Alternativo | Música

Samarone se prepara para lançar EP intitulado "Toada Moderna"

Compositor e poeta iniciou a carreura no Boi de Axixá e traz neste trabalho influências da música nordestina e maranhense; lançamento será nas plataformas digitais sexta (27)
25/03/2020 às 11h28
Samarone se prepara para lançar EP intitulado "Toada Moderna"Samarone tem músicas gravadas por diversos grupos de bumba meu boi (Divulgação)

São Luís - Com previsão de lançamento para esta sexta,-feira (27), o primeiro EP do compositor e poeta Samarone, intitulado "Toada Moderna" é um verdadeiro reencontro com as ancestralidades da cultura popular. Essencialmente intimista, as canções apresentadas passeiam por diversas influências nordestinas que desaguam em mares maranhenses.

Mais que um EP de estreia, o "Toada Moderna" é um estudo ambientado, onde cada música conversa com a seguinte levando o ouvinte à uma atmosfera repleta de poetas repentistas, cantadores de bumba meu boi, caixeiras do Divino e boêmios compositores da capital.

Samarone iniciou sua carreira no ano de 2018, aos 23 anos, como compositor do Bumba Boi de Axixá, consagrando sua composição "Canção de Axixá" como a mais tocada da temporada e sendo determinante para a adoção do violão na orquestra do grupo após 59 anos do seu início.

O compositor já acumula gravações por diversos grupos de boi e parcerias com Josias Sobrinho, Vinaa, Tiago Fernandes, Felipe Costa Cruz e Tiago Máci. Entretanto, a notoriedade na cena musical maranhense aconteceu em decorrência do 1º Festival Ilha do Amor no ano de 2019, onde, ao subir pela primeira vez em um palco, ganhou a primeira edição do festival, por unanimidade, com a composição que intitula o seu primeiro EP. Com ingredientes aquecidos sob o fogo a lenha das linhas de João Cabra de Melo Neto, das cenas de Guimarães Rosa, da malemolência de Jorge Amado e da acidez de Ferreira Gullar, o EP de estreia de Samarone é um prato pronto para ser servido.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte