Ocorrências

390 acidentes com queda de postes ocorreram este ano no MA

Ocorrências quase sempre são registradas na madrugada e nos fins de semana, devido a excesso de velocidade, más condições das vias, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Acidentes envolvendo queda de poste podem causar danos em estabelecimentos localizados na área
Acidentes envolvendo queda de poste podem causar danos em estabelecimentos localizados na área (poste)

De janeiro a 9 de março de 2020 foram registrados 390 acidentes com queda de postes no Maranhão. Na Grande São Luís foram 88 casos, sendo 64 apenas em janeiro, conforme Equatorial Maranhão, responsável pela distribuição de energia elétrica no estado. Ano passado, 2.240 postes foram quebrados durante acidentes no Maranhão. Somente na Ilha a quantidade foi de 351.

Os números também foram altos em 2018. Naquele ano, houve o registro 2.734 ocorrências de acidentes com quebra de postes da rede elétrica no estado. Entre esses casos, 330 foram na Região Metropolitana de São Luís.

De acordo com a assessoria de comunicação da Equatorial Maranhão, quando o motorista é identificado no ato do acidente, ele é responsabilizado. “Cada situação tem um custo diferente, pois vai depender da quantidade de componentes danificados [postes, cabos, isoladores, chaves, dentre outros] e mão de obra. Em média um poste custa em torno de R$ 1 mil [além de outros componentes]”, informou a assessoria.

Segundo a Executiva de Expansão da Equatorial Maranhão, Alinez Mendes as consequências são para a população e também para o condutor do veículo e seus os eventuais passageiros. “Na realidade toda a população sofre também, pois fica com o desconforto da falta de energia elétrica”, destaca.

Conforme os órgãos de trânsito, estes acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada e nos fins de semana, devido excesso de velocidade, más condições das vias, estado de embriaguez, sonolência do condutor, falha mecânica ou falta de atenção dos motoristas, como, por exemplo, o uso do celular ao volante e à falta de manutenção dos veículos.

Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a distribuidora de energia instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes - atualmente essas defensas são feitas com manilhas cheias de areia), cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro e preservando assim a vida do motorista e dos passageiros.

Últimos acidentes
No último dia 7 aconteceram dois acidentes envolvendo queda de postes, em São Luís. Um deles ocorreu na Avenida dos Holandeses e outro na Avenida São Luís Rei de França, onde dois estabelecimentos sofreram danos. No total, foram três postes danificados pelos acidentes do sábado.

Ariane Mendes trabalha em um posto de combustíveis na Avenida Colares Moreira, no São Francisco, próximo ao local de um dos acidentes. Ela contou que no dia em que o poste caiu a religação da energia foi rápida, mas, sempre prejudica. “Não demorou muito e a energia voltou logo. O único problema é o prejuízo, a gente fica sem vender”, afirmou ela.

RANKING

Os 10 municípios com maior número de quebra de postes, de janeiro até 9 de março:

São Luís _____________________10
Lago Verde____________________34
Paço do Lumiar________________34
Bacabal_______________________26
Vitorino Freire__________________18
S.J.Ribamar___________________17
Bom Lugar____________________16
Pinheiro______________________15
Icatu ________________________13
Pres. Juscelino________________12

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.