Perda

Falece professor Luizão, fundador do Centro de Cultura Negra do Maranhão

Luiz Alves Ferreira era professor aposentado da UFMA e era referência para o movimento negro no Maranhão e no Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Professor Luizão faleceu nesta segunda-feira (16)
Professor Luizão faleceu nesta segunda-feira (16) (professor luizão)

São Luís - Faleceu nesta segunda-feira (18), o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Luiz Alves Ferreira, o Luizão. Membro fundador do Centro de Cultura Negra do Maranhão, foi homenageado no Carnaval deste ano pelo Bloco Afro Akomabu por seus relevantes serviços prestados à cultura negra. Veja abaixo nota de pesar da UFMA

NOTA DE PESAR DA UFMA

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do professor aposentado do departamento de Patologia, Luiz Alves Ferreira, ocorrido nesta segunda-feira, 16.

O professor Luizão, como era conhecido, nasceu no quilombo Saco da Almas, hoje Vila das Almas, pertencente ao município de Brejo - MA. Se formou em medicina pela UFMA, com mestrado em patologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - SP. Foi secretário regional da SBPC por duas oportunidades, membro fundador do Centro de Cultura Negra (CCN) e da Academia Maranhense de Ciência. O Dr. Quilombola, como carinhosamente era chamado, deixa esposa, um filho, uma filha que é docente do curso de Turismo e Hotelaria, uma nora e uma netinha.

O corpo está sendo velado na Pax União, no Centro, até às 14 horas, logo depois seguirá para o crematório, em uma cerimônia reservada à família.

A Universidade se solidariza com familiares e amigos da docente e presta seus votos de profundo pesar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.