Meio ambiente

Projetos sociais vão proteger nascentes de rios no Maranhão

Iniciativas são apoiadas pela Codevasf e prevê a disponibilização de 11 kits ambientais, possibilitando o cercamento de pelo menos 220 nascentes de rio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Pelo menos 220 nascentes de rios no Maranhão podem ser preservadas a partir das ações ambientais
Pelo menos 220 nascentes de rios no Maranhão podem ser preservadas a partir das ações ambientais (nascente rio)

SÃO LUÍS- Por meio de uma série de acordos de cooperação técnica firmados entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vale dos São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e outras instituições, diversas nascentes no Maranhão deverão ser preservadas e recuperadas nos próximos anos. Segundo os termos do acordo, a 8ª Superintendência Regional da Codevasf em São Luís presta apoio técnico e doa equipamentos (kit ambiental) para auxiliar os parceiros na execução das ações em áreas a serem protegidas.

“Trata-se de garantir segurança hídrica à população mediante esforços contínuos de revitalização de bacias hidrográficas e de promoção do desenvolvimento regional sustentável. Por esse motivo, o trabalho de recuperação e de preservação de nascentes é fundamental para a manutenção desse elemento essencial à vida”, comenta o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga.

O acordo prevê, entre outras obrigações da Codevasf, o intercâmbio de conhecimento, experiências e informações técnicas para elaboração e execução do projeto, além da doação à instituição parceira de um kit ambiental composto de diversos equipamentos, como um veículo tipo off road 4x4 para facilitar o acesso às áreas; dois receptores portáteis de GPS (navegação) para coleta da localização geográfica das nascentes, áreas de recarga e outras de interesse para o projeto; uma câmera fotográfica digital para auxiliar no registro de todas as etapas do trabalho e outros itens. A celebração dos acordos prevê a disponibilização de 11 kits ambientais, possibilitando o cercamento de pelo menos 220 nascentes no estado.

Como contrapartida, a instituição parceira se compromete em realizar o diagnóstico e a caracterização das nascentes, propondo intervenções técnicas para a preservação e/ou recuperação destas áreas. “Também está previsto o cercamento das áreas e a sensibilização dos proprietários rurais onde as nascentes selecionadas estão localizadas, visando a manutenção das mesmas, sendo facultada a execução de outras intervenções”, explica a engenheira ambiental Wellian dos Santos, chefe da Unidade Regional de Empreendimentos Socioambientais da Codevasf em São Luis e fiscal dos acordos.

Segundo ela, a parceria irá permitir, entre outros benefícios, a recuperação natural da vegetação das áreas de proteção ambiental a médio e longo prazo, além da obtenção de diagnósticos e indicação de outras intervenções técnicas necessárias que poderão ser objeto de futuras ações da Codevasf. “Também possibilitará a disseminação de boas práticas de conservação de água e solo nas comunidades rurais e a melhoria nas condições hidroambientais em bacias hidrográficas maranhenses”, conclui Wellian dos Santos.

Ações
O primeiro acordo de cooperação técnica foi formalizado pela Codevasf no final de 2019 com o Instituto Ecos de Gaia. De acordo com Naiara Valle, presidente da ONG, os trabalhos foram iniciados em janeiro deste ano. “Estamos em fase de diagnóstico e parcerias. Foram realizadas reuniões com municípios e a iniciativa privada de modo a criar uma rede integrada entre as várias esferas da sociedade para elevar as possibilidades de sucesso e ampliar a capacidade de execução das atividades”, explica Naiara.

A princípio, o projeto será desenvolvido na região das bacias dos rios Maracaçumé e Turiaçu, bem como na região metropolitana de São Luís e Barreirinhas. “Alguns parceiros de municípios situados em outras regiões do estado demonstraram interesse em aderir ao projeto”, acrescenta a presidente da ONG.
O acordo terá duração de dois anos, sendo possível renovar conforme necessidade técnica devidamente comprovada pela executora e aprovada pela proponente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.