Prevenção

Suspenso atendimento da PF ao público em prevenção ao Covid-19

Mudanças começaram na quarta-feira, 18, e uma delas diz respeito ao serviço destinado aos estrangeiros e ao trabalho de controle da segurança privada

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Policiais federais não estão fazendo atendimento ao público desde ontem, em prevenção ao Covid-19
Policiais federais não estão fazendo atendimento ao público desde ontem, em prevenção ao Covid-19 (PF)

O atendimento ao público na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), localizada na Cohama e nas delegacias das cidades de Imperatriz e Caxias passou a ser limitado desde ontem, 18. Segundo a PF, essa foi uma das medidas de proteção adotadas pela direção da instituição para o enfrentamento de emergência de saúde pública decorrente do Covid-19, o coronavírus. A polícia solicita que as pessoas, que possuem agendamento para atendimento, compareçam apenas se tiverem motivo relevante, caso contrário, o ideal é fazer o adiamento.

A PF ainda informou que o serviço de retirada da Carteira Nacional de Registro Migratório ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório está sendo feito das 9h até 12h. Enquanto, os prazos migratórios estão suspensos e prorrogado o vencimento de protocolos, carteiras e outros documentos, que servem para comprovar a regularidade migratória.

Os novos pedidos de refúgio, asilo, apatridia e pedidos de residência permanente somente serão atendidos caso a regularidade documental seja imprescindível. No tocante ao controle da segurança privada e de produtos químicos, os atendimentos serão realizados pelos canais eletrônicos, conforme site do órgão (pf.gov.br).

Ainda de acordo com a PF, a validade da reciclagem dos vigilantes ficou prorrogada até o dia 12 de junho deste ano. As autorizações de funcionamento das empresas privadas e os certificados de vistorias dos veículos especiais de transporte de valor serão considerados válidos até a análise final dos respectivos processos de revisão. Os credenciamentos de psicólogos e instrutores de armamento e tiro estão suspensos.

Mais suspensões
A Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Maranhão adiou, na última segunda-feira, o início do curso de Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública, que é destino aos oficiais dessa corporação, em decorrência do coronavírus.

Também devido à pandemia, a solenidade de passagem de comando do 2º Batalhão de Polícia Militar, em Caxias, que estava prevista para ocorrer na terça-feira, 17, no auditório da UniFacema, foi transferido para o auditório da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), na capital maranhense.

A assessoria do Corpo de Bombeiros Militar informou que a corporação recebeu orientações sobre essa doença e estão usando os equipamentos de proteção individual, principalmente, luvas e máscaras. Nas redes sociais da instituição há material informativo destino a bombeiros como ainda para a comunidade.

SAIBA MAIS

Dicas para prevenir infecções respiratórias no trabalho

  • Cadeiras, mesas, telefones, teclados computadores e outros equipamentos precisam ser higienizados com pano e desinfetante regularmente (a contaminação de superfícies é uma das principais formas de transmissão de covid-19)
  • Se possível e em caso de surto, incitar o trabalho remoto, pois, auxilia a evitar contatos desnecessários
  • Lenços descartáveis devem estar disponíveis em diversos locais do ambiente de trabalho para o empregado assoar o nariz ou tossir sem espalhar gotículas com vírus.
  • Lixeiras com tampa precisam estar ao lado para jogar fora o papel adequadamente
  • Se você está doente ou com febre e sintomas respiratórios, não vá ao trabalho
  • Se não tiver um lenço à disposição, cubra a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar. E lave o braço assim que possível.
  • A empresa deve distribuir dispensadores com álcool-gel em locais visíveis. Esses equipamentos também podem ser usados para colocar sabão líquido no banheiro
  • Pôsteres que promovam a lavagem das mãos são mais uma boa medida para os empregadores adotarem

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.