Alerta

Maranhão tem 18 municípios com 205 casos suspeitos de coronavírus

Do total de casos suspeitos no estado, 164 são na capital, São Luís; até o fechamento desta edição, nenhum caso havia sido confirmado; Emap informou que o navio só atraca no Porto do Itaqui após receber autorização da Anvisa

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Exames  para confirmar casos de coronavírus estão sob investigação no Centro de Testagem da Policlínica
Exames para confirmar casos de coronavírus estão sob investigação no Centro de Testagem da Policlínica (policlínica)

Dezoito municípios maranhenses têm casos suspeitos de coronavírus, conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em seu último boletim divulgado no fim da tarde de ontem. Ao todo, 205 casos suspeitos no estado estavam sendo acompanhados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). Nenhum caso havia sido confirmado, até o fechamento desta edição. São Luís soma o maior número de casos suspeitos, 164.

Dos iniciais 243 casos suspeitos, dos quais 38 foram descartados, 200 eram em São Luís (36 já descartados, deixando 164 ainda em suspeita); dois em Açailândia; um em Bacabal; um em Balsas; um em Cândido Mendes; nove em Caxias (sete deles descartados e dois ainda em suspeita); um em Davinópolis; um em Duque Bacelar; um em Igarapé do Meio; 12 em Imperatriz (dois descartados e 10 ainda em suspeita; um em Peritoró; um em Presidente Dutra; um na Raposa; quatro em Santa Inês; um em São Benedito do Rio Preto; três em São José de Ribamar; um em Timbiras e dois em Timon.

A SES comunicou, em seu boletim que, desde o início do monitoramento, notificou 243 casos de possível infecção por Covid-19. Destes, 205 casos suspeitos são acompanhados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), 22 foram descartados por diagnóstico laboratorial. Dezesseis casos foram excluídos após a investigação apontar que não atendiam os critérios de definição de caso suspeito de Covid-19. Até o momento, não há casos confirmados.

Quando analisados os casos notificados de Covid-19, a razão de sexos aponta 151 (62,1%) casos em mulheres e 92 (37,9%) casos em homens.

O Centro de Testagem do Maranhão, localizado na Policlínica Diamante, no Centro, está recebendo casos suspeitos de Covid-19 para a coleta de material para a realização dos exames laboratoriais e orientações sobre as medidas que devem ser tomadas até o resultado do exame. O Centro de Testagem funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

Mudanças continuam
As mudanças continuam acontecendo devido à pandemia do coronavírus no mundo. No Maranhão, a situação não é diferente. As agências bancárias também estão adotando medidas para impedir o avanço do Covid-19. Após reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), foram determinadas alternativas, para que os funcionários e clientes não sejam infectados, dentre as quais o home office, de acordo com a criticidade do processo. No Porto do Itaqui, em São Luís, navios estão atracando somente depois de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No Banco do Brasil (BB), além da opção do home office, que só está ocorrendo de acordo com a natureza do trabalho e para grupos de riscos nos estados onde há transmissão comunitária, tomou outras medidas, como o cancelamento de viagens nacionais e internacionais e de cursos presenciais; a substituição de reuniões físicas por videoconferências e audioconferências, e priorização, nas praças com transmissão comunitária do vírus, do atendimento ao público por funcionários que não integram o grupo de risco, como grávidas, pessoas acima dos 60 anos, diabéticos ou com doenças cardiovasculares e pacientes oncológicos.

O BB afastou, por sete dias, os funcionários oriundos de qualquer outro país, a contar da data de saída para o exterior (isolamento social) e flexibilizou prazo de (re)agendamentos de férias, para que o gestor possa revisar a escala, quando necessário, priorizando pais e mães, que não têm filhos nos estados onde as aulas foram suspensas.

Outros bancos
O Santander Brasil anunciou medidas para conter a disseminação do coronavírus entre os funcionários e clientes, como a implantação da rotina de home office em algumas áreas, como forma de reduzir a densidade de pessoas nos locais de trabalho e em circulação pelas cidades. Funcionários com mais de 60 anos, grávidas ou com doenças crônicas podem pedir para não estar presencialmente nas agências, caso desejarem, de acordo com o presidente do banco, Sérgio Rial.
Outra medida é a antecipação de 100% do 13º Salário de todos os funcionários. Os valores serão pagos no dia 30 de abril.

O banco também aumentará em 10% o limite do cartão de crédito de todos os funcionários que não têm dívidas em atraso com a agência bancária. Foram feitas orientações sobre higiene pessoal e nos equipamentos utilizados na rotina de trabalho, como teclados, além de outras sobre a presença em ambientes onde haja aglomeração de pessoas.

O Santander orientou, ainda, que sejam evitadas visitas comerciais e sejam instruídos os clientes que apresentem sintomas compatíveis com a doença, para que não entrem nas agências e procurem ajuda especializada. O Bradesco, por sua vez, está solicitando aos clientes que utilizem o aplicativo para fazer transações e consultas. O objetivo é evitar o deslocamento das pessoas até os bancos, para que não se formem as aglomerações, que favorecem o Covid-19.

Outra medida é afastar imediatamente do trabalho, em departamentos e agências, os funcionários mais vulneráveis. Isso começou a partir das 12h da última terça-feira, 17, quando todos os trabalhadores que estão no grupo de risco da doença foram orientados a ficarem isolados em casa por 15 dias. Os bancários que tiverem celular corporativo devem levar o aparelho para suas residências.

Ofício de cobrança
O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/MA) encaminhou, nessa quarta-feira, 18, ofícios às superintendências de todos os bancos que atuam no estado, para cobrar medidas efetivas, a fim de garantir a proteção aos funcionários e clientes diante do avanço do coronavírus no Brasil. A categoria afirma que as soluções até então apresentadas pelo Comando Nacional dos Bancários e pela Fenaban ainda não surtiram o efeito desejado. A entidade denuncia que faltam máscaras descartáveis e álcool em gel em diversos locais de trabalho.

O SEEB/MA pede que todas as recomendações do Ministério da Saúde sejam cumpridas nas agências bancárias, para garantir a limpeza e higiene em todos os departamentos e agências bancárias no Maranhão. Caso essas orientações e promessas não possam ser realizadas, a categoria solicita a imediata interrupção das atividades laborais, com o intuito de preservar a saúde dos clientes e empregados, bem como evitar a proliferação do Covid-19 no estado.

Fechamento de agências
Sobre a possibilidade de fechamento das agências ou redução do horário de atendimento, o setor segue procedimentos previstos na legislação, bem como práticas internacionais, em que os bancos foram considerados atividades essenciais, assim como a saúde e segurança, e não tiveram seu funcionamento interrompido. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em atenção ao público de maior risco, os bancos poderão reorganizar os atendimentos internos ou mesmo escaloná-los.

Com relação ao escalonamento do atendimento dos clientes nas agências, ficou acertado que os bancos poderão analisar caso a caso, com base no fluxo de pessoas e nas características do posto de atendimento. O objetivo da medida é evitar colocar os consumidores em risco ao restringir seu acesso às agências. A Febraban tem orientado o público a usar os meios remotos de atendimento, como mobile e internet banking, que oferecem a quase totalidade das transações financeiras do sistema bancário e dispensam a necessidade de comparecimento às agências.

Protocolo no Porto
Com relação ao Porto do Itaqui, que recebe pessoas oriundas de vários países, alguns protocolos internacionais de saúde e segurança estão sendo seguidos, com o intuito de garantir o controle epidemiológico. De acordo com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), um navio só atraca no porto depois de uma autorização dada pela Anvisa,
responsável pela fiscalização das condições de saúde da tripulação e também pela higiene das embarcações.

“Em razão da pandemia de coronavírus, os protocolos da Agência no Porto do Itaqui estão sendo continuamente atualizados, bem como em portos e aeroportos de todo o país. Até o momento nenhuma contaminação por coronavírus foi registrada em área portuária brasileira”, informou a Emap. Ainda segundo o órgão, se, porventura, for detectado um tripulante que apresente sintomas características do Covid-19, o Plano de Contingência é acionado.

Nessas situações, o navio não recebe autorização para atracar. Um médico e membros da Anvisa e Vigilância Epidemiológica sobem a bordo da embarcação, que permanece na área de fundeio, para inspecioná-la e avaliar o paciente. Caso a suspeita seja mantida, o tripulante é removido para um hospital de referência. O navio não recebe a Livre Prática, que é a autorização para operar. Nesse contexto, a tripulação fica impedida de desembarcar.

Se o caso for confirmado, a Anvisa e Vigilância Epidemiológica fazem uma avaliação sobre o procedimento com os que ficarem a bordo.

SAIBA MAIS

Transporte interestadual
O Governo do Estado anunciou, nessa quinta-feira, que, a partir de sábado, 21, ocorrerá a suspensão do transporte interestadual. Essa medida é válida para ônibus e outros veículos similares. A intervenção havia sido solicitada pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), que pedia a proibição da entrada de ônibus interestaduais com origem em lugares onde haja casos diagnosticados do novo coronavírus.
De acordo com Erlanio Xavier, presidente da Famem, a ideia é que sejam montadas barreiras sanitárias nas rodovias dos municípios que fazem divisa com os estados que possuam notificação de situações comprovadas do Covid-19. Essas barreiras seriam constituídas por equipes da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, com amparo da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Atendimentos são reduzidos em consultórios dentários

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão, Rafael Avellar de Carvalho Nunes, comunicou a suspensão de atendimentos clínicos nas faculdades de Odontologia do Estado do Maranhão até a finalização da campanha de vacinação contra o H1N1, que será iniciada no dia 23 de março, pelo Ministério da Saúde. Ele também determinou a diminuição do atendimento clínico dos profissionais para até três pacientes por turno por um período de 30 dias.

Além disso, orientou os profissionais a utilizarem EPIs completos descartáveis (inclusive jaleco) durante todos os atendimentos clínicos e higienização das mãos e equipamentos de acordo com as orientações de biossegurança. “É preciso, também, considerar uma anamnese criteriosa, avaliando se o paciente apresentou algum sintoma suspeito nos últimos dias.

Em caso positivo, o atendimento deverá ser suspenso e o paciente encaminhado para uma unidade de saúde”, frisou o presidente, lembrando que a Odontologia é a profissão com maior risco de contaminação, segundo um estudo publicado no jornal The New York Times. Segundo o presidente, caso apareçam casos do coronavírus no Maranhão, será pedida a suspensão imediata e as prioridades serão apenas os atendimentos de urgência e emergência, como já está acontecendo em outros estados brasileiros.

“Os profissionais da área da saúde não podem parar totalmente suas atividades por enquanto. Além disso, nos preocupamos também com a questão de o momento prejudicar os seus salários. O Congresso já reconheceu que passamos por um problema de calamidade pública”, disse Rafael Avellar. No Maranhão, existem mais de 5 mil dentistas em atividade. O Conselho Regional de Odontologia está emitindo informações e protocolos constantes aos profissionais por meio de usa redes sociais, bem como encaminhando às secretarias de saúde municipais e do estado.

NÚMEROS

205 casos suspeitos no estado
0 casos confirmados no Maranhão, até o fechamento desta edição
164 casos suspeitos em São Luís
18 municípios com casos suspeitos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.