Geral | Covid-19

Governo disponibiliza nova Central de Testagem para casos suspeitos

A nova Central de Testagem para casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, localizada em espaço anexo ao Viva da Avenida Beira-mar
Com informações de assessoria24/03/2020 às 11h00
Governo disponibiliza nova Central de Testagem para casos suspeitos Profissionais de saúde do Centro de Testagem Viva Beira Mar (Foto: Divulgação) (Divulgação)

SÃO LUÍS- A nova Central de Testagem para casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, localizada em espaço anexo ao Viva da Avenida Beira-mar, começou a funcionar na segunda-feira (23). O local tem capacidade para atender cerca de 100 pessoas por dia e é o segundo do estado, criado pelo Governo para reforçar as estratégias de combate ao Covid-19 no Maranhão. A Central de Testagem da Beira-mar, assim como a da Policlínica Diamante, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca a importância da estratégia. “Estamos disponibilizando duas centrais de testagem a fim de identificar os casos da doença no estado e, assim, ter um controle maior do avanço da infecção. O Governo do Estado tem trabalhado, com medidas, decretos e investimentos, tanto para conter a transmissão quanto para que a rede hospitalar esteja preparada para prestar o atendimento aos casos que precisarem de maior assistência”, enfatiza o secretário.

A nova Central de Testagem conta com equipe formada por médico, enfermeiros, técnicos de laboratório e técnicos administrativos. O espaço, que funciona em área anexa ao Viva, foi completamente adaptado e possui duas recepções, consultório médicos, consultórios de enfermagem, salas de coleta e sala para parametrização. Todos os profissionais trabalham equipados para evitar o contágio e o atendimento é realizado de modo a manter a segurança de todos que buscam o serviço.

O exame deve ser realizado apenas por pacientes com suspeita de Covid-19, mas todos que buscam o serviço na Central de Testagem saem com orientação médica. Deve procurar o serviço as pessoas que, nos últimos 14 dias, retornou de viagem de área com coronavírus confirmado ou teve contato com pessoa confirmada ou com suspeita de coronavírus e que apresenta sintomas como febre, tosse e coriza.

Atendimento

As pessoas que buscam atendimento no Centro de Testagem passam por uma pré-triagem. Depois desta etapa, uma entrevista detalhada é realizada por um profissional de saúde que utiliza o sistema do Ministério da Saúde para realizar a notificação do possível caso suspeito. Neste sistema, os profissionais preenchem um questionário e, ao final da entrevista, o próprio sistema indica se a pessoa precisa realizar o exame ou não se enquadra no perfil para ser considerado um caso suspeito.

Caso não seja considerado um caso suspeito para a realização do exame, o paciente recebe orientações médicas e a recomendação de isolamento domiciliar, indicado como principal medida para conter a transmissão do vírus.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte