Pandemia

Fifa recomenda mais proteção aos torcedores e jogadores

Presidente da entidade, Gianni Infantino, enviou carta, nesta segunda-feira (16), às federações recomendando medidas preventivas da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, frisou que a entidade montou uma parceria com a Organização Mundial de Saúde para ajudar no combate ao vírus
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, frisou que a entidade montou uma parceria com a Organização Mundial de Saúde para ajudar no combate ao vírus (GIANNI FIFA )

SUÍÇA - O presidente da Fifa, Gianni Infantino, enviou nesta segunda-feira (16) uma carta aos membros da entidade, com o pedido de que as associações divulguem as medidas preventivas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e se unam na tentativa de combater o contágio do coronavírus.
"Em parceria com a OMS, estamos lançando iniciativas de conscientização destinadas a fornecer recomendações práticas e medidas para combater a disseminação do Covid-19", afirmou o dirigente. "Eu recomendo que todos também usem o poder do futebol para enviar e divulgar essas mensagens."

Ao mesmo tempo, Infantino afirmou que o mais importante é o bem-estar geral da população. "Sob essas circunstâncias, agora devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para proteger torcedores, jogadores, treinadores e todos os outros envolvidos em nosso belo jogo. Mais importante, as autoridades do futebol devem tomar todas as medidas necessárias para impedir que o vírus se espalhe para a comunidade em geral."

O comunicado do presidente da Fifa surge um dia antes da reunião desta terça-feira da Uefa, entidade que dirige o futebol europeu, que poderá anunciar o adiamento da Euro-2020 para o ano que vem. A transferência da disputa para 2021 poderá prejudicar a organização do Mundial de Clubes, da Fifa.

Mas Infantino afirmou que é vital que o esporte permaneça unido neste momento no combate ao coronavírus. "Até agora, a comunidade mundial do futebol demonstrou um senso de solidariedade e unidade diante dessa ameaça e devemos continuar fazendo o mesmo ao pensar em como abordaremos as consequências que teremos que enfrentar para o futuro do nosso jogo."
Por fim, Infantino disse que vai seguir em contato com as autoridades para saber os rumos a serem seguidos nas próximas semanas. "A FIFA manterá contato regular com todas as partes interessadas durante esse período difícil e procurará encontrar, no devido curso, soluções em espírito de cooperação, levando em consideração os interesses do futebol em todos os níveis."

Suspeita no Corinthians

Na reunião realizada na manhã desta segunda-feira na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF) que definiu a paralisação por tempo indeterminado do Campeonato Paulista, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, disse aos outros dirigentes presentes que o atacante Luan se queixou nos últimos dias de dores de cabeça, um dos sintomas do novo coronavírus.
O jogador já apresentou melhoras e não deve realizar o teste para saber se foi infectado, mas ficará em observação nos próximos dias.

Andrés Sanchez citou o caso de Luan quando defendia a paralisação imediata do Campeonato Paulista. Alguns dirigentes levantaram a possibilidade de que as duas rodadas finais da fase de grupos fossem adiantadas para esta quarta-feira e domingo para que a pausa no torneio acontecesse a partir da semana que vem, com os classificados ao mata-mata já definidos.
Andrés Sanchez e o presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, foram os mais contundentes na argumentação a favor da paralisação. O presidente do Santos, José Carlos Peres, e o do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, defenderam a pausa de forma mais tímida. Após Andrés citar o exemplo de Luan, todos os dirigentes aceitaram em interromper o Paulistão a partir desta terça-feira. Luan atuou no último domingo e marcou o gol de empate por 1 a 1 do Corinthians contra o Ituano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.