Pandemia

Coronavírus: casos suspeitos estão em 77 cidades do Maranhão

Entre os municípios, São Luís concentra a maior parte do total de casos, com 707, incluindo descartados e confirmados; um destes comprovados é referente a homem idoso, que não apresenta sintomas graves

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
testes  de casos  suspeitos realizados no Centro de  Triagem
testes de casos suspeitos realizados no Centro de Triagem (testes coronavírus)

O boletim de monitoramento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostra que o coronavírus está distribuído em 77 municípios do Maranhão. A maior parte dos casos suspeitos de coronavírus está concentrado em São Luís. Das 1.035 notificações no estado, até o fechamento desta edição, 707 ocorreram na capital maranhense, incluindo os descartados e confirmados. Na sequência, aparece o município de Imperatriz, na Região Tocantina, com 41. Até o momento, os exames laboratoriais comprovaram que 10 pessoas estão infectadas com a SARS-CoV-2 no território maranhense.

Como mostra o boletim, desde o início do monitoramento do novo coronavírus no Maranhão, 707 casos suspeitos foram registrados na capital maranhense. Deste total, 284 foram descartados e 10 foram confirmados. Um destes comprovados é referente a homem idoso, que não apresenta sintomas graves. Ele retornou de viagem a São Paulo. O paciente é morador de São Luís. Assim que chegou à ilha, compareceu, espontaneamente, ao Centro de Testagem, devido à coriza que o incomodava.

No teste, ficou detectado que ele estava com coronavírus. Ele está em isolamento domiciliar. Outro caso tem como paciente uma mulher, que é oriunda da rede privada hospitalar. Ela tem 37 anos e também não apresenta sintomas graves.

Em outras cidades
Depois de São Luís, vem Imperatriz, com 41 casos ao todo, sendo 39 suspeitos, dois descartados e nenhum confirmado. No entanto, naquele município, situado no sudoeste do Maranhão, um médico identificado como Luciano Danda, afirmou que foi contaminado pela Covid-19. Ele mesmo divulgou a notícia em suas redes sociais. O profissional disse que fez o teste em São Paulo, mesmo sem apresentar nenhum sintoma característico da doença, como febre, falta de ar, congestão nasal e calafrios.

Ele se submeteu ao exame por estar enquadrado no grupo de risco, tendo em vista que trabalha na área da saúde. Depois de Imperatriz, estão as cidades de Balsas, com 40, e Caxias, com 23 notificações. Coroatá, com 18; Zé Doca, com 17 casos suspeitos, vêm na sequência; Santa Inês e Açailândia, com 12; Codó, com 9; Presidente Dutra, com 8, e Chapadinha, com 6, surgem em seguida.

Hospital São Domingos
Até o momento, há três pacientes internados no Hospital São Domingos, situado na capital maranhense, com suspeita de coronavírus, segundo o boletim diário divulgado pela empresa. Além disso, oito pessoas que estão sob investigação de terem contraído a doença receberam alta e estão aguardando o resultado dos exames laboratoriais. Também foram descartadas duas situações.

Horários dos Correios
Como parte das medidas preventivas contra o coronavírus, os Correios reduziram o horário de funcionamento das suas agências no Maranhão. Desde ontem, 26, todas as unidades de atendimento situadas em São Luís começaram a abrir das 8h às 14h, exceto as do Tirirical (no Aeroporto Internacional Hugo da Cunha Machado) e Shopping do Automóvel. Nesses casos, o expediente será das 9h às 15h, conforme Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Com relação ao interior maranhense, o atendimento nas agências será das 8h às 12h. A medida atende a Medida Provisória 926 e Decreto 10.282 da Presidência da República, que classifica esse serviço como essencial. “Mesmo assim, para proteger os trabalhadores, a empresa já designou para o regime de teletrabalho empregados com mais de 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças graves, que residam com crianças em idade escolar onde a rede de ensino suspendeu atividades, além de todos que morem com pessoas nessas condições. Outras medidas estão sendo tomadas de acordo com o protocolo de ações preventivas da empresa”, diz os Correios em nota.

Fornecimento de água
Nessa quinta-feira, 26, foi anunciada a suspensão, por 60 dias, das ações de corte no fornecimento de água nas cidades de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, mesmo nas unidades consumidoras inadimplentes, garantindo o abastecimento a milhares de moradores daqueles municípios e minimizando os impactos da crise gerada pela pandemia. A ação foi o resultado de uma recomendação da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA).

Para os defensores públicos, a medida é importante porque beneficiará os dois municípios, que necessitam de água para fazer a higienização adequada, especialmente durante o isolamento social, para evitar a disseminação do coronavírus.

Casos notificados

São Luís – 707
Imperatriz – 41
Balsas – 40
Caxias – 23
Coroatá – 18
Zé Doca – 17
Açailândia/Santa Inês – 12
Codó – 9
Presidente Dutra/Timon – 8
Buriticupu/Chapadinha – 6
Araguanã/Barra do Corda/Cândido Mendes/Pedreiras – 5
Carutapera/Governador Eugênio Barros/Matões/Miranda do Norte – 4
Bacabal/Barreirinhas/Coelho Neto/Duque Bacelar/Estreito/Governador Nunes Freire/Itapecuru-Mirim/Maracaçumé/Paulino Neves – 3
Arari/Barão de Grajaú/Bom Jardim/Buriti Bravo/Cantanhede/Davinópolis/Grajaú/Itaipava de Grajaú/João Lisboa/Matinha/Pinheiro/Poção de Pedras/Porto Franco/Presidente Médici/São Domingos do Maranhão/São José de Ribamar/São Luís Gonzaga do Maranhão/Tuntum – 2
Viana/Trizidela do Vale/Timbiras/São Roberto/São Raimundo das Mangabeiras/São Pedro dos Crentes/São Benedito do Rio Preto/Santa Luzia/Santa Helena/Santa Filomena do Maranhão/Rosário/Raposa/Peritoró/Parnarama/Olho d’Água das Cunhãs/Montes Altos/Joselândia/Jenipapo dos Vieiras/Igarapé do Meio/Governador Archer/Fortuna/Dom Pedro/Cidelândia/Centro Novo do Maranhão/Carolina/Bacabeira/Anajatuba//Altamira do Maranhão - 1

Maranhão

Caos notificados – 1.035
Descartados – 297
Casos suspeitos – 728
Casos confirmados – 11 (10 com exames no MA e 1 feito em SP)

Perfil dos confirmados
Homem, de 69 anos (1º)
Mulher, de 37 anos (2º)
Homem, de 66 anos (3º)
Mulher, de 70 anos (4º)
Mulher, de 72 anos (5º)
Mulher, de 76 anos (6º)
Homem, de 43 anos (7º)
Homem, de 57 anos (8º)
Homem, de 55 anos (9º)
Mulher, de 28 anos (10º)
Médico que veio de São Paulo (11º)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.