Alternativa

Farmácias de manipulação têm sido aliadas para a prevenção contra o coronavírus

Autorização temporária para que o segmento fabrique álcool tem sido alternativa diante da escassez do produto no comércio tradicional; vitaminas e ativos também estão entre os produtos mais procurados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Álcool em gel está sendo produzido em farmácias de manipulação durante o período de pandemia
Álcool em gel está sendo produzido em farmácias de manipulação durante o período de pandemia (pharma)

Com a pandemia do novo coronavírus e a frenética procura por fórmulas para auxiliar na prevenção da doença, farmácias de manipulação têm sido muito solicitadas pela população de São Luís. Seja na busca por produtos e ativos para fortalecer o sistema imunológico ou mesmo álcool em gel – devido a autorização temporária para que o segmento fabrique e venda o produto –, a população tem encontrado, nessas empresas, um importante aliado para garantir a proteção contra Covid-19.

Produção de álcool
O álcool em gel, um dos principais aliados na higienização das mãos, ficou cada vez mais raro encontrar o produto nas prateleiras de farmácias e supermercados, razão pela qual a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a preparação e venda do produto – em quatro variações – por farmácias de manipulação. Em São Luís, onde já não há álcool nos pontos tradicionais de comercialização do produto, a medida tem possibilitado a proteção de grande parte da população.

De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada 347/2020 da Anvisa, publicada no Diário Oficial da União no último dia 18, as farmácias magistrais, como também são conhecidas as farmácias de manipulação, poderão preparar, durante um período de 180 dias – que pode ser renovado, caso haja necessidade – álcool etílico 70% (p/p), álcool etílico glicerinado 80%, álcool gel, álcool isopropílico glicerinado 75% e, também, água oxigenada 10 volumes e digliconato de clorexidina 0,5%, fórmulas de ação antisséptica e desinfetantes que podem ser utilizadas no combate ao coronavírus.

Logo após a divulgação da decisão, a procura pelos produtos se tornou intensa nas farmácias magistrais da capital. Segundo a empresária Simone Menezes, que atua no mercado de manipulados em São Luís, o álcool em gel já representa uma das maiores demandas da empresas e a produção inesperada têm sido um desafio devido à escassez de insumos necessários para a fabricação do produto.

“Desde a publicação da decisão pela Anvisa temos registrado uma grande procura por álcool 70%, principalmente em gel. Para nós é muito importante colaborar no enfrentamento a esta fase difícil e ajudar na proteção da população. Por aqui também temos enfrentado uma série de desafios para atender a esta demanda, pois precisamos de determinados insumos que têm estado em falta ou sofreram reajustes de preço devido à grande procura. Mas entendemos que desempenhamos um papel importante nesse momento e temos buscado superar todas as dificuldades para seguir atendendo às necessidades da população”, afirmou a empresária.

Para o funcionário público Vinicius Gomes, a medida representa uma importante alternativa para garantir a prevenção contra o vírus, uma vez que encontrar o produto recomendado pelos especialistas – contendo 60 a 70% de concentração – tem sido uma missão cada vez mais complicada.

“Assim que explodiu essa disseminação do coronavírus por todo o mundo, de imediato procurei álcool em gel em diversos estabelecimentos, mas já não havia o produto disponível em nenhum deles. Só agora, depois da resolução da Anvisa que autoriza a produção e venda pelas farmácias de manipulação, que entrei em contato com uma delas e já encomendei o necessário para uso próprio e proteção, uma vez que a higienização é um importante aliado no combate da doença, de acordo com especialistas”, contou Gomes.

Fortalecimento da imunidade
Outro segmento de produto que têm registrado alta demanda nas farmácias de manipulação são os ativos de fortalecimento da imunidade. De maneira geral, o organismo tem, por si só, a habilidade de formar uma barreira capaz de se proteger contra as ameaças externas. No entanto, há momentos em que a imunidade está baixa e o corpo não consegue se proteger adequadamente contra esses inimigos.

É aí que aumentam as chances de surgimento de infecções e doenças, como gripes e resfriados e, tendo em vista o atual cenário, onde a pandemia do Covid-19 e o surto da Influenza A – H1N1 representam algumas das maiores preocupações da população, é preciso incluir a ingestão de alguns nutrientes e ativos para deixar o organismo mais forte.

De acordo com Simone Menezes, assim como o álcool em gel, produtos que potencializam a ação do sistema imunológico do corpo estão entre os mais procurados pelos clientes. Desde vitaminas a compostos à base de extratos naturais, uma diversidade de ativos podem ser manipulados conforme a necessidade e individualidade de cada pessoa, oferecendo soluções eficazes para cada tipo de organismo, capazes de fortalecer a imunidade e minimizando riscos de infecções diversas.

“Neste período, em que estamos expostos a uma série de agentes infecciosos, principalmente os vírus H1N1 e Covid-19, a melhor forma de prevenir contágios é fortalecendo o sistema de defesa do corpo por meio de boa alimentação, bom sono, prática de atividade e, claro, ingestão da quantidade adequada de vitaminas, probióticos e imunoestimulantes. A vantagem do medicamento ou composto manipulado é que a produção segue as necessidades individuais de cada pessoa, o que proporciona maior eficiência em tratamentos diversos e a população tem se mostrada atenta e buscado nossos serviços para garantir esse equilíbrio”, destacou Simone Menezes.

Para evitar aglomerações e manter o isolamento social, como recomendam especialistas e a Organização Mundial da Saúde (OMS), algumas medidas foram adotadas, como a adaptação dos espaços físicos, a priorização de atendimentos à distância e a entrega dos manipulados por delivery. “Temos farmacêuticos de plantão para atender a população e orientar sobre os produtos. Também orientamos nossos clientes a optaram pela entrega em casa, por meio do delivery, com o intuito de proporcionar mais segurança e comodidade aos nossos clientes e colaboradores, mas também sinalizamos nossas lojas para definir o distanciamento entre um cliente e outro e disponibilizamos produtos para higienização das mãos. Nesse momento é essencial que cada um faça sua parte”, frisou a empresária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.