Arquidiocese

Igrejas terão missas vazias para evitar contágio; lojas de shoppings são fechadas

Medidas foram publicadas em decreto assinado pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário; encontros de catequese também foram suspensos

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Com decreto do arcebispo, várias atividades da Igreja Católica foram suspensas e missas não terão público
Com decreto do arcebispo, várias atividades da Igreja Católica foram suspensas e missas não terão público (igreja)

A rotina das igrejas católicas que estão na circunscrição da Arquidiocese de São Luís foi alterada em virtude do novo coronavírus, doença que já infectou quase 700 pessoas no Brasil e matou mais de 10 mil pessoas no mundo. Enquanto durar o período de contaminação, ficam suspensas várias atividades, dentre as quais as atividades celebrativas comunitárias, incluindo missas, batizados e confissões individuais, bem como os encontros de catequese.

De acordo com o decreto da Arquidiocese de São Luís, assinado pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, também estão suspensas as celebrações penitenciais, mutirões de confissão, celebrações da Palavra, procissões, Via-Sacra, encontros de oração e recitação do terço, além de outros atos devocionais em grupo. Foram canceladas, ainda, as exéquias, que acontecem, frequentemente, em três lugares: mo velório municipal, onde os parentes recebem os amigos do falecido; no cemitério, onde se sepulta o corpo do falecido; e na igreja, onde se celebra a Missa do Sétimo Dia.

Com relação ao sacramento do matrimônio, os párocos foram orientados a conversarem com os noivos sobre a viabilidade da cerimônia. Em caso de realização, os critérios para a celebração devem ser discutidos. Segundo o arcebispo de São Luís, foram suspensos, também, palestras, grupos de reflexão, encontros de grupos e movimentos, novenas e festas de padroeiros e atividades culturais que aglomerem pessoas. Dom José Belisário destacou a suspensão das celebrações comunitárias da Semana Santa, quando os cristãos são convidados a viver um momento de comunhão com o sacrifício de Jesus na cruz.

“Para isso, propomos que esse período seja vivenciado em casa, com a família, em espírito de oração, meditando a Palavra de Deus, rezando, por exemplo, a via-sacra e o rosário, além de acompanhar as celebrações pelos meios de comunicação social”, assinalou o arcebispo de São Luís.

Orientações litúrgicas
A Arquidiocese de São Luís destacou que todos os fiéis ficam dispensados da obrigação cristã católica de participar das missas dominicais e de preceito e que os sacerdotes continuem celebrando a Santa Eucaristia na intenção do Povo de Deus. Nesse sentido, recomenda-se o uso do rito da Missa Celebrada sem povo, conforme Missal Romano. Algumas dessas celebrações devem ser transmitidas pelos meios de comunicação, como a televisão.

No decreto, o arcebispo recomenda que as igrejas permaneçam abertas para visitação e orações pessoais, sempre evitando aglomerações. Em caso de morte de um/a paroquiano/a, o fato deve ser comunicado ao pároco, para que este possa rezar a missa (sem povo), para consolo da família. Convém destacar que a Arquidiocese de São Luís é composta por 15 municípios. Destes, quatro são da região metropolitana, e outros 11 são do interior.

No total, são 58 paróquias e 10 foranias, que é um grupo determinado de paróquias dentro de um vicariato (instância de hierarquia inferior às dioceses).

Ações anteriores
No início deste mês, devido ao coronavírus, a Arquidiocese de São Luís emitiu um comunicado com algumas orientações para a prevenção à doença e infecções respiratórias agudas. As medidas foram as seguintes: evitar o aperto de mãos e abraços em acolhidas; omitir o abraço da paz na celebração; não dar as mãos na oração do Pai-Nosso; a Eucaristia será distribuída apenas sob uma espécie e recebida, exclusivamente, na mão; em salas e igrejas climatizadas, o ar-condicionado (modo frio) deve ser regulado para uma temperatura mais próxima à temperatura ambiente.

Além disso, foi recomendado que onde não há climatização do ambiente, o ideal seria manter o espaço (salas e igrejas) o mais aberto e ventilado possível. Essas orientações seguiram as instruções do Ministério da Saúde para evitar que o coronavírus avance no Brasil, como está ocorrendo na China e outros países. Mas, devido ao avanço do Covid-19 no País, a Arquidiocese de São Luís tomou outras medidas.

Quaresma
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, por meio do qual a Igreja Católica prepara os fiéis para a grande festa da Páscoa, que é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo após a sua crucificação e morte. Nesse período, que contém várias evocações devido à simbologia do número 40, os cristãos são convidados às práticas da esmola, oração e jejum. Na Catedral Metropolitana de São Luís (Igreja da Sé), na região central de São Luís, o 1º Domingo da Quaresma foi marcado por missas e reflexões sobre o comportamento humano com relação à compaixão.

Durante os dias úteis, as missas na Igreja da Sé ocorrem às terças-feiras ao meio-dia, e de quarta-feira a sábado, às 17h30. Importante destacar que a Catedral Metropolitana de São Luís é uma paróquia que engloba três comunidades: a da Sé, do Desterro e a de São Benedito. Esta última é a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que fica nas proximidades da Igreja da Sé.

A Quaresma é uma preparação que os cristãos fazem para a celebração da Páscoa. Trata-se de uma prática antiga, dos primórdios da Igreja Católica. A simbologia da passagem de Jesus pelo deserto durante 40 dias incide nesse período. Isso coincide com as palavras de Cristo sobre seus pedidos para que as pessoas se convertam e se comportem com autenticidade, sobretudo no que se refere à caridade, que deve ser algo feito de coração.

“Durante esse período, todas as missas trazem essa mensagem, com ênfase nos três conselhos de Jesus sobre a esmola, a oração e o jejum”, frisou o padre Roney Carvalho, pároco da Catedral Metropolitana de São Luís. De acordo com ele, a Quaresma termina na quinta-feira da Semana Santa, mas os quarenta dias se completam, mesmo, no Domingo de Ramos, que, na tradição da Igreja Católica, celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho.

OAB-MA solicita do governo suspensão da cobrança de tributos

Na manhã de sexta-feira, 20, a OAB Maranhão, por meio do seu presidente, Thiago Diaz, enviou ofício ao Governo do Estado do Maranhão solicitando a suspensão, pelo período de três meses, da cobrança de tributos e dos serviços públicos de competência estadual, inclusive por meio de concessões e/ou permissões, especialmente a cobrança para os serviços de fornecimento de energia elétrica e de água/esgoto.

“Nossa solicitação está embasada na declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de estado de pandemia em relação ao novo coronavírus e na necessidade de adoção de medidas preventivas, seguindo orientações do Ministério da Saúde. Esperamos contar com a sensibilidade do poder Público Estadual no acolhimento destes pleitos que só têm a contribuir para preservação da saúde pública da população carente de nosso Estado”, afirmou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz

Na mesma solicitação, a OAB Maranhão pede, ainda, ao Governo Estadual, que o fornecimento dos serviços de água e energia elétrica não seja interrompido em caso de inadimplemento do consumidor, enquanto perdurar o estado de pandemia decorrente do Covid-19 (coronavírus).

Thiago Diaz reitera ainda que o acolhimento dessas medidas pelo poder público estadual assegurará a presença das pessoas em suas casas nesse momento de pandemia do Covid 19. “A recomendação nesse momento é para que todos permaneçam em suas casas. Com a adoção do teletrabalho, da suspensão das aulas, eventos e do pedido de isolamento residencial é natural que haja um aumento no consumo de energia elétrica e também de água, por isso é muito importante essa contrapartida do Governo do Estado e das concessionárias desses serviços nesse momento que todos teremos de enfrentar”, reiterou.

A OAB Maranhão busca deixar claro, no entanto, que a solicitação não se trata de um pedido de anistia para os débitos, mas que estes sejam cobrados posteriormente.

SAIBA MAIS

FECHAMENTO DE SHOPPINGS

Também como medida para combater o Covid-19 e evitar aglomerações, a fim de diminuir a taxa de contágio da doença na capital maranhense, o São Luís Shopping estará fechado a partir deste sábado, 21, conforme decisão anunciada pela superintendência do empreendimento. Não abrirão as portas as lojas, quiosques e demais espaços. Com essa determinação, somente funcionarão os setores considerados essenciais, como supermercados, farmácias e bancos. As ‘demais lojas ficarão fechadas. Na quinta-feira, 19, o São Luís Shopping reduziu seu horário de funcionamento, como forma de evitar a propagação do coronavírus. O Rio Anil Shopping, que já estava com quatro lojas fechadas, informou no começo da noite que a partir deste sábado estará fechado por tempo indeterminado

PROIBIÇÃO DE FESTAS

Nesta sexta-feira, 20, a Prefeitura de São Luís publicou um decreto proibindo a realização de qualquer tipo de festa na cidade, com qualquer quantidade de público. Somente bares, restaurantes e academias poderão funcionar, se garantirem a ampla circulação de ar. Ademais, locais fechados, mesmo com ar-condicionado, não podem abrir. De acordo com o secretário Municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho, o objetivo é tentar conter a proliferação do coronavírus. O secretário disse que a proibição abrange casas de shows, bufês e similares, que não podem realizar qualquer tipo de evento. “Se tiver climatizados, fechados, funcionando, nossa vigilância fiscalizará e fechar. E se persistir, nós cassaremos o alvará sanitário”, frisou Lula Fylho, que assinou a portaria 47/2020.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.