Opinião

Mudança de hábitos para todos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

O momento é de alerta e muita precaução. Por isso, muitas ações e tarefas simples agora estão um pouco mais complicadas de realizar. É que por causa do coronavírus os hábitos estão sendo alterados, a rotina mudada e alguns procedimentos redefinidos. O Maranhão, com oito casos confirmados até a noite desta segunda-feira, 23, já entra para as estatísticas de registro do Covid-19, por isso, é essencial prevenir para tentar evitar o contágio e a proliferação da doença.

As mudanças são para todos. Desconhecem gênero, raça, religião, carreira, idade e formação, pois todos estão sujeitos a serem infectados. Por isso, essas alterações estão sendo percebidas por católicos (que agora desejam a Paz de Cristo curvando o corpo com as mãos em gesto de oração e rezam o Pai Nosso sem dar as mãos) e por evangélicos (que estão tendo menos abraços e apertos de mãos na hora da acolhida e da despedida).

E tanto faz quem está na faculdade, no ensino médio ou no fundamental. As aulas foram suspensas em todos os níveis. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas e proteger um público vasto, formado por gente de todas as idades, algumas mais vulneráveis ao Covid-19.
No mercado de trabalho, muitos também foram postos em quarentena. Quem está com sintomas de gripe foi mandado para casa até que os sintomas desapareçam. Quem está em grupos de risco, ou são mais sensíveis ao contágio também entrou em quarentena, caso de idosos, grávidas e portadores de doenças que atinjam o sistema imunológico.

Houve adiamento e até cancelamentos de shows, eventos esportivos, estreias de cinema, apresentação de espetáculos em teatros e visitação a exposições. Até a programação da Rede Globo tem mudança registradas, com a suspensão de gravação de novelas que estão no ar e retorno de sucessos da teledramaturgia nacional.

As idas aos shoppings e outros espaços, agora fechados, deixam saudades. Os empreendimentos decidiram priorizar a vida dos clientes, claro, uma medida necessária diante da gravidade do momento.

Abertos só supermercados e farmácias. E os empreendimentos devem disponibilizar aos clientes, assim como a todos os colaboradores, dispensers com álcool em gel para higienização pessoal. A recomendação é reforçar a limpeza com uso de álcool 70% de áreas como piso, corrimão, maçaneta, banheiros, balcões e demais equipamentos de uso público.

Além de manter os ambientes sempre arejados, outra recomendação é, durante atendimentos, adotar o distanciamento de pelo menos 1 metro entre as pessoas.

As medidas de precaução estão sendo adotadas porque o funcionamento de supermercados e farmácias é essencial. Mas, mesmo assim, as atividades devem ocorrer com o mínimo de risco à população.

Há também uma recomendação que vale a todos: priorizar o uso de utensílios próprios, como copos, xícaras, talheres e pratos, e não compartilhá-los com outras pessoas.

O coronavírus, assim, vai impactando na vida de todos. E, claro, o cidadão tende a seguir as recomendações para que a infecção não avance e a população volte a ter seu cotidiano restabelecido. Para que tudo possa voltar ao normal o mais breve possível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.