Comportamento

O sistema imunológico tem um caráter emocional, afirma neuropsicóloga

Especialista recomenda evitar o pânico, por causa do coronavírus; Roselene Espírito Santo Wagner aponta que corpo e mente estão interligados no fortalecimento do sistema imunológico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
As emoções estão presentes na vida do ser humano de forma inata e são movidas através da relação do indivíduo com o mund
As emoções estão presentes na vida do ser humano de forma inata e são movidas através da relação do indivíduo com o mund (mente)

São Paulo - O COVID-19 é um novo vírus do tipo coronavírus que ataca o sistema respiratório e se espalhou a partir da região de Wuhan, na China. O COVID-19 foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência internacional e provoca sintomas de resfriado até outros com manifestações mais graves. Além do COVID-19 há outros tipos de coronavírus como os causadores da SARS (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave) e o MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).

O que é o Sistema Imunológico?
O sistema imunológico é constituído por uma complexa rede de células e moléculas dispersas por todo o organismo e se caracteriza biologicamente pela capacidade de reconhecer especificamente determinadas estruturas moleculares ou antígenos e desenvolver uma resposta efetora diante destes estímulos, provocando a sua destruição ou inativação. Portanto, representa “um sistema eficaz de defesa contra microrganismos que penetrem no organismo ou contra a transformação maligna de células.

Contudo, estar com o sistema imunológico forte pode ser uma questão muito além do físico e abranger também a mente no processo. A neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner , conhecida como doutora Leninha no dia a dia do seu consultório, revela como isto acontece: “Sabemos que a relação saúde e doença, a mente e o corpo estão interligados de forma interdependentes. Por isso que conflitos de etiologia emocional provocam inúmeras reações ao indivíduo, sendo uma delas o aumento dos hormônios adrenalina e noradrenalina que afetam diretamente o sistema imunológico, levando ao surgimento de doenças e vice-versa.”

A especialista aponta que quanto maior as emoções negativas compartilhadas, o alarme, o medo, pior se tornam as consequências para o corpo: “sobre o coronavírus, o pânico provocado por “fake news” causa baixa no sistema de defesa do organismo, deixando nosso corpo vulnerável as doenças infectocontagiosas. O sistema imunológico tem indubitavelmente um “caráter emocional”. Quanto maior o nível de estresse menor a competência orgânica para combater agentes deletério a saúde.”

Emocional x Físico
Segundo a Roselene Wagner, as emoções estão presentes na vida do ser humano de forma inata e são movidas através da relação do indivíduo com o mundo: “As reações emocionais que podem ser observadas por expressões corporais. Já o sistema imunológico, mais conhecido como o sistema de defesa do corpo humano, tem como função proteger o nosso meio interno da invasão de corpos estranhos e eliminar os invasores. Assim como o contágio de uma doença gera uma enfermidade, o contágio da confiança pode gerar mais confiança”.

Ela também ressalta que é impossível dissociar o corpo da mente no que tange ao seu funcionamento: “É importante compreender que, o organismo se comporta como um todo unificado e não como um conjunto de partes. O corpo e a mente não são entidades separadas, e nem mesmo a mente é constituída por faculdades ou elementos independentes. O organismo é uma só unidade; o que ocorre em uma parte afeta o todo. Existem ligações entre as emoções e o corpo físico. Um efeito físico pode chegar a refletir um efeito mental ou emocional e vice-versa, pois as funções das partes se definem pelo conjunto. A mente cheia de ideias nocivas atua como um estímulo criador de emoções que afetam o corpo de forma negativa, fazendo com que sejam desenvolvidos problemas na saúde. “

SAIBA MAIS

Como está a situação do coronavírus no Brasil?
A possibilidade desse vírus se espalhar pelo Brasil é mais baixa. Isso porque segundo a OMS, o vírus tem preferência por baixas temperaturas e lugares com pouca luz solar. Ou seja, o fato de estarmos no verão, com muita claridade e altas temperaturas dificulta a propagação da doença.

Os principais sintomas dessa doença são:
Febre, tosse, dor muscular, cansaço, falta de ar e início de pneumonia.

Os primeiros sintomas costumam aparecer cinco dias após o contato com o vírus. O grande perigo acontece devido aos sintomas serem muito parecidos com os da gripe comum. Dessa forma, a pessoa demora para procurar um hospital e a pneumonia pode se agravar, dificultando a possibilidade de tratamento, podendo levar o paciente a óbito.

Os cuidados básicos:
Lavar frequentemente as mãos, utilizar lenços descartáveis, cobrir a boca ao espirrar e tossir, manter ambientes bem ventilados e evitar multidões e contato com pessoas gripadas, são fundamentais nesse momento.

Cuide de sua mente, de sua saúde emocional
Roselene Espirito Santo Wagner aponta maneiras de fortalecer o seu sistema imunológico através do cuidado com a saúde mental: “Se você se sente estressado, deprimido, ansioso, instável emocionalmente, com sofrimentos secretos por conteúdos interno não compartilhados. Procure um profissional da saúde mental. Um mente adoecida, baixa o nível de combate do sistema imunológico, deixando o corpo sujeito a ataques de doenças infectocontagiosas.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.