso, saiba que as companhias aéreas terão um prazo de até 12 meses para te reembolsar os valores. Como o prazo passa muito rápido, é aconselhável pegar um crédito e adquirir um outro bilhete, mais para a frente. Este crédito terá validade de até 12 meses também. Além disso, ficamos isentos de multas e outras penalidades, mas teremos de pagar a diferença de tarifa para a nova data, se houver. Tudo conforme a Medida Provisória nº 925, editada em 18/03/2020 pelo Governo Federal.

Hotéis
No caso dos hotéis, são analisados caso a caso e conforme a política interna. Pode haver modificação de um para outro. O que tem tido muita adesão é um crédito no valor pago para ser usado em outra época. Em caso de reembolso estão sendo analisadas as regras de sua tarifa, pois há muitas que tinham como regra a falta de reembolso. Mas os hotéis estão tentando de todas as formas resolver os problemas dos clientes, principalmente se não mais houver voos ou como chegar até o local por fechamento de fronteiras, etc.

Parques
Os parques estão remarcando os ingressos para datas posteriores, com prazo máximo até dezembro de 2020, a depender da política de cada um.

Chip de dados

Há empresas que estão analisando os casos e sugerindo que o valor seja convertido em um crédito que poderá ser utilizado em qualquer viagem posterior, sem data de validade.

Intercâmbio
Os intercambistas que estavam em casas de família (geralmente em High School) e em locais que houve expansão considerável do Covid-19, as escolas fecharam e os jovens foram mandados de volta para casa, por segurança. Aqueles que estavam em domicílio privado estão recolhidos em suas residências e tendo aulas online, em vários casos.

Brasileiros no exterior
Se você tem parentes que compraram a passagem de volta para o Brasil, mas o outro país está com as fronteiras fechadas e eles não conseguem voltar, na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), há um formulário específico para preenchimento sobre este assunto no site.
Endereço: https://bit.ly/3amS9Wl


Frustração com a viagem
E como lidar com a frustração de um sonho? Como se recuperar após pagar durante meses por uma viagem e ver tudo mudar abruptamente. Conversamos com a psicóloga Camila Campos, que definiu que todos estamos em uma crise e que ela é transitória. Vai passar. Não esquecer o desejo da viagem, pensar que ela acontecerá quando for seguro. E porque não pensar que a viagem que não aconteceu agora poderá ser a compensação lá na frente pelo momento único de pandemia pelo qual o mundo passa.

Estamos em crise, e nestes tempos, precisamos ficar em casa e termos atitudes criativas, otimistas. Acreditar que vai passar mais rápido se cada um fizer a sua parte.
Se você tiver alguma dúvida ou precisar de qualquer informação, entre em contato.

Nosso e-mail: sheila@dureles.com.br

Os monumentos, natureza, cidades, museus estarão lá para quando tudo passar e você viajar. O momento agora é para ficar bem e ficar em casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.