Coronavírus

Dino decreta calamidade e anuncia novo Centro de Testagem

A informação foi confirmada pelo comunista com exclusividade durante uma entrevista ao JMTV1, da TV Mirante, na tarde de quinta-feira.

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(Flávio Dino)

O governador Flávio Dino (PCdoB) decretou ontem estado de calamidade pública no Maranhão em virtude de um surto de H1N1 em São Luís, da luta contra a expansão do novo coronavírus (Covid-19) e dos alagamentos nas regiões de Pedreiras, Trizidela do Vale e Imperatriz, com vários desabrigados.

A informação foi confirmada pelo comunista com exclusividade durante uma entrevista ao JMTV1, da TV Mirante, na tarde de quinta-feira.

“Em razão dessa situação sanitária, ou seja, do risco do coronavírus, dos caos de H1N1 e mais o problema das chuvas e também dos desabrigados, eu vou decretar calamidade pública em nível estadual”, destacou.

Segundo Dino, na prática, o decreto facilitará, ao Estado e aos municípios, os processos de compras para minimizar os problemas nessas áreas específicas.

“Isso implica, na prática, que o governo federal fica autorizado a repassar recursos de defesa civil para o Corpo de Bombeiros e também se agilizam compras públicas”, destacou.

Na entrevista o governador anunciou, ainda, a criação de um novo Centro de Testagem que funcionará no Procon/Viva Beira-mar. Com esse, serão dois Centros de Testagem em São Luís, que já possui um em funcionamento na Policlínica Diamante.

“Não ha pânico, mas há alerta. Não estamos inertes, estamos com ações claras visando em primeiro lugar a prevenção. As pessoas devem compreender agora a importância das medidas não-farmacológicas: o isolamento de quem apresenta os sintomas, cuidados com quem está regressando de outras viagens”, disse o governador Flávio Dino.

Leitos de UTI – Flávio Dino também citou a preparação e ampliação da rede assistencial de saúde no Maranhão. “Temos investido na ampliação de leitos. A nossa rede estadual tem quase 500 leitos de UTI e temos os nossos hospitais regionais. Estamos ampliando a nossa oferta de leitos em cidades como São Luís, Imperatriz, Coroatá, inicialmente. A ampliação dos leitos está acontecendo tanto na internação como em leitos de UTI para casos mais graves”, disse o governador.

Sobre o planejamento das ações nos aeroportos e rodoviárias, o governador citou a solicitação feita à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Infraero para garantir a presença de funcionários da saúde nos aeroportos de São Luís e Imperatriz.

Uma barreira sanitária será implantada no desembarque dos passageiros e uma equipe de enfermeiros atenderá passageiros e tripulantes de todos os voos que desembarcarem na capital, no município de Imperatriz e também os passageiros que chegarem pela rodoviária de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.