Eleições 2020

PT fortalece tese de candidatura própria em São Luís

Direção nacional do partido decidiu as direções de São Luís e do Maranhão e com isso, legenda se movimenta para definir rumos eleitorais em 2020

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
PT tem suas pendências internas resolvidas e tese de candidatura própria , em São Luís, ganha força
PT tem suas pendências internas resolvidas e tese de candidatura própria , em São Luís, ganha força (PT encontro honorato)

Faltando pouco menos de sete meses para as eleições municipais, em São Luís, os partidos intensificam as movimentações para definir posição na sucessão do prefeito Edivaldo Júnior (PDT). Uma dessas legendas é o PT, que conseguiu finalizar o Processo de Eleição Direta (PDE) com consolidação das direções na capital e no Maranhão e abrindo espaço para definições da sigla para 2020.

O PED do PT no Maranhão que ocorreu em outubro do ano passado chegou ao fim na última quinta-feira, 12, com a decisão final da Direção Nacional. Um processo cheio de recursos com acusação de fraudes em votação (que teve “direito” a até pessoas falecidas votando).

A nacional decidiu que para comandar o partido em São Luís pelos próximos quatro anos estar legitimado o vereador de São Luís, Honorato Fernandes. Já para a direção estadual, os dirigentes nacionais definiram que haverá dois nomes no comando: Augusto Lobato e Francimar Melo. Cada um passará dois anos como presidente estadual do PT. Lobato fica o biênio 20/21 e Francimar presidente a legenda no período compreendido entre 22/23.

Fortalecimento

Esta definição final sobre as direções do partido terá reflexo direto na disputa eleitoral em São Luís. Sai fortalecido da disputa interna o vereador Honorato Fernandes, que tem o comando do partido na capital, uma aliada na direção nacional (Crisciele Muniz) e um aliado que comandará a sigla no Maranhão por dois anos. Além disto, o petista conseguiu a maioria nos diretórios municipal e estadual.

Com isso, a tese da candidatura própria se fortalece no partido, que tem três nomes já colocados para a disputa em São Luís: o deputado estadual Zé Inácio, a dirigente nacional do PT, Crisciele Muniz, e o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana, Lawrence Melo.

Dos três, o mais provável é que seja Lawrence o escolhido para entrar no jogo da sucessão na capital. Ele tem o apoio do presidente Honorato Fernandes e de parte do diretório municipal.

A O Estado, Fernandes disse que novas reuniões do partido acontecerão para definir os rumos eleitorais na capital. O partido, até o momento, reuniu somente uma vez e deste encontro saíram os nomes dos postulantes a candidato do PT à Prefeitura de São Luís.

Mais teses

A escolha dos rumos do PT nas disputas eleitorais sempre é feita por meio de votação já que, geralmente, não há consenso dentro da legenda. Isto deve ocorrer mais uma vez em 2020 porque além da tese da candidatura própria, os petistas também abrem espaço para a tese de aliança com outras legendas.

E dentro desta perspectiva, o presidente municipal da sigla já abriu canal de diálogo com o PCdoB de Rubens Júnior, o PSB, de Bira do Pindaré, e o Republicanos de Duarte Júnior.

Honorato Fernandes, disse a O Estado que as três siglas ofereceram uma vaga de vice nas chapas que comporão a eleição majoritária este ano em São Luís.

Quanto à possibilidade de construção de aliança, de acordo com o vereador, as legendas que ofertaram indicação para vice estão em igualdade na disputa. No entanto, por proximidade histórica, PCdoB e PSB largam na frente.

De acordo com o presidente municipal petista, o partido deve se posicionar em, no máximo, um mês. Segundo ele, é necessário um consenso, independentemente da apresentação ou não de projeto petista. “Quanto à possibilidade de aliança, é necessário ter cautela, já que se trata de uma posição com reflexos futuros”, afirmou.

Mais

Negociações

As negociações internas do PT para o pleito em São Luís estão passando pela questão nacional do partido. A Direção Nacional da legenda quer uma candidatura petista na capital maranhense. Devido aos choques recentes entre o PT e o PCdoB ocasionados por posições do governador Flávio Dino, os dirigentes nacionais querem evitar uma composição com os comunistas e até mesmo com nomes que estão postos na disputa que sejam da base de apoio do Palácio dos Leões.

Partidos ainda buscam aliança para o pleito

Nas últimas duas semanas, pré-candidatos à Prefeitura de São Luís apresentaram alianças para 2020 que não são novidades. Um exemplo é o Republicanos de Duarte Júnior festejar a vinda do PTC para o projeto eleitoral do partido. A coligação Republicanos/PTC já era esperada porque as duas legendas são comandas pelo deputado federal Cléber Verde.
Verde é presidente estadual do Republicanos e colocou o irmão, ex-deputado estadual Júnior Verde, para presidir o PTC. A aliança das duas legendas foi formalizada no último dia 10.
Alianças parecidas com a que Duarte Júnior anunciou, teve também a pré-candidato do PL, deputada estadual Detinha. Após poucos dias de apresentar sua pré-candidatura na capital, a parlamentar apresentou os partidos que comporão com o PL: Avente e Patriota.
O primeiro é comandado no Maranhão pelo deputado federal, Josimar de Maranhãozinho. O segundo tem como presidente uma indicada do parlamentar, que é a secretária estadual de Agricultura e Pesca, Fabiana Vilar. O Patriota é um aliado de primeira linha de Maranhãozinho.
Diferente destas composições já previstas, os pré-candidatos Adriano Sarney (PV) e Neto Evangelista (DEM) têm buscado alianças de fato e que podem somar na disputa eleitoral.
Adriano Sarney mantém o canal de diálogo com o presidente estadual do PSL, Chico Carvalho. Por enquanto, não há qualquer definição até mesmo porque o PSL também está com conversas com o DEM de Evangelista. O pré-candidato do DEM tenta fechar ainda com o PDT e o PTB.
Entre os pré-candidatos, conseguiram fechar aliança de fato Rubens Júnior – que anunciou composição com o PP – e Eduardo Braide (Podemos), que recebeu apoio do PSD, comandado no Maranhão pelo deputado federal Edilázio Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.