Decreto de calamidade pública

AL aprova medidas de Dino em sessão online

Proposta aprovada, que foi enviada pelo governo, prevê reconhecimento do estado de calamidade pública no Maranhão devido ao Covid-19

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Deputados participaram de sessão online para analisar proposta de reconhecimento de calamidade pública
Deputados participaram de sessão online para analisar proposta de reconhecimento de calamidade pública (Assembleia Legislativa online)

Gilberto Léda
Da editoria de Política

A Assembleia Legislativa aprovou ontem, na primeira sessão por videoconferência da história do Legislativo maranhense, o Projeto de Decreto 002/2020, oriundo de mensagem do governador Flávio Dino (PCdoB), solicitando o reconhecimento de estado de calamidade em todo o estado.
A decisão foi anunciada no fim de semana pelo chefe do Executivo, mas ainda necessitava de confirmação pelos parlamentares.
Além desse projeto, os deputado analisaram durante a sessão remota, e aprovaram, o projeto de resolução da Mesa Diretora da Casa que instituiu justamente o sistema de deliberação por videoconferência.
A sessão foi realizada via internet em virtude das medidas preventivas adotadas pelo Estado e União conta o avanço da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
A sessão remota foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia, no canal aberto digital 51.2, e pela TVN, canal 17, assim como pelo site www.al.ma.leg.br/tv e pela rádio web, www.radioalema.com - com retransmissão pelas redes sociais da Casa. Novas sessões desse tipo, quando houver, serão transmitidas pelos mesmo canais.
Segundo Othelino Neto, que conduziu a primeira reunião deliberativa via internet do Parlamento Estadual, a ação teve como objetivo dar continuidade ao trabalho da Assembleia, evitando o encontro presencial dos deputados e visando à garantia da segurança deles e dos demais servidores e colaboradores do Poder Legislativo, conforme as medidas de prevenção deliberadas pelas Resoluções Administrativas 157 e 159/20, publicadas pela Alema, na semana passada.
“A ferramenta é uma forma de continuarmos desempenhando as nossas funções no Parlamento e, ao mesmo tempo, assegurarmos o isolamento social necessário para evitar a propagação da pandemia, que tem se alastrado por todo o mundo e que já chegou ao Maranhão”, pontuou Othelino.
O comunista destacou ainda que essas sessões só poderão ocorrer sob convocação do presidente da Casa, e em caráter extraordinário.
Medidas
O decreto de calamidade assinado pelo governador Flávio Dino determinou algumas medias já em efeito em todo o Maranhão, dentre elas a suspensão de viagens terrestres interestaduais por 15 dias, e o fechamento do comércio - exceto os estabelecimentos essenciais, como farmácias e supermercados -, por igual período.
O decreto também suspendeu férias de profissionais de saúde e do Corpo de Bombeiros, e autorizou o Estado a requisitar "bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de justa indenização". l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.