Eleições 2020

Pesquisa Escutec/O Estado mostra liderança de Enoque Mota em Pastos Bons

Levantamento contratado por O Estado mostra que pré-candidato do PTB aparece com 52% contra 33% do seu adversário, Matheus Mota (PP)

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Pré-candidato do PTB, Enoque Mota  lidera corrida pela Prefeitura de Pastos Bons, segundo a Escutec/O Estado
Pré-candidato do PTB, Enoque Mota lidera corrida pela Prefeitura de Pastos Bons, segundo a Escutec/O Estado (Enoque Mota)

Nova pesquisa do Instituto Escutec/O Estado traz cenário da disputa das eleições municipais em Pastos Bons. Se as eleições fossem hoje, venceria o pleito Enoque Mota (PTB), que lidera a corrida com 52% da opinião dos entrevistados. O levantamento, com registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número MA 04104/2020, ouviu 400 eleitores nos dias 12 a 14 de março.

O levantamento Escutec/O Estado mostra dois cenários na disputa pela Prefeitura de Pastos Bons. O primeiro é o espontâneo. Neste quadro, Enoque Mota aparece com 38% das intenções de voto contra 20% de seu adversário, Matheus Mota (PP). A atual prefeita, Irene Gonçalo (SD) também foi citada com 2%. Não sabe ou não responderam somam 40%.

O segundo cenário é o estimulado, que aponta a liderança com mais de 50% de Enoque Mota. Em segundo, aparece Matheus Mota, com 33%. Nenhum dos candidatos apareceu com 5% e não sabem ou não responderam, 10%.

Dos concorrentes ao pleito em Pastos Bons, Enoque Mota é o candidato que tem o apoio da atual prefeita do município. Matheus Mota concorre pela segunda vez à Prefeitura. Em 2016, ele disputou o pleito com Irene Gonçalo e acabou sendo derrotado. Gonçalo teve 50,41% contra 49,59% de Matheus Mota.

Avaliação

Os números da pesquisa Escutec/O Estado trouxe ainda a avaliação da administração atual em Pastos Bons. Segundo os dados, 68% dos entrevistados aprova a administração de Irene Gonçalo. Outros 30% afirmaram que desaprovam e 2% não responderam ou não sabiam.

Já quanto a avaliação conceitual da prefeita, 11% considera ótima a gestão municipal, 40% diz ser boa, 24% opinou como sendo regular a administração e somente 10% consideraram ruim. Outros 13% diz ser péssima e 2% não souberam opinar ou não responderam.
O levantamento perguntou ainda sobre o futuro da cidade. Na opinião de 55% dos ouvidos disse que o município está no rumo certo.

Outros 28% disseram que a cidade está no rumo errado. Já 17% não souberam ou não responderam.

Registro

A Pesquisa Escutec/O Estado tem intervalo de confiança de 90% e margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento ouviu 400 entrevistados nos dias 12 a 14 de março e foi registrado na Justiça Eleitoral com o número MA 04104/2020.

Números

52% é o percentual
das intenções de
votos favoráveis a
Enoque Mota (PTB)

33% é o percentual
das intenções de votos favoráveis a Matheus Mota (SD)

10% é o percentual
de entrevistados que não opinaram ou não souberam responder

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.