Eleições 2020

PT busca consenso em SL após orientação nacional

Oficialização do diretório municipal no dia 12 deste mês caminhou para posicionamento do partido por projeto único; nome do vereador Honorato Fernandes ganha força nos bastidores

Thiago Bastos/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Vereador Honorato Fernandes tem ganhado força internamente para disputar a Prefeitura de São Luís
Vereador Honorato Fernandes tem ganhado força internamente para disputar a Prefeitura de São Luís (Honorato Fernandes)

O Partido dos Trabalhadores (PT) buscará consenso nas próximas semanas, após aval da direção nacional do partido que resolveu pelo lançamento de candidaturas próprias em todas as capitais da Região Nordeste, incluindo São Luís. Nos bastidores, O Estado apurou que o nome do vereador e presidente do diretório municipal da sigla, Honorato Fernandes, ganha força. Além dele, surgem como possibilidades menos fortes no momento os nomes do deputado Crisciele Muniz, do deputado estadual Zé Inácio Lula (que se manifestou sobre o tema na sessão desta sexta-feira, 17, da Assembleia Legislativa do Maranhão) e do deputado federal Zé Carlos.

Outras possíveis indicações, como a do atual presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Melo, apontado como postulante à pré-candidatura petista, devem abrir caminho para Honorato. Nos próximos dias, a direção da sigla deve divulgar calendário de plenárias em busca da chancela do nome definitivo.
Dirigentes petistas antes convictos de que a aliança da sigla com outro projeto majoritário na capital maranhense seria o melhor caminho mudaram de ideia e creem que o partido, para fortalecimento das bases e retomada da parcela do eleitorado perdida com o processo de impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff, deve sair de forma autônoma na corrida eleitoral em São Luís.

Uma das possibilidades abertas em 2020 seria uma aliança entre PT e PCdoB. O Estado divulgou em sua edição do dia 10 deste mês que, além da direção comunista, outros partidos como Republicanos e PSB ofereceram as vagas de vice nas chapas encabeçadas pelos pré-candidatos Duarte Júnior e Bira do Pindaré, respectivamente, para angariar o apoio petista.

No entanto, desde novembro do ano passado, a direção nacional do PT encaminhou orientação às suas bases nos estados acerca de candidaturas próprias. O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deu várias demonstrações públicas de que sua predileção seria por projetos particulares nas principais cidades brasileiras.

Em contrapartida, em janeiro deste ano, integrantes da cúpula estadual do PT relativizaram declaração do ex-presidente, que excluiu previamente São Luís do rol das cidades com projetos do PT. Segundo dirigentes, a declaração somente fora dada pois, naquele momento, o partido estava distante da pacificação interna.

A intenção de Lula, em apoio às candidaturas no máximo possível de cidades, é também recuperar o terreno perdido pelo PT inclusive em nichos que, em anos anteriores, eram dominados pela sigla ligada à classe trabalhadora. Em São Luís, por exemplo, nas últimas eleições municipais registradas em 2016, o partido não registrou candidatura própria.

Projeto próprio do PT frustra Rubens Júnior

A definição, com base em orientação nacional, de que o PT terá projeto próprio na capital frustrou, dentre os pré-candidatos, o comunista Rubens Júnior, atual secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano. Dos partidos que sondaram mais fortemente o PT, o PCdoB era a sigla que mais aguardava possível acordo com o PT.

A ideia comunista era alavancar a pré-candidatura de Rubens e angariar uma forte base de apoio, além de obter a autorização para o uso de um bom tempo no rádio e na TV. Com a direção do PT em uma pré-candidatura, o PCdoB terá que buscar novos caminhos.

O próprio Rubens Júnior chegou a afirmar a O Estado, na semana passada, que “seria um prazer” contar com o PT em seu palanque. A decisão do PT respingará no cenário em 2022, já que o partido deve perder espaço na base de apoio ao sucessor de Flávio Dino (PCdoB) no Governo Estadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.