Cidades | Medidas

Como prevenção, a polícia disponibiliza delegacia online

Distritais policiais e plantões estão funcionando normalmente, mas, a polícia orienta o cidadão a utilizar a plataforma digital para as ocorrências simples
Ismael Araújo / O Estado20/03/2020
Como prevenção, a polícia disponibiliza delegacia online Para fazer o registro de ocorrências consideradas mais simples, a orientação é o uso da delegacia online (Paulo Soares / O Estado)

Com o objetivo de evitar aglomerações e sendo uma das estratégias de combate a pandemia do Covid-19, o coronavírus, a Delegacia Geral da Polícia Civil começou a registrar as ocorrências de natureza criminal como furto simples, injúria, calúnia, dano, preservação de direito, apropriação indébita, extravio, difamação, estelionato e maus tratos aos animais, pela Delegacia Online, que está disponível pelo site http://delegaciaonline.ssp.ma.gov.br.“As delegacias e os plantões policiais estão funcionando normalmente, mas, peço ao cidadão que vá somente quando for de suma necessidade”, declarou o delegado Gustavo Alencar, que é assessor da Superintendência da Polícia Civil da Capital. Ele orienta que a população utilize a plataforma digital da polícia para registrar as ocorrências de crimes mais leves e somente comparecer aos distritos policiais quando o atendimento estiver ligado a casos como homicídio, latrocínio, feminicídio e crimes praticados contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

Ele ainda informou que Delegacia Geral da Polícia Civil expediu nesta semana uma instrução normativa estabelecendo medidas temporárias de prevenção ao contágio da doença. Uma delas é no tocante ao atendimento ao público nos distritais policiais. As pessoas ao entrarem nesse local serão orientadas a lavarem as mãos no lavatório e o atendimento, inclusive, os depoimentos serão feitos a uma distância, de pelo menos, dois metros entre as pessoas.

A Delegacia do Idoso, localizada no Centro, está tendo uma atenção maior. O delegado disse que a limpeza ficou mais rigorosa, principalmente, na desinfecção das superfícies, como nas maçanetas, cadeiras, mesas, bebedouros e outros equipamentos. O idoso está tendo pouco contato com outras pessoas para que não possa prejudicar a sua saúde.

O delegado ainda disse que as reuniões presenciais na instituição estão suspensas e passaram a ser feitas por meio dos equipamentos tecnológicos. Os servidores ou prestadores de serviços, que foram aos locais mais afetados da doença, passaram a ser monitorados, enquanto aqueles que apresentam sintomas de gripe, são afastados por um período de duas semanas.

Suspensas
O atendimento presencial na 2ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís, no Centro, está suspenso até o dia 31 deste mês e passou a ser prestado por telefone ou outros meios eletrônicos de comunicação. Esta determinação foi assassinada pela juiz José dos Santos Costa como sendo uma das formas de prevenção ao coronavírus.

O magistrado também suspendeu a inspeção semestral relativa ao cumprimento das medidas socioeducativas em meio aberto. A inspeção estava prevista para ocorrer nos dias 23, 27 e 30 de março, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os locais de prestação de serviço comunitário em São Luís.

Também foram suspensas as audiências de execução de medidas socioeducativas em meio aberto (CREAS) e fechado Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), que ocorreriam nos dias 17 a 31 de março. As audiências preliminares de apresentação de adolescente apreendido em flagrante ou internado provisoriamente pelo plantão judicial também foram suspensas.

No decorrer deste mês, as internações provisórias da Vara serão revisadas, conforme o Conselho Nacional de Justiça, com adiamento das audiências em continuidade e revogação da medida cautelar. Ainda serão reavaliadas as medidas socioeducativas de internação, para fins de eventual substituição por medida em meio aberto, suspensão ou remissão.

SABIA MAIS

Tipos de ocorrências que podem ser registradas na delegacia online

Furto simples
Injúria
Calúnia
Dano
Preservação de direito
Apropriação indébita
Extravio
Difamação
Estelionato
Maus tratos aos animais

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte