Pesquisa

CAPES manterá bolsas no exterior durante coronavirus

Estudantes com bolsas com vigência até março de 2020 terão benefício prorrogado por até 60 dias. 3.300 bolsistas serão beneficiados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Estudantes terão o benefício até 60 dias
Estudantes terão o benefício até 60 dias (estudante)

BRASÍLIA- Todos os estudantes e pesquisadores que recebem bolsas de estudo da CAPES no exterior estão com os benefícios garantidos. Diante do avanço da pandemia do vírus COVID-19 pelo mundo, a Coordenação tem feito esforço contínuo para a preservar a saúde dos bolsistas, buscando proteger, acolher, oferecer soluções e segurança a todos. Nenhuma bolsa de estudante brasileiro no exterior será cortada.

Com 3.300 bolsistas em 37 países, a CAPES tem orientado os pesquisadores sobre as possíveis medidas a serem tomadas em cada caso. As bolsas serão pagas até a normalização da situação. Os benefícios que se encerrariam em março de 2020 serão prorrogados por até 60 dias. O retorno dos bolsistas ao Brasil é uma das opções oferecidas pela Fundação.

Todos os casos fora do Brasil estão sendo analisados e as decisões pessoais tomadas pelos pesquisadores sobre sua permanência em outros países estão sendo respeitadas. Um canal de comunicação, o Linha Direta, está à disposição dos beneficiários para esclarecer dúvidas. Até 18 de março, foram emitidas pela CAPES 128 passagens aéreas de retorno. Uma das medidas adotadas é a autorização de compra das passagens pelos bolsistas, que serão ressarcidos posteriormente.

Para os programas que preveem estágio ao final do período da bolsa, caso o beneficiário decida voltar ao Brasil, poderá, posteriormente, retornar ao país estrangeiro quando a situação estiver estabilizada. A passagem de volta será de responsabilidade da CAPES.

Por fim, a CAPES não está mais autorizando a viagem de bolsistas e pesquisadores. As bolsas ou missões de trabalho estão suspensas e devem ser remarcadas tão logo a normalidade seja restabelecida. Aos bolsistas que ainda não viajaram, a determinação é para que aguardem o recebimento de novos Termos e Cartas de Concessão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.