Pandemia

Tendência é de aumento de casos de coronavírus no Maranhão

Apesar do isolamento social, que está ocorrendo devido a decretos do Governo do Estado, pode ocorrer um crescimento de infectados por Covid-19; até dia 27, eram 14 casos confirmados

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Ambulâncias dos Bombeiros estão adaptadas para transportar pessoas com suspeita de coronavírus
Ambulâncias dos Bombeiros estão adaptadas para transportar pessoas com suspeita de coronavírus (isolamento)

Na noite do último dia 20 de março, foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no Maranhão. Em sete dias, já haviam sido 14 situações comprovadas (até a sexta-feira, 27). De acordo com o governador Flávio Dino (PC do B), a tendência continua a ser de elevação das notificações, apesar das medidas adotadas com relação ao isolamento social, como o fechamento de estabelecimentos comerciais. Até o momento, mais de 1 mil casos estão sendo monitorados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O Maranhão está passando por isolamento social, fato que teve início após decretos do Governo do Estado, que determinou o fechamento de estabelecimentos comerciais, exceto aqueles considerados essenciais, como supermercados, farmácias e clínicas. As ruas da Região Metropolitana de São Luís, por exemplo, estão vazias. No Centro Histórico, tradicionalmente conhecido pela multidão, sobretudo aos fins de semana, é comum observar apenas cães e gatos percorrendo as vias.
Situação semelhante acontece na Rua Grande, considerada um dos maiores pontos comerciais de São Luís. As pessoas estão evitando ir às praias, que são frequentadas apenas por quem pratica atividades físicas, como corrida e caminhada. Apesar dessas medidas, a tendência é de que o número de casos cresça no Maranhão, como o governador comentou nas redes sociais.

Em um dos casos foi confirmado pelo Hospital São Domingos, localizado na capital maranhense, o paciente está em isolamento domiciliar. Naquele hospital, ainda há cinco pessoas internadas, com suspeita de coronavírus e dois receberam alta e aguardam resultado dos exames. Outros sete foram descartados pelas análises laboratoriais.

Suspensão dos serviços
Pelos decretos publicados pelo Governo do Estado, está suspenso por 15 dias, o funcionamento de academias, shoppings centers, cinemas, teatro, bares, restaurantes, lanchonetes, centros comerciais e demais lojas. Foram canceladas, ainda, temporariamente, viagens de ônibus interestaduais, visitas a pacientes suspeitos de coronavírus, atracação de navios de cruzeiro vindo de locais com casos da doença, aulas em escolas e universidades, e visitas a presídios e a casas de cultura.

No entanto, foram mantidos serviços públicos considerados essenciais nas áreas de segurança, saúde e transporte, assim como de assistência social desenvolvida pela gestão, como restaurantes populares, borracharias, comércio de alimentos, serviços médicos e clínicas veterinárias. Na área da saúde, estão mantidas as cirurgias urgentes, mas suspensos demais procedimentos cirúrgicos na rede estadual, por 60 dias.

Estão mantidos, também, os serviços de comércio de alimentos, delivery de restaurantes, drive thru; serviços de abastecimento de água, luz e combustível; coleta de lixo; distribuição de álcool em gel, produtos de limpeza e material de construção para obras públicas essenciais; pet shops, laboratórios, clínicas e demais estabelecimentos de saúde; segurança privada; serviços funerários e de telecomunicações; e a imprensa.

Suspensão na Uema
Devido à pandemia do coronavírus, Universidade Estadual do Maranhão (Uema) suspendeu a segunda etapa do PAES 2020 CFO/PCD, além do Calendário Acadêmico 2020. A medida alcança todas as atividades no âmbito dos cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação (stricto e lato sensu), de extensão e programas especiais. Enquanto perdurar, não serão computadas aulas, trabalhos em campo ou dirigidos, defesas de monografias, dissertação e tese, dentre outras, ainda que executadas em ambiente virtual de aprendizagem, plataforma digital ou via teleconferência.

Também foram suspensas as atividades administrativas presenciais na Reitoria, Pró-Reitorias, Centros, Cursos, Departamentos, Núcleos e órgãos vinculados aos mencionados. “O disposto no artigo acima não impede que os servidores trabalhem em regime remoto a partir de suas residências (teletrabalho), conforme determinação de seus dirigentes, bem como não impede a convocação pelo Governador do Estado”, frisa o documento da Uema, assinado pelo reitor Gustavo Pereira da Costa.

Não estão incluídos serviços de vigilância privada e portaria, processamento de dados ligados a atividades essenciais, atendimento em regime de plantão do Hospital Veterinário em São Luís, além de outros.

Entidades médicas
O Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM) está fazendo um levantamento sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que coloca em risco a vida dos pacientes e dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. De acordo com o presidente do CRM, Abdon Murad, a ação, nas unidades de saúde, está sendo realizada de forma rápida. O resultado será levado ao conhecimento das autoridades visando breve solução.

O CRM defende a importância da manutenção dos esforços de promoção à higiene e à restrição de contato social como meios de prevenir e combater a pandemia de Covid-19, que se apresenta como a maior crise da saúde na história do Brasil.
As entidades médicas maranhenses emitiram uma nota reiterando a necessidade do isolamento social para a contenção do coronavírus no estado. Segundo disseram, esse procedimento é o único meio adequado ao combate do alastramento de Covid-19, uma vez que impede a formação de aglomeração e grande circulação de pessoas em locais públicos, como praias, praças, shoppings center, cinemas, comércios, bares, restaurantes, universidades e escolas.

“Portanto, consideramos que o atual momento ainda recomenda a manutenção das medidas preventivas que impliquem na restrição de aglomerações e grande circulação de pessoas, especialmente porque a presente semana é considerada crucial para o retardo da curva de crescimento da pandemia, quando se considera que os já infectados, sem demonstração de sintomas, deixarão de ser vetores de transmissão, passando a agentes de imunização, com o que poderemos retornar à normalidade”, diz a nota.

SAIBA MAIS

CORONAVÍRUS
Os coronavírus são uma grande família viral, que é conhecida desde meados dos anos 1960, por causarem infecções respiratórias em seres humanos. Geralmente, os efeitos no corpo causam doenças respiratórias leves ou moderadas, semelhantes a um resfriado comum, o que pode confundir. O novo agente da enfermidade foi descoberto no dia 31 de dezembro, após casos registrados na China, no continente asiático. Em termos médicos, provoca a doença chamada de Covid-19. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. O vírus pode deixar as pessoas doentes, geralmente no trato respiratório superior. Os sintomas incluem coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e talvez febre, que pode durar alguns dias. Para aqueles com um sistema imunológico enfraquecido, idosos e muito jovens, há uma chance de o vírus causar uma doença do trato respiratório mais baixa e muito mais grave, como uma pneumonia ou bronquite. Não há tratamento específico, mas a pesquisa está em andamento. Na maioria das vezes, os sintomas desaparecem por conta própria, e os especialistas aconselham a procurar atendimento precocemente. Se os sintomas forem piores que um resfriado comum, o ideal é procurar ajuda médica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.