Prevenção

Sono de qualidade pode ajudar na prevenção contra o coronavírus

Especialista explica a importância do repouso para fortalecer a imunidade do corpo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Mais da metade dos brasileiros dormem somente de quatro a seis horas por dia
Mais da metade dos brasileiros dormem somente de quatro a seis horas por dia (Sono)

São Paulo - Na correria do dia a dia é comum que algumas pessoas optem por se privar do sono para "aproveitar" mais horas acordado, seja para trabalhar ou se divertir. Porém, essa atitude pode se tornar uma das mais prejudiciais à saúde, pois pode afetar gravemente a imunidade do corpo, o deixando suscetível a diversas doenças, como por exemplo o novo Coronavírus (Covid-19).

A Associação Brasileira de Neurologia (ABN) realizou pesquisas recentes que mostram que mais da metade dos brasileiros dormem somente de quatro a seis horas por dia, menos do que o recomendado. A Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, explica que essa privação afeta a saúde do corpo e da mente. "É enquanto dormimos que produzimos uma série de hormônios importantes para o organismo, regeneramos as nossas células de defesa e fortalecemos o nosso sistema imunológico. Interromper o descanso antes do adequado afeta essa função metabólica", explica.

Outro estudo realizado pela National Health Service (NHS), observou que pessoas que dormiam menos de cinco horas por noite tinham cerca de 4 vezes mais risco de pegar um resfriado, em comparação com aqueles que dormiam mais. "Um sistema imunológico saudável pode ajudar a combater as doenças. Se privar do sono reduz as células imunes dificultando o combate de vírus contagiosos", explica a consultora.

Focar em uma boa higiene do sono é a melhor forma de ter um repouso de qualidade e fortalecer o sistema imunológico. "Evitar o uso de celulares e aparelhos eletrônicos próximos ao horário de dormir, comer alimentos leves a noite, não ingerir bebidas alcoólicas, dormir na postura correta e até mesmo utilizar um travesseiro adequado são hábitos simples, mas que fazem toda a diferença na rotina", aconselha Renata.

Vale lembrar que além da higiene do sono, a higiene básica também é de grande importância para garantir um sistema imunológico saudável. Por esse motivo, as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para se proteger contra o vírus Covid-19 devem ser seguidas com rigor:

- Lave as mãos frequentemente e cuidadosamente com sabão.

- Mantenha uma distância social de pelo menos um metro entre você e alguém que tosse ou espirra.

- Cubra a boca e o nariz com um cotovelo dobrado ou um lenço de papel ao espirrar.

- Se você apresentar sintomas do vírus Covid-19, procure ajuda médica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.