Coronavírus

Rede hoteleira registra baixa em decorrência do Covid-19

Em São Luís, gerentes de empreendimentos apontam queda no volume de reservas e eventos e informam que estão tomando as medidas preventivas necessárias para evitar a contaminação

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Na recepção do hotel, álcool gel fica à disposição de funcionários e hóspedes para higienização na chegada e saída
Na recepção do hotel, álcool gel fica à disposição de funcionários e hóspedes para higienização na chegada e saída (hotel)

A pandemia de coronavírus está afetando o setor hoteleiro em todo o Brasil. No Maranhão, nas últimas semanas, a maioria dos empreendimentos registrou alto volume de cancelamento de reservas e eventos. Ao mesmo tempo, os hoteis estão adotando medidas preventivas para evitar a contaminação de hóspedes e funcionários.

A baixa decorre da orientação do Ministério da Saúde, que recomendou o cancelamento ou adiamento de eventos com
grande participação de pessoas em razão da epidemia do novo coronavírus. A orientação foi apresentada junto com um conjunto de medidas a gestores estaduais e municipais de saúde. De acordo com o órgão, as autoridades locais devem estimular que eventos, sejam eles governamentais, artísticos, científicos ou comerciais, não ocorram nesse período. Caso não seja possível cancelar o evento, a recomendação é que não haja público.

O ministério indicou que os organizadores de eventos que não possam ser cancelados entrem em contato com autoridades de saúde para cumprir os requisitos previstos na legislação para essas situações. Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Hoteis, Armando Ferreira, também gerente-geral do Hotel Rio Poty de São Luís, instalado na Ponta d’Areia, a medida está sendo seguida à risca pelos promotores de eventos e o cancelamento ou adiamento de grandes eventos realizados em hoteis em todo o país está afetando sobremaneira o setor, embora as medidas sejam extremamente necessárias para evitar que o vírus se alastre. Ele informou, por exemplo, que o Congresso Nacional de Hotelaria, que seria realizado de 12 a 14 de maio, em Salvador (BA), foi transferido para São Paulo (SP) e acontecerá no mês de setembro deste ano.

“Além disso, a WTM Latin America 2020, que aconteceria de 31 de março a 2 de abril, em São Paulo, também foi adiada e acontecerá de 20 a 22 de outubro, devido exclusivamente à pandemia do coronavírus”, informou Armando Ferreira.

Conforme o gerente, no Rio Poty Hotel, os cancelamentos de reservas para o mês de março caíram em torno de 4% e o dobro, 8%, para o mês de abril. “Acreditamos que a situação tende a se agravar, mas a esperança é que a situação seja normalizada até o mês de junho. A cadeia produtiva do turismo, que agrega 52 setores, está sentindo bastante os efeitos dessas baixas, que prejudicam muitos profissionais, incluindo os taxistas e os guias de turismo”, disse o gerente.

Medidas
O Rio Poty adotou algumas medidas emergenciais sanitárias, as quais pressupõem a compra de novos materiais de limpeza para higienização das dependências do hotel, incluindo objetos mais suscetíveis de contaminação, como maçanetas e elevadores. “Incorporamos também o uso do álcool em gel e estamos treinando as nossas camareiras. Outrossim, os nossos funcionários estão evitando contato físico entre si e com os hóspedes”, detalhou.

No Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, a ocupação caiu em torno de 50%, de acordo com o gerente, Dagoberto Silva. Ele disse que a situação é grave e todos os eventos que seriam realizados no empreendimento também estão transferidos ou cancelados. “Em 40 anos de trabalho nesse setor, nunca vi nada parecido. Nós temos 243 quartos e a metade está desocupada. Nós também estamos seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, compramos álcool em gel e intensificamos o processo de higienização dos ambientes, com uso de luvas para manipulação e máscaras. A atenção está sendo redobrada nas áreas de produção de alimentos. No restaurante, as mesas estão separadas por uma distância de dois metros”, disse, acrescentando que estão sendo realizadas reuniões com colaboradores, alguns estão trabalhando de forma remota e outras tirando férias antecipadas.

Jacyra Haickel, gerente do Blue Tree Towers Hotel, no Calhau, contou que, desde a semana passada, a gerência está promovendo sucessivas reuniões de gerenciamento de crise e os cuidados com a higienização foram otimizados. O hotel, seguindo as orientações das autoridades, também teve de reduzir o número de mesas nos restaurantes e a distância entre elas.

“Nós estamos aguardando um manual oficial de conduta da rede Blue Tree Towers específico para o coronavírus, o qual inclui todas as orientações e procedimentos que devem ser adotados. Além disso, contamos com a ajuda de uma médica para repassar as principais informações aos nossos colaboradores, no que diz respeito à prevenção. Aqui, nós também estamos registrando cancelamento de reservas e eventos, o que se revela uma atitude extremamente necessária e sensata diante de tudo o que estamos presenciando no mundo e à gravidade desse problema”, finalizou Jacyra Haickel.

Em locais com transmissão local do vírus (quando uma pessoa é infectada não por ter viajado para fora, mas por contato com alguém com o vírus no próprio país), a recomendação do Ministério da Saúde é que eventos em locais fechados para menos de 100 pessoas também sejam cancelados ou adiados ou, na impossibilidade disso, que ocorram por meio de transmissão virtual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.