Estado Maior

No escuro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

O Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís estão sem informações, até agora, sobre o impacto que a crise do novo coronavírus (Covid-19) pode ter sobre as contas públicas neste ano.

Estão totalmente no escuro.

Para conter a expansão do vírus, várias medidas foram tomadas com impactos diretos sobre a economia e as finanças do Estado e do Município, como o fechamento do comércio, suspensão de serviços, concessão de benefícios sociais e uma infinidade de gastos diretamente ligados à solução de problemas inerentes à crise sanitária.

Que fique claro: são medidas, gastos e isenções absolutamente necessários para se preservar vidas e amenizar o sofrimento do
cidadão enquanto durar o período crítico de propagação da doença.

Mas não deixa de ser importante, também, que os gestores tenham algum controle sobre os impactos de tudo isso sobre as contas públicas.

Não como forma de se conter gastos exorbitantes - como se pode pensar -, mas até mesmo para saber se é possível ir mais além para garantir melhores condições aos maranhenses em geral, e ludovicenses, especificamente.

Um pouco mais de controle sobre como está sendo gasto o dinheiro público também não faria mal algum.

Finalmente
Em menos de uma semana, o governador Flávio Dino (PCdoB) atendeu a dois pedidos de deputados de oposição, o que jamais havia ocorrido desde 2015, quando iniciou o seu primeiro mandato.

Em meio à pandemia da Covid-19, ele primeiro acatou proposta de Adriano Sarney (PV) e reduziu o ICMS de produtos de higiene, como o álcool em gel.

Depois, decidiu prorrogar o calendário para pagamento de IPVA a pedido do deputado César Pires (PV). Trata-se de algo louvável e também inédito na história política de Dino.

Naturalidade
Algo curioso em meio à crise da pandemia da Covid-19 e os seus efeitos na política do Maranhão diz respeito à atuação virtual da classe política.

Enquanto a dedicação a discussões e/ou anúncio de medidas pelas redes sociais têm sido uma novidade para alguns deputados estaduais e federais, por exemplo, para o governador Flávio Dino nada mudou.

Desde que se elegeu governador, o comunista dedica bastante tempo de sua rotina às redes sociais. Agora, em meio à crise, segue no mesmo ritmo.

Na conta
O governador Flávio Dino (PCdoB) colocou na conta do presidente da República, Jair Bolsonaro, as 92 mortes registradas no Brasil até
a sexta-feira, 27, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O comunista foi ao Twitter e disparou o seguinte: “No presente momento, Bolsonaro já tem, diante de si, 92 mortos por coronavírus, segundo dados oficiais. Espero que ele respeite as suas memórias e as suas famílias.”

Virtual
Próximo de completar dois anos desde que transmitiu sua primeira sessão pelo YouTube , o TRE-MA dará um passo maior.

Seguindo tendências do mundo inteiro como forma de manter sua prestação jurisdicional apesar da pandemia instalada pelo Covid-19,
a corte terá sessão virtual.

A sessão inaugural ocorrerá na segunda-feira, 30, a partir das 9h, por meio de videoconferência, com transmissão ao vivo, pelo canal
TRE-MA do YouTube.

De volta
O deputado estadual Marcos Caldas (PTB) está de volta, mais uma vez, ao plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Ele deixou a suplência na sexta-feira, 27, em razão de um pedido de licença do Pastor Cavalcante, que foi apreciado em sessão extraordinária virtual.

Caldas, que já chegou até mesmo a assumir o Governo do Maranhão, assumirá a vaga de Cavalcante por 121 dias.

DE OLHO

R$ 16 MILHÕES É QUANTO será rateado entre prefeituras do Maranhão para combate ao novo cor

Fake news
O prefeito de São Luís, Edivaldo Junior, alertou na sexta-feira, 27, para o perigo que as fake news podem trazer para a saúde pública neste momento de pandemia do novo coronavírus.

Circulou nas redes sociais que a Prefeitura de São Luís determinaria a volta às aulas nas escolas municipais e a reabertura do comércio. A informação, segundo ele, é falsa.

Em publicação também nas redes, Edivaldo pediu à população de São Luís que “não compartilhe fake news”. “Isso atrapalha muito o nosso trabalho de combate à doença”, assinalou.

E MAIS

• Circula nas redes uma convocatória de empresários ludovicenses para uma carreata na segunda-feira, 30, a favor da retomada de atividades comerciais.
• De outro lado, a seção maranhense da Associação Médica Brasileira emitiu nota reiterando a necessidade de isolamento social como medida contra a expansão do novo coronavírus.
• O TRE-MA já decidiu que não vai mesmo adiar o prazo para filiação de quem deseja candidatar-se em 2020; a solução é a protocolização de documentos por meio digital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.