Pandemia

Prevenção ao coronavírus e H1N1 suspende aulas e altera rotina no MA

Aulas em todas as escolas públicas e privadas serão suspensas a partir de hoje; há preocupação também com o H1N1, que matou cinco este ano no estado

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
UFMa suspendeu aulas presenciais por 30 dias em prevenção ao coronavírus
UFMa suspendeu aulas presenciais por 30 dias em prevenção ao coronavírus (UFMA)

A rotina no Maranhão, por causa da pandemia de coronavírus, está sendo gradativamente alterada. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por exemplo, suspendeu as aulas durante 30 dias, a partir desta terça-feira, 17. O Governo do Estado decretou a suspensão das aulas em toda a rede pública e privada, por 15 dias, a partir de hoje. O Ministério Público Estadual (MPE) também cancelou seus eventos, como medida por cautela. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que há 14 casos suspeitos da doença no território maranhense e que outros cinco foram descartados. Por outro lado, o H1N1 já matou cinco pessoas no estado.

Entre as medidas preventivas para evitar o coronavírus, a UFMA suspendeu, por 30 dias, as aulas presenciais dos cursos de graduação e extensão, em todos os nove campus da instituição. Além disso, a universidade tomou outras medidas, considerando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), como manter as atividades administrativas. Em breve, será divulgado o detalhamento de cada área. Outra decisão foi orientar o corpo docente quanto à utilização do SIGA, para que as atividades curriculares sejam mantidas, enquanto durar a suspensão das aulas, sem prejuízo ao calendário do semestre letivo.

O Ministério Público do Maranhão, por sua vez, suspendeu, temporariamente, os eventos, cursos e treinamentos presenciais organizados pela instituição, e em todas as dependências do prédio, bem como audiências públicas, que possibilitem a aglomeração de pessoas, por 30 dias ou até posterior deliberação do procurador-Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho. Ficou determinado que a realização de reuniões, eventos institucionais e cursos, deve ocorrer por meio da utilização de recursos de videoconferência.

Foram temporariamente suspensas as visitações públicas ao Centro Cultural do Ministério Público, ao Memorial e todos os seus equipamentos, bem como a todas as galerias e espaços de exposição localizados em prédios da instituição. Outra medida estabelece o seguinte: os membros, servidores, estagiários e voluntários que retornaram, desde o último dia 26 de fevereiro, de algum dos países afetados pelo Covid-19, deverão informar este fato à Seção de Saúde Funcional.

Decreto do governo
O Governo do Estado anunciou, na segunda-feira, algumas medidas de prevenção ao coronavírus, por meio de um decreto. No documento, é salientado que está proibida a realização de congressos, seminários, plenárias e similares organizados pelos órgãos e entidades do Poder Executivo, ou que sejam realizados nas suas dependências e que não sejam urgentes e inadiáveis. Além de eventos de qualquer natureza, com previsão de grande aglomeração de público, que exijam a expedição
de licença por parte do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão e/ou da Delegacia de Costumes.

Ficou proibido, ainda, o registro de frequência de servidores públicos por meio de coletor biométrico (leitor de impressões digitais), nos órgãos e entidades que utilizam essa espécie de controle de ponto. O decreto recomenda que os estabelecimentos comerciais devem garantir que o ambiente esteja o mais arejado possível.

Mudanças nas escolas
Ainda na tarde de ontem o decreto do governo do Estado foi editado, determinando a suspensão das aulas das escolas da rede estadual por 15 dias, a partir de hoje, 17, sem prejuízos aos estudantes.

Conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a equipe de Gestão da Rede e Aprendizagem reajustará o calendário escolar, para que não haja prejuízos ao ano letivo dos estudantes.

Mais tarde, em uma rede social, o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, informou que “a medida de suspensão das aulas no Maranhão por 15 dias, abrange a rede municipal e estadual, pública e privada. A recomendação é que os alunos permaneçam em suas residências e evitem aglomerações”.

A informação foi logo endossada pelo governador, que afirmou que o decreto seria editado ainda na noite de ontem, a fim de estender a determinação a todos os estabelecimentos de educação do Maranhão, públicos e privados. “Medida baseada na emergência sanitária e na dimensão preventiva do poder de polícia administrativa”.

Na noite de ontem, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do Maranhão (Sinepe) reuniu os proprietários dos estabelecimentos e recomendou a suspensão das aulas até o dia 31 deste mês.

“Cada estabelecimento de ensino, usando da sua autonomia, poderá desenvolver o próprio plano de continência, bem como definir a estratégia de alcance às famílias para comunicar a suspensão das aulas recomendadas neste instrumento”, diz o comunicado emitido pelo Sinepe.

Outras instituições
Preocupado com a disseminação do Covid-19, o 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) também está tomando medidas preventivas, a fim de evitar o contágio nos quartéis. Segundo a Comunicação Social da instituição, por enquanto, todos os militares estão sendo orientados a se protegerem por meio de atitudes básicas e elencadas pelo Ministério da Saúde, como as de higiene pessoal, incluindo a lavagem das mãos de maneira frequente com água/sabão ou álcool em gel, sobretudo após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer em animais.

As outras orientações são evitar tocar a mão no nariz, boca e olhos, quando as mãos não estiverem lavadas corretamente; não manter contato com pessoas doentes ou suspeitas da doença; e limpar e desinfetar objetos e superfícies manuseados com frequência, como celulares e computadores. Na mesma linha, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) estabeleceu algumas medidas, por meio do seu presidente, desembargador Joaquim Figueiredo, que assinou o Ato da Presidência GP nº 3/2020.

Foram expedidas as circulares nº 8 e 9/2020, solicitando aos magistrados e servidores do Poder Judiciário do Estado do Maranhão que informem ao Setor Médico da Corte se viajaram para países ou cidades de risco de contágio do coronavírus, para as devidas providências. O Ato da Presidência leva em conta, ainda, a recomendação dos médicos da instituição em manter servidores em afastamento preventivo do trabalho por 14 dias, conforme Processo nº 9958/2020.

“O servidor beneficiário que não apresentar sintomas ao término do período do teletrabalho temporário, deverá retornar às suas atividades normalmente, devendo comunicar a Divisão Médica apenas se houver manifestação dos sintomas ou ulterior deliberação a respeito”, frisa o TJ/MA.

Plano de Contingência
Também com ênfase no coronavírus, foi realizada, na manhã desta segunda-feira, 16, no auditório das Promotorias de Justiça da Capital, uma reunião para discussão do Plano de Contingência, que foi elaborado pelo Governo do Estado. Todos os itens deste documento foram analisados e debatidos pelas equipes. Um dos temas tratados no encontro foi o fluxo de atendimento e testagem de pacientes quando ao Covid-19 e H1N1, além da necessidade do cuidado no transporte dessas pessoas, entre municípios e entre unidades de saúde.

Na reunião, foi mencionado o cuidado nos procedimentos de desinfecção de ambientes, insumos e equipamentos, bem como a necessidade do correto uso e descarte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Casos no Maranhão
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, com o resultado negativo para Covid-19, emitido pelo laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde, foram descartados os seguintes casos: homem, de 46 anos, procedente de Milão, na Itália; mulher, 47, que teve contato suspeito de coronavírus; adolescentes, 15, procedente de Santa Bárbara, na Califórnia, nos EUA; mulher, 63, procedente de Portugal, e criança, 4, procedente de Miami, nos EUA.

Todos esses casos foram notificados em São Luís. No momento, 14 pacientes aguardam resultado da contraprova, que está sendo produzida no Instituto Evandro Chagas, em Belém, no Pará, para descarte ou confirmação do Covid-19. Segundo a SES, esse grupo está em isolamento domiciliar. A secretaria frisou que, desde o início do monitoramento, 13 situações foram descartadas e 2 foram excluídas no Maranhão.

Novos casos suspeitos
Segundo informado pela SES, os novos casos suspeitos no Maranhão são os seguintes: mulher, 38, procedente da Alemanha; homem, 19, procedente do Paraguai; mulher, 58, que teve contato com suspeito de ter contraído o coronavírus; mulher, 24, com histórico de viagem para a França, Polônia e Portugal; mulher, 43, que teve contato com suspeito de ter contraído o Covid-19; homem, 44, também que teve contato; adolescente, 17, igualmente que teve contato; adolescente, 14, mesma situação; e adolescente, 13, que se enquadra na mesma circunstância.

Os demais casos são um homem, 34, procedente de Nova Iorque, nos EUA; homem, 31, procedente de São paulo; mulher, 58, que teve contato com suspeito de Covid-19; mulher, 24, com histórico de viagem para a Europa; e um homem, 21, residente em Imperatriz/MA, que retornou de viagem para a Alemanha.

Casos de H1N1
Além da preocupação com o coronavírus, a população maranhense precisa tomar cuidado com o H1N1 ou Influenza A, conhecida como gripe suína. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em 2020, até o momento, foram registrados 15 casos confirmados no Maranhão, por meio de exames laboratoriais. Além disso, ocorreram cinco mortes decorrentes da doença, sendo um confirmado por critérios do Ministério da Saúde, e os outros quatro seguem sob investigação.

Segundo o órgão, a orientação é para que as pessoas mantenham hábitos de higiene, como lavagem constante das mãos com água e sabão, ou com uso de álcool em gel, e cobrir a boca e nariz com cotovelo ao tossir ou espirrar. “A SES informa que as Unidades de Pronto Atendimento têm garantido o atendimento a todos os pacientes que buscam o serviço, contudo, conforme protocolo de acolhimento com classificação de risco do Ministério da Saúde, os casos mais graves possuem prioridade e são transferidos para hospitais de referência. As UPAs do Araçagi, Vinhais, Itaqui-Bacanga e Parque Vitória, desde o início do ano, receberam a ampliação no quadro de médicos plantonistas para atendimento a demanda crescente comum neste período”, destacou a Secretaria.

SOBRE O CORONAVÍRUS

Os coronavírus são uma grande família viral, que é conhecida desde meados dos anos 1960, por causarem infecções respiratórias em seres humanos. Geralmente, os efeitos no corpo causam doenças respiratórias leves ou moderadas, semelhantes a um resfriado comum, o que pode confundir. O novo agente da enfermidade foi descoberto no dia 31 de dezembro, após casos registrados na China, no continente asiático. Em termos médicos, provoca a doença chamada de Covid-19.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. O vírus pode deixar as pessoas doentes, geralmente no trato respiratório superior. Os sintomas incluem coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e talvez febre, que pode durar alguns dias.

Para aqueles com um sistema imunológico enfraquecido, idosos e muito jovens, há uma chance de o vírus causar uma doença do trato respiratório mais baixa e muito mais grave, como uma pneumonia ou bronquite. Não há tratamento específico, mas a pesquisa está em andamento. Na maioria das vezes, os sintomas desaparecem por conta própria, e os especialistas aconselham a procurar atendimento precocemente. Se os sintomas forem piores que um resfriado comum, consulte um médico.

Isolamento domiciliar
O Ministério da Saúde divulgou, no último dia 12 de março, as recomendações sobre quais pessoas devem ficar isoladas por causa do novo coronavírus, chamado de Sars-Cov-2. As autoridades ressaltaram que determinadas pessoas devem permanecer em casa ou, em casos graves, no hospital, com o objetivo de minimizar o avanço da transmissão local. Cabe destacar que a decisão de optar pelo isolamento domiciliar passa pela avaliação de um médico.

Os casos assintomáticos da enfermidade, após diagnóstico, também exigem essa medida, bem como casos suspeitos que estão sendo investigados. Se o exame der negativo, a pessoa fica livre, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. O órgão disse que outro grupo que pode ser isolado é o dos brasileiros que mantém contato próximo com alguém infectado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.