Estado Maior

Sem doses e sem data

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

O surto de H1N1 em São Luís é um fato, mas que acaba não ganhando a repercussão dos problemas que causa com internações
e também com mortes porque o assombro do Covid-19 é muito maior, devido aos óbitos na Europa e no Brasil.

Mas, na capital maranhense a situação não é nada boa em relação à Influenza A. são mais de 22 casos confirmados e 10 mortes que têm relação com o H1N1, sendo destas quatro somente em São Luís.

E para piorar, a possibilidade de se vacinar contra a doença está sem previsão para acontecer. Em um dia, 50 mil das 85 mil doses da vacina sumiram dos postos de saúde. Das 35mil que sobraram, a gestão municipal preferiu não liberar ontem para evitar tumultos nos postos.

A população reclamara de falta de planejamento do poder público, mas o que parece é que o desespero e o medo das pessoas foi o
fator principal para o esgotamento das doses.

Agora, a Prefeitura aguarda envio de novas doses. Para São Luís, a previsão é de mais de 520 mil doses. Em todo o Maranhão, serão 2 milhões de doses, segundo disse à coluna, na semana passada, o secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula.

O problema é que a população não pode esperar. E para tentar agilizar, o coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional, deputado federal Juscelino Filho (DEM), foi em busca da liberação de mais vacina.

Ele e o senador Weverton Rocha (PDT) se reuniram com Henrique Mandetta para conseguir as doses o mais rápido possível.
Pelas respostas dadas pelos parlamentares, a situação parece que vai permanecer na mesma. Mandetta teria dito que serão enviadas as doses “o quanto antes”, ou seja, sem uma data certa para envio.
Pior para os ludovicenses!

Pacífica
Aparentemente, a relação entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e os governadores do Nordeste, entre eles, Flávio Dino (PCdoB), tornou-se mais pacífica.

A aproximação entre os gestores foi reforçada durante videoconferência na segunda-feira, 23, coordenada pelo grupo de trabalho da União contra o Covid-19.

Após o encontro, Dino amenizou nas críticas, depois de chamar o presidente de “irresponsável”. Pelo menos por enquanto.

Aplicação
Os vereadores de São Luís debateram ontem a aplicação dos R$ 3,1 milhões em emendas parlamentares que foram direcionadas para a Secretaria Municipal de Saúde.

Por videoconferência, o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, esclareceu aos parlamentares como a verba será usada no combate ao Covid-19.

Segundo Lula, para compra de material de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras.

Porta de entrada
Na audiência com os vereadores de São Luís – que foi transmitida pelo YouTube – Lula Fylho informou ainda que casos suspeitos de coronavírus serão encaminhados para as UPAs.

As unidades, que são de responsabilidade do governo estadual, é que serão as portas de entrada para quem precisa de acompanhamento por suspeita da Covid-19.

Assim, fica afastada a possibilidade de os hospitais de urgência e emergência da capital receberem pacientes suspeitos de terem o vírus.

Proposta
O deputado estadual César Pires (PV) protocolou, ontem, uma indicação ao governador Flávio Dino sobre o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Pires quer que o comunista siga o caminho já tomado por outros governadores, e, por causa da pandemia do novo coronavírus, prorrogue o prazo de pagamento do IPVA 2020.

O adiamento do calendário de pagamento do IPVA poderia ser de 30 ou até 60 dias, conforme alguns outros governadores já decidiram nos seus respectivos estados.

Sem debate I
O coordenador da bancada maranhense em Brasília, Juscelino Filho (DEM), disse à coluna ser “precoce” qualquer discussão sobre a realização das eleições municipais deste ano.

A declaração vai de encontro à manifestação mais recente da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber.

Para Weber, é necessário relativizar o assunto, diante da pandemia do Covid-19. Já o vice-presidente da Corte, ministro Luiz Barroso, disse que mudança em calendário eleitoral é assunto do Congresso Nacional.

Sem debate II
À coluna, o pré-candidato pelo PCdoB a prefeito na capital maranhense, Rubens Pereira Júnior, também afastou qualquer possibilidade de debate sobre eleições no momento.

Para ele, é preciso concentrar forças no controle do coronavírus.

“Hora de combater o Covid. Qualquer debate sobre eleições fica para depois”, disse. Ele se mantém recluso com a família, obedecendo às recomendações médicas de isolamento social diante do coronavírus.

DE OLHO

50 MIL PESSOAS FORAM VACINADAS contra o H1N1 em São Luís, que recebeu do Ministério da Saúde 85 mil doses da vacina

E MAIS

• Quem também não quis falar a respeito de eleições foi o deputado e pré-candidato a prefeito da capital pelo Republicanos, Duarte Júnior.

• Segundo ele, qualquer discussão a respeito de adiar ou não o pleito de outubro é prematuro. De acordo com o parlamentar, o momento é de união e de focar no combate ao novo coronavírus.

• No último fim de semana, O Estadotrouxe reportagem em que outros pré-candidatos à Prefeitura de São Luís também se manifestaram. Eduardo Braide (Podemos),

Adriano Sarney (PV) e Neto Evangelista (DEM). Todos tiveram entendimento semelhante sobre debate de adiar as eleições.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.