Opinião

Prevenção e vacina contra a dengue

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Em tempos de Coronavírus, outras doenças que assolam o país não podem ser esquecidas, ainda mais quando esta também podem ser prevenidas. Esse é o caso da dengue, que este ano já teve notificados 181 mil casos prováveis. E uma notícia demonstra que os pesquisadores e profissionais de saúde não descansam, tudo para obter mais um aliado e vencer a batalha contra a doença.

É que o Instituto Butantan está trabalhando em uma vacina contra a dengue e esta deverá ser disponibilizada gratuitamente pelo SUS. Com apoio do Ministério da Saúde, a pesquisa está no último estágio de desenvolvimento e deverá estar pronta em breve. Em caso de resultado positivo contra a enfermidade, a população brasileira será a primeira a ter acesso a vacina contra essa doença gratuitamente.

E essa realidade parece estar bem próxima. No mês passado, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que a expectativa é que a vacina esteja disponível no ano de 2021. Vale destacar, claro, que essa data de depende do resultado positivo dessa fase de testes, o que pode demorar mais que o estipulado. Mas, muitos já comemoram, por perceberem que os pesquisadores estão no caminho certo.

No país inteiro, há um trabalho minucioso sendo realizado para o sucesso da pesquisa, que está em última fase, o teste em seres humanos. Ao todo, 17 mil voluntários estão envolvidos, nas cinco regiões do Brasil. Está é uma fase decisiva, pois os estudiosos estão avaliando se o produto realmente está funcionando como o previsto. Também observam se é totalmente seguro. Em outras palavras, analisam se a vacina torna a pessoa imune e se não faz mal aos pacientes.

Todo o processo vai constar de um relatório. Em caso de sucesso e comprovação positiva dos resultados dos testes, será feito um pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que libere a produção da vacina no país, em escala industrial.

O melhor é que a vacina, segundo o Butantan, vai proteger contra os quatro sorotipos da dengue. Outro fato importante é que, por ter sido desenvolvida no Brasil, não será preciso aguardar anos para que esteja à disposição dos pacientes.

A importância é maior ainda quando observamos números relacionados à doença. Neste anos, 32 pessoas já morreram em decorrência da dengue no país. Além disso, há 11 estados em situação de possível surto, incluindo o Maranhão e os demais da região Nordeste - Espírito Santo e Rio de Janeiro também estão em risco.

Mas, nesses tempos de coronavírus, é bom lembrar que também para a dengue a melhor forma de prevenção é o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Então, vamos nos prevenir, sempre, até porque o mesmo Aedes também transmite Zika e chikungunya. Os cuidados são os já muito alardeados. Limpeza da caixa d’água, das calhas, verificação da presença de água em bandeja de ar-condicionado, geladeira e outros e checar como estão os pratinhos dos vasos de planta - o melhor é colocar um pouco de areia.

São medidas simples, mas que salvam vidas. Não perca tempo e faça a sua parte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.