Coronavírus

Mesmo em isolamento, foi preciso a fiscalização para evitar pessoas nas praias

Em algumas praias, pessoas que jogavam futebol foram retiradas pelas equipes. Em outras, a intervenção ocorreu com os banhistas

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Bombeiros orientaram banhistas e donos de bares no domingo
Bombeiros orientaram banhistas e donos de bares no domingo (fiscalização)

SÃO LUÍS- Devido à propagação do coronavírus, conhecido como Covid-19 ou SARS-CoV-2, donos de quiosques localizados em praias da região metropolitana de São Luís estão sendo orientados a não abrirem os estabelecimentos, a não ser na modalidade delivery, que ocorre quando o cliente recebe o produto em sua casa. Além disso, equipes de fiscalização estão desfazendo jogos de bola na faixa de areia, como ocorreu na Praia da Ponta d’Areia. O objetivo é impedir que a doença avance na Grande Ilha, ainda mais porque o status, dado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é de pandemia.

A ação está sendo feita pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMA) e Guarda Municipal, na orla marítima da capital maranhense, mas com abrangência na Grande Ilha. O trabalho de fiscalização começou nesse domingo, 22, na Praia da Ponta d’Areia, onde um grupo de jovens teve que cancelar uma partida de futebol depois que as equipes intervieram. Lá, também houve a retirada de barracas, que estavam sendo montadas na faixa de areia. Nesses locais, é comum a reunião de muitas pessoas, sobretudo aos fins de semana.

Segundo guardas municipais e bombeiros militares ouvidos pelo Jornal O Estado, a maioria das pessoas que insistem em se reunir nas praias são jovens. “Eles alegam que, por serem ainda novos, não contrairão a doença. Isso é um erro gravíssimo e demonstra, além de ignorância sobre o assunto, um descomprometimento pelos outros. Todos sabemos, por exemplo, que os pacientes assintomáticos, por mais que não sintam nenhum desconforto no corpo, podem transmitir o vírus. Então, é importante ter o pensamento coletivo”, expressou um profissional do CBMMA.

Outras fiscalizações

Depois da Ponta d’Areia, a fiscalização foi realizada nas praias de São Marcos, Caolho, Olho d’Água, do Meio e Panaquatira. As equipes, em um primeiro momento, saíram nas viaturas alertando os frequentadores sobre a importância de evitar aglomeração. Isso foi feito por meio de alto-falantes instalados nos veículos. Mas, passada essa etapa, os militares e guarda municipais desceram e orientaram os banhistas que saíssem da água e que não se agrupassem, pois essa conduta favorece a transmissão do coronavírus.

Na Praia do Caolho, uma família teve que sair da faixa de areia, pois estava se deslocando em direção ao mar. De acordo com o coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o intuito das operações é evitar a concentração do público nesses locais onde, frequentemente, ocorre o acúmulo de pessoas. “As ações são voltadas para esse alerta acerca dos riscos de aglomeração nesses ambientes que possuem essa rotina. Com as abordagens diretas, a intervenção ganha uma dimensão mais preventiva”, explicou o oficial da corporação.

Segundo o coronel, em caso de descumprimento das recomendações, a pessoa pode responder por desobediência civil, uma vez que existe um decreto, publicado pelo Governo do Estado, sobre as restrições referentes ao Covid-19.

Ação nos quiosques

Os guardas municipais e bombeiros militares também entraram nos quiosques que ficam na calçada da orla marítima. Os proprietários foram orientados a não abrirem, exceto se o funcionamento se limitar ao delivery. As equipes conversaram com os donos desses estabelecimentos sobre as medidas de combate ao coronavírus. Na Praia de São Marcos, uma dessas tendas estava aberta e com presença de um grupo de pessoas que estava tomando cerveja ou conversando sentadas nas cadeiras.

Nesse trecho, a abordagem foi realizada por uma guarnição do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur), que conversou com o proprietário do quiosque.

Praias quase desertas

A pandemia da Covid-19 está alterando a rotina das pessoas. Nas praias, a situação não está sendo diferente, embora haja resistência. Na Praia do Araçagi, nem parece que o mundo está passando por uma crise decorrente do coronavírus. Muitos funcionários de bares foram flagrados pelo O Estado montando as barracas na faixa de areia. Nessas tendas, há redes de descanso instaladas entre os suportes de madeira. Isso foi verificado em vários trechos do local.

Mas, em outros locais da orla marítima, o cenário era completamente diferente. Na Praia da Ponta d’Areia, havia poucas pessoas circulando na areia, assim como nas praias do Caolho e São Marcos. Apesar disso, quem pratica corrida e caminhada, continua frequentando esses ambientes para a prática dos exercícios físicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.