Saúde

Medidas estão sendo tomadas para proteger profissionais da saúde

No Estado, aqueles que tem mais contato com o vírus tem ao seu dispor cartilhas informando como trabalhar com infectados; SES também informou, pelo seu site, que a equipe que atua no caso é exclusiva

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Profissionais de Saúde atuam com uso de Equipamentos de Proteção Individual em postos e hospitais
Profissionais de Saúde atuam com uso de Equipamentos de Proteção Individual em postos e hospitais (profissionais da saúde)

Os casos de Covid-19, tanto suspeitos quanto confirmados, aumentaram nos últimos dias no estado do Maranhão, e para que a situação possa ter um melhor controle, profissionais da área de saúde foram remanejados para os centros de saúde indicados para casos de coronavírus e receberam orientações de como fazer o atendimento sem colocar em risco sua própria saúde.

O governo do Maranhão realizou um processo seletivo simplificado especialmente para os casos de Covid-19, o seletivo é para diversos profissionais que são necessários para a situação de pandemia, inclusive os da área de saúde.
Uma técnica de enfermagem que trabalha em dois hospitais do estado passou no seletivo e está aguardando ser chamada e informarem qual o centro de referência ela atuará. A funcionária não quis ser identificada. “Ainda estou esperando me chamarem para trabalhar, por isso ainda não sei quais orientação vão nos dar. Preciso que me informem sobre isso, pois, como trabalho em mais dois hospitais, talvez seja um risco trabalhar com os pacientes infectados”, comentou.

Apesar de ainda não ter orientações para trabalhar especificamente com àqueles que estão infectados, os outros hospitais que a funcionária trabalha já a orientaram sobre algumas precauções, como sempre lavar as mãos, usar máscara de cirurgia e evitar tocar em objetos sem luvas, mas, mesmo assim, a técnica de enfermagem está tomando medidas a mais.

“Sempre levo sacolas para o trabalho, então, antes de ir embora tiro a roupa que usei e guardo nas sacolas e troco meu sapato. Quando chego em casa já coloco a roupa para lavar e tomo banho, mas, ainda assim, eu e minhas amigas estamos pensando em alugar uma kitnet para evitar contaminar minha família”. Disse.

Cartilhas
A Secretária de Estado da Saúde (SES) informou, por meio de nota, que disponibilizou em seu site cartilhas informando como a equipe de saúde que está trabalhando com os infectados deve agir e se proteger. A SES também informou, pelo seu site, que a equipe que está atendendo os pacientes é exclusiva para esses casos, como uma forma de evitar a contaminação.

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) também divulgou nota com medidas que foram tomadas em relação aos profissionais de enfermagem. “A Enfermagem está na linha de frente do atendimento ao coronavírus. É nosso compromisso orientar as equipes de Enfermagem para uma maior segurança dos serviços e dos profissionais”, afirma o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.

“O Comitê de Crise tem recebido pedidos de informação de profissionais de todo o Brasil sobre a organização dos serviços de Enfermagem e utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Preparamos um documento orientador, em consonância com as recomendações da Organização Mundial de Saúde [OMS], Ministério da Saúde [MS] e demais autoridades sanitárias”, explica a enfermeira Viviane Camargo, integrante do comitê.

O manual traz, ainda, a recomendação de uso dos EPIs em cada ambiente de trabalho dos profissionais de Enfermagem (hospitais, ambulatórios e comunidade). Racionalizar o uso dos insumos é fundamental para assegurar a proteção e minimizar risco de desabastecimento. A cartilha está disponível no site do Cofen.

O Coren-MA também informou que enviou ofício às instituições de saúde do estado orientando os estabelecimentos de saúde a oferecerem segurança aos seus profissionais, em especial aos de enfermagem, para que estes continuem desempenhando suas atividades de forma a contribuir com a recuperação da população.

Eles também informaram que Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, o profissional de enfermagem tem o direito de desenvolver suas atividades em condições de trabalho que promovam a própria segurança e da pessoa, família e coletividade sob os seus cuidados, além de recusar-se a desenvolver atividades profissionais na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica.

Dessa forma, o Coren-MA orientou que qualquer descontinuidade na disponibilização de EPI’s nas instituições de saúde para os profissionais de enfermagem, estes devem formalizar denúncia junto ao Coren-MA, por meio da sua Ouvidora acessada pelo siter, e a mesma será encaminhada aos órgãos competentes para que sejam tomadas as devidas providências.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou, em nota, que as medidas de prevenção e de segurança dos profissionais da saúde seguem o mesmo fluxo adotado nas rotinas de trabalho, contudo, se intensificou em razão da pandemia enfrentada no mundo. Por isso, os profissionais das Unidades de Saúde da atenção primária estão recebendo Equipamentos de Proteção Individual (EPI). E, em caso de algum profissional está entre os grupos de suspeitos da doença Covid-19, este será assistido dentro de fluxo de procedimentos já acordado entre Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde.

Em relação aos profissionais que trabalham nas Unidades de Urgência e Emergência, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), setor ligado à Semus está realizando as medidas de segurança. E reforça que, desde o início do plano de contingência vem orientando os profissionais da saúde, juntamente com o Comitê de Crises sobre a utilização de EPIs, seguindo as mesmas recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Outra medida adotada é o afastamento de profissionais idosos, acima de 60 anos, das atividades, além de funcionários com morbidades. Aqueles com doenças imunossupressoras estão sendo remanejados para outros setores que apresente menos risco, como os administrativos.

Outro serviço de apoio que está sendo implantado para os profissionais de saúde é o teleatendimento, em que psicólogos darão orientações, por meio de ligações telefônicas, neste período de quarentena.

Orientações Padrões

• Higiene frequente das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica
• Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos
• Evitar contato próximo com pessoas doentes
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável
• Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

Equipamentos de proteção individual (EPI’s)

- Máscara Cirúrgica: Deve ser utilizada para evitar a contaminação da boca e nariz do profissional por gotículas respiratórias, quando o mesmo atuar a uma distância inferior a um metro do paciente.

- Máscara de Proteção Respiratória: Quando o profissional atuar em procedimentos com risco de geração de aerossol nos pacientes com infecção suspeita ou confirmada pelo novo coronavírus.

- Luvas: As luvas de procedimentos não cirúrgicos devem ser utilizadas quando houver risco de contato das mãos do profissional com sangue, fluidos corporais, secreções, excreções, mucosas, pele não íntegra e artigos ou equipamentos contaminados, de forma a reduzir a possibilidade de transmissão do novo coronavírus.

- Protetor ocular ou protetor de face: Os óculos de proteção ou protetores faciais (que cubram a frente e os lados do rosto) devem ser utilizados quando houver risco de exposição do profissional a respingos de sangue, secreções corporais e excreções.

- Capote/ Avental: O capote ou avental deve ser impermeável e utilizado durante procedimentos onde há risco de respingos de sangue, fluidos corpóreos, secreções e excreções, a fim de evitar a contaminação da pele e roupa do profissional. Deve ser de mangas longas, punho de malha ou elástico e abertura posterior. Além disso, deve ser confeccionado com material de boa qualidade, não alergênico e resistente; proporcionar barreira antimicrobiana efetiva, permitir a execução de atividades com conforto e estar disponível em vários tamanhos.

Limpeza e desinfecção de superfícies

• Medidas de precaução, bem como o uso do EPI, devem ser apropriadas para a atividade a ser exercida e necessárias ao procedimento.

• Nunca varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó. Utilizar varredura úmida que pode ser realizada com mops ou rodo e panos de limpeza de pisos.

• Para a limpeza dos pisos devem ser seguidas técnicas de varredura úmida, ensaboar, enxaguar e secar. Os desinfetantes com potencial para limpeza de superfícies incluem aqueles à base de cloro, alcoóis, alguns fenóis e iodóforos e o quaternário de amônio.

• É recomendado o uso de kits de limpeza e desinfecção de superfícies específicos para pacientes em isolamento de contato.

• Todos os equipamentos deverão ser limpos a cada término da jornada de trabalho, ainda com os profissionais usando EPI e evitando contato com os materiais infectados.

• A frequência de limpeza das superfícies pode ser estabelecida para cada serviço, de acordo com o protocolo da instituição.

Fonte: SES


SAIBA MAIS

RECEIO

Estudantes da área de saúde temem se voluntariar para ajudar em casos de Covid-19
Na última semana o governou abriu um cadastro para os profissionais e estudantes da área de saúde se voluntariarem para ajudar no atendimento, contudo, estudantes estão com receio de se voluntariar devido a falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuada). Uma estudante de medicina que não quis ser identificada comentou a situação. “Estão todos com medo de se voluntariar devido a falta de material básico de EPI. Há muito risco de contaminação. Acredito que nem os internos estão indo, apenas os alunos do último ano”, frisou a estudante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.