Coronavírus

''Representações serão devidamente analisadas'' diz PGR

Participação do presidente da República nas manifestações do último domingo gerou críticas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Bolsonaro não atendeu recomendação do MS ao participar de protestos
Bolsonaro não atendeu recomendação do MS ao participar de protestos (Bolsonaro coronavírus)

BRASÍLIA - Diante da repercussão gerada pelo comportamento do presidente Jair Bolsonaro que, orientado a ficar em isolamento até refazer testes para o coronavírus, participou no último domingo, 15, de ato a favor do seu governo e com críticas ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República divulgou nota ontem afirmando que o Ministério Público Federal “não é um poder político”, mas “um órgão autônomo e independente”, e que todas as representações protocoladas sobre o caso serão devidamente analisadas.

A presença de Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios durante a manifestação gerou reação de parlamentares, tendo o líder do PSB na Câmara, deputado Alessandro Molon (RJ), classificado o comportamento como “uma irresponsabilidade sem tamanho”.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), considerou a atitude de Bolsonaro um "atentado à saúde pública" e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) classificou o comportamento como "inconsequente" e um "confronto" à democracia

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de tribunais superiores avaliam que houve "manipulação política" nos protestos a favor do presidente Jair Bolsonaro e reprovaram o gesto de romper o isolamento e falar com apoiadores durante a manifestação em Brasília, contrariando recomendações do Ministério da Saúde.

Em contrapartida, o MPF indicou que o procurador-geral da República, Augusto Aras, não "adianta posicionamento e não faz juízo de valor em ambientes de opinião pública". Além disso, a Procuradoria destacou que "atua de forma técnica, em respeito à Constituição Federal e às leis, defendendo a estabilidade das instituições de Estado, fundamentais para a segurança e a economia do país".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.